Agua do radiador byebye

Boas pessoal ;)
Agora estou a morar em Sevilha e venho todos os fins de semana a casa ...
Faço as viagens na boa a velocidades moderadas, mas ando muito tempo com a temp exterior perto ou a passar dos 40... Será motivo para o liquido ir desaparecendo?

Abraçada.
 
penso k nao, o k normalmente origina isso e a valv k fika na tampa do vaso na fazer a descarga e ai a augua akaba por sair...
ou entao alguma falange estalada, pode ser uma k verta sobre o bloco, e km a temperatura k esta, n xegas a ver a agua no xao, logico k evapora logo...
 
penso k nao, o k normalmente origina isso e a valv k fika na tampa do vaso na fazer a descarga e ai a augua akaba por sair...
ou entao alguma falange estalada, pode ser uma k verta sobre o bloco, e km a temperatura k esta, n xegas a ver a agua no xao, logico k evapora logo...

Mmmm.
Parei na bomba para comprar o liquido e quando abri a tampa do vaso, o liquido veio todo ao de cima...
Mas afinal em que ficamos?
Será a válvula estragada e não deixa a pressão sair?
 
Junta da cabeça queimada..............deixa passar a pressão para o circuito de refrigeração e o excesso de pressão provoca a saída de água pelo vaso de expansão......
 
Junta da cabeça queimada..............deixa passar a pressão para o circuito de refrigeração e o excesso de pressão provoca a saída de água pelo vaso de expansão......

Epa nem me digam uma cena dessas... eu n sou nada de apertar com o carro!
Agora fui ver como estava e já tinha a agua encostada ao nível do mínimo... está parado á coisa de 4 horinhas e a ultima viagem k fez foi de 40km...

mais uma coisa....
hoje vou p Sevilha que sao 400km... por essa ordem de ideais quando lá chegar já devia ter menos água... certo?

mais opiniões... pff
 
Um simples o-ring pode ser suficiente para perderes muita água. Pode ser muita coisa a provocar isso...
 
Bem ja ca estou em Sevilha e ele n me bebeu água nenhuma... Inclusivie fiquei com água a mais do deposito...

Dei com umas pingas ao lado do deposito... Quer-me parecer que o sacana está a perder na uniao das 2 metades que é feito...

Ja aconteceu a alguem?
 
Há bem pouco tempo andava-m a acontecer exactament a mesma coisa.. também me parecia que a água saía na união do reservatório... troquei o reservatório, a tampa do mesmo, verifiquei o termostato, a bomba de água... tudo ok.

Tinha mesmo a junta da cabeça queimada...

Ele só deitava a agua fora, e era pelo respirador, quando eu apertava por ele, s andava devagar e ñ passa-s das 2500/3000 rpm ñ vertia liquido nenhum. Bastava puxar uma mudança até as 3500 ou 4000 mil rpm e tinha logo a água fora.

Verifica todos os componentes k falei em cima, podes ter mais sorte que eu e ser algum deles avariado em vez da junta quimada.

Abraço
 
Há bem pouco tempo andava-m a acontecer exactament a mesma coisa.. também me parecia que a água saía na união do reservatório... troquei o reservatório, a tampa do mesmo, verifiquei o termostato, a bomba de água... tudo ok.

Tinha mesmo a junta da cabeça queimada...

Ele só deitava a agua fora, e era pelo respirador, quando eu apertava por ele, s andava devagar e ñ passa-s das 2500/3000 rpm ñ vertia liquido nenhum. Bastava puxar uma mudança até as 3500 ou 4000 mil rpm e tinha logo a água fora.

Verifica todos os componentes k falei em cima, podes ter mais sorte que eu e ser algum deles avariado em vez da junta quimada.

Abraço

Semana que vem vai para o mecanico...
So espero n seja nada de especial.... Grrrrrrrrrrr. Hoje vou apertar um pouco com ele para ver se a agua desaparece!
 
Semana que vem vai para o mecanico...
So espero n seja nada de especial.... Grrrrrrrrrrr. Hoje vou apertar um pouco com ele para ver se a agua desaparece!

Faz o seguinte teste: mete a sexta em AE e aperta com ele até ele chegar ao limite e mantém o carro a fundo durante 2 minutos. Páras o carro, abres o capô e vês se largou água pelo vaso de expansão ou se o nível subiu consideravelmente. Se for isto é junta queimada . N te preocupes k não é nada de especial. É só mudar a junta, fazer uns km's e depois fazer um reaperto da cabeça.
Se não resolver o assunto, poderá ser alguma fissura no bloco (mas esta situação provoca o escurecimento da água e tu n referiste esse sintoma-a junta queimada tb pode apresentar este sintoma, mas isso acontece qdo já está muito degradada). Quase de certeza k é a junta. Como já disse n é nada de especial.
Aproveitas e metes um radiador de oleo (se n tiveres ainda) k evita os sobreaquecimentos e aumentos de pressão e volume no interior do motor devido ao aquecimento.

Já vi isso a acontecer a alguns PD 130 em ibizas e tb em audi's. Como hei-de explicar? A junta não fica queimada nem com fissuras, mas é como se desgastasse e sofresse erosão e ficasse mais fina nalgumas zonas, o k permite a passagem de pressão para o circuito refrigerador. Peço desculpa mas n me consigo explicar melhor!!!!
 
Last edited:
Pagaimo,

Muito obrigado pela explicação ;)
Vou então fazer isso para ver como ele se porta...
É que eu fiz 430Km a 140/150/160Km/h ontem e a agua não desceu... até subiu um pouco como tu referes! Mas agora já está perto do mínimo! Oliquido continua com a sua cor original e limpinho! Estou mesmo a ver.....
Mas se não for nada de especial é na boa... è mesmo só mudar a junta! é que quando me falam em junta lembro-me logo em rectificar a cabeça... coisas assim! Não sou grande coisa em mecânica como já devem ter reparado :p

Quando descobrir o que se passa e arrajar isto, vou logo tratar do rad de oleo!

É que na semana passada fiz Leiria -> Santarem a puxar bem por ele 190/200 e temo k tenha sido ai k "lixei" tudo!
 
Se o líquido mantém a cor n há crise. Junta nova e prego na chapa.
Penso k há outras marcas que fazem juntas para PD130, juntas essas k aguentam mais qq coisa (devo ter lido algures por aí mas n sei onde).
Aproveita e investe em bom material uma vez k possivelmente terá de ser mudada.
Boa sorte com isso e repara a avaria em pouco tempo antes k danifique mais qq coisa.
 
parece k tens o mesmo problema k o meu mano teve no ROVER 214GSI de 94
a junta nao keimava mas sim degradava-se e o carro ficava com os mesmos sintomas que o teu....
 
Feito...
Sexta vai levar a repro stock e fica uma semana no estaleiro para mudar os sinoblocos e junta nova. proximo passo é rad de oleo.
Só comigo pah!
Assim que tenha novidades eu aviso.
Pagaimo, faço o teste na mesma?
 
o meu já lá vão 3 semanas... vou buscá-lo esta sexta feira. E vai-m fikar um arranjo bem caro por sinal...

Tenho andado a estudar isso do radiador de óleo para o meu manko. Sempre ajuda a evitar situações destas. Em quanto me fika meter isto? (mandar meter) Sabem-m dizer preços, +/-? E casas para tal? Tenho um 6n2 1.4tdi.
 
Feito...
Sexta vai levar a repro stock e fica uma semana no estaleiro para mudar os sinoblocos e junta nova. proximo passo é rad de oleo.
Só comigo pah!
Assim que tenha novidades eu aviso.
Pagaimo, faço o teste na mesma?

Faz o teste. Se deitar água fora ou subir o nível é pk a pressão aumenta. A pressão tem de vir do motor, em principio será da junta.
abraço e k seja mesmo a junta
 
boas...
exatamente km ja foi dito... puxas a fundo e paras de seguida smpkm o motor a trb, e ves se existe alguma fuga, se for junta keimada a agua nao para dentro do motor sai tda, e sor alguma ficura, tipo falanges etc e bem mais barato, kuanto ao termostato n e kuase de certerza pk s assim foxe ele nao abria, a agua n circula logo akece buueeeeeeee....
dps diz algo...:brilho:
 
o meu já lá vão 3 semanas... vou buscá-lo esta sexta feira. E vai-m fikar um arranjo bem caro por sinal...

Tenho andado a estudar isso do radiador de óleo para o meu manko. Sempre ajuda a evitar situações destas. Em quanto me fika meter isto? (mandar meter) Sabem-m dizer preços, +/-? E casas para tal? Tenho um 6n2 1.4tdi.

Fala com o reprisefreak k ele arranja sítio onde te façam isso. Ele a mim falou-me em 280 para o de oleo com todo o material e mao de obra.
Outro sítio de k já ouvi falar bem é a autopamplona.
 
Mmmm.
Parei na bomba para comprar o liquido e quando abri a tampa do vaso, o liquido veio todo ao de cima...
Mas afinal em que ficamos?
Será a válvula estragada e não deixa a pressão sair?

Rapaz isso é normalissimo...qualquer carro faz isso quando se abre a tampa do liquido e o motor está quente.

Por acaso não tens óleo acima do nível máximo na vareta não ? é que no meu uma vez tinha óleo a mais (acima do nível) e consumia-me mais líquido de refrigeração.
 
Back
Top