Meu caro, em relação ao dobermann, acho incrivel que portugal deve ser dos poucos paises do mundo senão o unico que acredita nessa treta do dobermann se passar ao chegar a uma determinada idade.
No que toca a preconceitos, somos o maximo... not....
tenho um dobermann (com 6 anos), e conheço vários, com as mais diversas idades.
todos os cães tem os seus pontos fracos a nivel de saude, e quanto mais refinada a raça pior.
Muito rapidamente alguns problemas de raças.
Dobermann.
2 problemas conhecidos e graves:
Sindroma de wobbler (
http://www.hvp.pt/2010/03/24/sindrome-de-wobbler/) e costumam ter um problema cardiaco (também nos boxers).
o sindroma de wobbler ve no youtube o efeito nefasto.
o do coração leva à morte do bicho, e o outro leva ao abate do bicho (outras raças também estão sujeitas a este problema).
Dalmatas
Surdez
Retriever labrador
ui... o mais conhecido e quase certo de ter. displasia da anca.
Rottweiller
Displasia
A displasia é comum a todas as raças, em especial as mais pesadas e maiores.
grand danois/dogue alemão
problemas nas articulações
e podia continuar.
a melhor raça para evitar problemas de saude, sem duvida são os rafeiros .
a nivel de asseio
Cadela é mais asseada que o cão.
Cadela é mais pegada ao dono.
Vais passear, cadela mija num sitio e fica despachada. Cão mija em todas as arvores durante o passeio (não é todas mas "you get the picture")
vai com um cão e uma cadela solta, o cão pira-se logo para ir inspecionar tudo , a cadela anda sempre mais perto.
Claro que estas coisas variam de cão para cão. eles tem a sua personalidade.
uns mais dominantes, outros menos.
cadelas, problema do cio. há cadelas com o cio que se oferecem aos outros cães, outras nem deixam chegar perto.
Ter cão em apartamento.
Na minha opinião não há qualquer problema, desde que:
compenses em exercicio o tempo que ele está em casa.
Ve o programa do encantador de cães que dá na sic mulher.
o gajo diz e tem razão.
1- Exercicio (o bicho tem que gastar as energias, senão só faz disparates, é como os miudos)
2- disciplina
3- afeto
em relação aos pitbulls das mais variedade de especie (rednose, amstaff...) são uma excelente raça, dedicada aos donos, mas que, se não for sociabilizado em pequeno e devidamente ensinado, por norma tornam-se agressivos perante outros animais do mesmo sexo.
sejam eles dobs, rotts, pastores alemães, tudo o que for terrier (bull, jack russel, pits)...
até um golden pode ser agressivo dadas as experiencias que ele tenha tido.