6L - B6 ou B8 ???

Os b8 é que são feitos para o propósito de acompanhar molas de rebaixamento.. fica impec sem rebentar os amortecedores..
 
ao que me informaram os B8 são mais duros que os B6. O Ibiza já é um pau, será que vale a pena meter os B8 ? Não será melhor opção B6 ?
 
Tens de definir o que queres, conforto ou rebaixamento. Não podes ter os 2 usando uma opção considerada correta..

Os B8 não são mais duros.. mas se são mais curtos, claro que não tens tanto curso.. enquanto têm curso para trabalhar, são idênticos (em conforto), faltando curso, claro que o b8 fica rijo primeiro..

Os b6 supostamente são iguais aos b8 a nível de "desportivismo". os b6 são feitos para molas com altura original mas para se conseguir um comportamento desportivo, os b8 são feitos para molas de rebaixamento.. alias, se comprares na bilstein o kit completo com molas, vem os b8 com os eibach pro kit, isto é mesmo um pack da bilstein.

Não faz qualquer sentido ter molas de rebaixamento com amortecedor original, não vai ter o comportamento desejado e obviamente vais dar cabo do amortecedor mais rapido pois quem está a fazer a maior parte do trabalho de suporte é o amortecedor e não a mola..

Agora opiniões há muitas, há quem meta molas cortadas com amortecedores originais e diga que "tá altamente", há quem faça de tudo. o que é efetivamente correto é não pensar "quero colar o carro ao chão mas que fique super confortável", isso não existe. Eu já usei molas eibach pro kit com amortecedor original.. rebentei 2 kits de amortecedores em 2 anos.. obviamente que os b6 são superiores e vão durar bem mais, mas continua a não ser correto.. passado algum tempo o amortecedor vai perder a sua função e vais ficar com carro por vezes pinchão, ou o mais duro possível, em que bate a suspensão por ter rebentado o amortecedor e já não ter força.

Tens 3 soluções que fazem sentido, e montes que não fazem. As 3 que fazem sentido são:

Conforto - Molas originais + bilstein b4
Algum conforto mas desportivismo - Molas originais ou com altura original mas mais rijas + bilstein b6
Menos conforto mas rebaixado e mais algum desportivismo - molas rebaixamento + bilseint b8..
 
Agora sendo sincero, por experiencia própria tal como vês no meu gif da assinatura, não achei os B8 + eibach pro kit nada desconfortáveis.. claro que em buracos e tal tinha de ir devagar, mas em paralelos "normais" e depressões, lombas, etc, o comportamento a nivel de conforto não deixava a desejar, não era obviamente tão mole como original, mas não era tipo pau.. nunca me senti limitado..
 
tive b8 e tirei-os.
amortecedores para pista.
rijos... ou então sou eu que estou a ficar velho :)
estavam montados num lupo.

no meu caso, até o tracejado da estrada, pareciam mini lombas.
pelo menos foi o que achei deles montados.

quando comparado com origem, não tem nada a ver.
o amortecedores original de trás, preso no topo, conseguia-o empurrar "facilmente" à mão para meter o parafuso a fixar.
o b8... macaco para o fazer recolher.
 
tive b8 e tirei-os.
amortecedores para pista.
rijos... ou então sou eu que estou a ficar velho :)
estavam montados num lupo.

no meu caso, até o tracejado da estrada, pareciam mini lombas.
pelo menos foi o que achei deles montados.

quando comparado com origem, não tem nada a ver.
o amortecedores original de trás, preso no topo, conseguia-o empurrar "facilmente" à mão para meter o parafuso a fixar.
o b8... macaco para o fazer recolher.

É como tudo amigo.. depende dos gostos de cada um.. mas se achas uns b8 duros, então um bmw 320 sport é igual.. ou um i3 é muito pior..
para mim a perca de conforto, que é obvia que se tem, é compensada de longe pela diferença de performance em curva, mas p.e. alguém a quem conduzir rápido em curva não lhe diga nada, então claro que é preferivel o conforto..

O que me choca por vezes é que o pessoal não faz uma opção entre conforto VS eficiencia em curva, mas entre altura original VS rebaixamento.. Quando se pensa na primeira escolha, obvio que já se sabe que o conforto vai ser alterado.. quando pensam na segunda escolha, querem rebaixar mantendo o conforto, o que não existe..
 
Back
Top