Boas pessoal,
Tenho um ibiza 6L 1.2 de 2003 á menos de 1 ano. Como é normal, carros vindos da mão de outros nao sabemos como estão, e aparentemente o antigo dono gostava de "inventar".
Alguém aqui me saberá ajudar, e dizer de que sao estes tubos ( em falta - fotos abaixo) ??? Fui a uma oficina fazer teste de pressão de oleo e agua ( visto que o deposito estava sempre a baixar o nivel de liquido e pensei o pior, mesmo sem aquecimentos no carro), e ao procurar possíveis fugas, dei com um tubo com encaixe partido e solto, e o outro encaixe onde supostamente levaria outro tubo, estava vazio, nao tinha sequer tubo - achei isso logo estranho
Aproveitei para perguntar sobre isso aos mecanicos que estavam com o motor á vista e sem tampa, e visto que o carro só tinha um desses tubos, e estava com um anel de ligação em plástico partido - logo estava solto. E o outro encaixe nem sequer tinha tubo.
Viram e reviram, e a resposta foi que: possivelmente a tampa do motor já nao era deste carro.... e por isso o tubo que tinha ali nao fazia falta, e mesmo o outro encaixe também "nao era nada". Tanto é, que retiraram o tubo que tinha - Resumindo: fiquei sem nenhum tubo lá. Os 2 encaixes ficaram vazios como se ve nas fotos assinaladas a Laranja.
Não conformado com a resposta, pois nao me convenceu de todo, pois se tem la os encaixes, e tinha lá 1 tubo, com certeza tem algum função.
Andei a pesquisar ( devido a diversos erros quando ligado á maquina ) e vi no youtube, um Ibiza 6L 1.2 igual ao meu, onde esses mesmos 2 tubos estao la encaixados e nos lugares supostos. Portanto, presumo que alguma função importante eles fazem lá.
As fotos com as marcas a laranja sao do meu carro. O que está assinalado a azul, é do mesmo carro 6L 1.2, mas com as mangueiras inseridas nos encaixes/Tubos.
Portanto, presumo que elas sejam mesmo necessárias, ao contrario do que os 2 mecânicos disseram.
Agradecia, se alguém pudesse confirmar se os tubos fazem la falta, e qual a função deles ?
Pois no relatório de ter ligado o carro á maquina tenho vários erros, entre eles:
- P1103 - sonda lambda - baixa potencia .
- P0420 - Sistema Catalisador - efeito insuficiente .
- P0116 - Sensor de Temp. de agente refrigerante - Sinal não plausível .
- P0441 - Sist. Regeneração evaporação de combustível - Debito incorreto.
Já Agora, algum destes erros pode estar relacionado a nao ter la os tubos no lugar devido ?
PS: O carro sofre de ligeira inconstância ao relanti, consumos elevados (mesmo com uma condução extramente cuidada), consumos instantâneos surreais (30/40/50L mesmo com arranques super cuidados e lentos), e geralmente "abafa" facilmente. alem de muitos "solavancos", o carro nao está de todo com uma condução suave ( aqui nao sei se por algo de errado no sistema do motor, ou se por problema nos apoios de motor, mas parece me, nao ser só dos apoios do motor) Carro com revisao completa feita, filtros, oleo novo, e uma revisao geral ao carro, isto á cerca de 2000km's.
Tenho um ibiza 6L 1.2 de 2003 á menos de 1 ano. Como é normal, carros vindos da mão de outros nao sabemos como estão, e aparentemente o antigo dono gostava de "inventar".
Alguém aqui me saberá ajudar, e dizer de que sao estes tubos ( em falta - fotos abaixo) ??? Fui a uma oficina fazer teste de pressão de oleo e agua ( visto que o deposito estava sempre a baixar o nivel de liquido e pensei o pior, mesmo sem aquecimentos no carro), e ao procurar possíveis fugas, dei com um tubo com encaixe partido e solto, e o outro encaixe onde supostamente levaria outro tubo, estava vazio, nao tinha sequer tubo - achei isso logo estranho
Aproveitei para perguntar sobre isso aos mecanicos que estavam com o motor á vista e sem tampa, e visto que o carro só tinha um desses tubos, e estava com um anel de ligação em plástico partido - logo estava solto. E o outro encaixe nem sequer tinha tubo.
Viram e reviram, e a resposta foi que: possivelmente a tampa do motor já nao era deste carro.... e por isso o tubo que tinha ali nao fazia falta, e mesmo o outro encaixe também "nao era nada". Tanto é, que retiraram o tubo que tinha - Resumindo: fiquei sem nenhum tubo lá. Os 2 encaixes ficaram vazios como se ve nas fotos assinaladas a Laranja.
Não conformado com a resposta, pois nao me convenceu de todo, pois se tem la os encaixes, e tinha lá 1 tubo, com certeza tem algum função.
Andei a pesquisar ( devido a diversos erros quando ligado á maquina ) e vi no youtube, um Ibiza 6L 1.2 igual ao meu, onde esses mesmos 2 tubos estao la encaixados e nos lugares supostos. Portanto, presumo que alguma função importante eles fazem lá.
As fotos com as marcas a laranja sao do meu carro. O que está assinalado a azul, é do mesmo carro 6L 1.2, mas com as mangueiras inseridas nos encaixes/Tubos.
Portanto, presumo que elas sejam mesmo necessárias, ao contrario do que os 2 mecânicos disseram.
Agradecia, se alguém pudesse confirmar se os tubos fazem la falta, e qual a função deles ?
Pois no relatório de ter ligado o carro á maquina tenho vários erros, entre eles:
- P1103 - sonda lambda - baixa potencia .
- P0420 - Sistema Catalisador - efeito insuficiente .
- P0116 - Sensor de Temp. de agente refrigerante - Sinal não plausível .
- P0441 - Sist. Regeneração evaporação de combustível - Debito incorreto.
Já Agora, algum destes erros pode estar relacionado a nao ter la os tubos no lugar devido ?
PS: O carro sofre de ligeira inconstância ao relanti, consumos elevados (mesmo com uma condução extramente cuidada), consumos instantâneos surreais (30/40/50L mesmo com arranques super cuidados e lentos), e geralmente "abafa" facilmente. alem de muitos "solavancos", o carro nao está de todo com uma condução suave ( aqui nao sei se por algo de errado no sistema do motor, ou se por problema nos apoios de motor, mas parece me, nao ser só dos apoios do motor) Carro com revisao completa feita, filtros, oleo novo, e uma revisao geral ao carro, isto á cerca de 2000km's.