anti-congelante

boas
um amigo disse-m k os seats têm d levar um anti-congelante especial... cmo ñ tou habituado a trabalhar com motores seat, calei-m perante a afirmação do meu amigo. normamente nos carros k mudo a agua ponho 1 anti-congelante a 20% ou a 30% dakeles normais e verdes. realmente ja reparei k o likido k la ta no ibiza é rosa... mas a norauto vende anti-congelantes rosa e tb dão p os outros carros. tenho mm d comprar um anti-congelante especial? onde s compra isso? é caro?
obrigado
 
boas
um amigo disse-m k os seats têm d levar um anti-congelante especial... cmo ñ tou habituado a trabalhar com motores seat, calei-m perante a afirmação do meu amigo. normamente nos carros k mudo a agua ponho 1 anti-congelante a 20% ou a 30% dakeles normais e verdes. realmente ja reparei k o likido k la ta no ibiza é rosa... mas a norauto vende anti-congelantes rosa e tb dão p os outros carros. tenho mm d comprar um anti-congelante especial? onde s compra isso? é caro?
obrigado

boa pergunta...:eek:
 
eu tanho o1 normal,mas tambem é cor de rosa e nunca deu chaices na tempratura
tou é com medo por o carro quando o comprei mudaram.me a correia de distribuiçao e nao mudaram a bomba de agua(mas isto ja nao tem nada a ver com o assunto) a corrente foi mudada com 90 mil, a bomba dura mais ou menos quanto tempo?
desculpem tar a perguntar aqui
 
O nome que costuma-mos dar é G12(liquido rosa), mas existem 4 tipos de g12, e a bomba de agua convem mudar sempre que se muda a correia, pois caso não se mude, depois entre o intervalo de mudas entre correias pode calhar ela a ceder e depois toca a fazer novamente o mesmo serviço como se fosse mudar a distribuição, mas sei que existem carros que só mudam a bomba de agua á 2ª mudança do kit distribuição!
 
o gajo de stander acho só mudou a correia,ja se sabe como eles sao,mas vou falar com o mecanico para vewr se ele consege ver se foi mudada ou nao...o unico problema que o meu carro anda agora com a tempratura é a valvula da tempratura estragada tanto ta a 60 como a 70 nunca ta certo,mas este fds ja vou tratar disso,nao sabem se esta peça é muito cara?
 
Vejam bem que nem tudo o que é rosa ou vermelho é o adequado para os nossos motores!
O mesmo se aplica ao oleo da direcção assistida e a fluidos das cx. velocidades!
 
eu tive de trocar o meu termoestato e comprei o anticongelante na Seat.. n foi nada por ai além.. akilo foi uma embalagem de g12 e uma garrafa de agua se n estou em erro.. posso ver a factura com referencia e preço tenho praki
 
eu tive de trocar o meu termoestato e comprei o anticongelante na Seat.. n foi nada por ai além.. akilo foi uma embalagem de g12 e uma garrafa de agua se n estou em erro.. posso ver a factura com referencia e preço tenho praki

Exactamente isso, cerca de 1,5L de G12 + 1,5L de agua, é mais ou menos isso que perdes quando mudas o termostato, agora aconselho é veres daqui a tempo o nivel, pois podes ter que acrescentar cerca de 0.5l pois quando colocaste a agua o tesmostato estava fechado, depois com o trabalhar ele abre e o nivel desce um pouco...vê isso amigo!
 
afinal os anticongelantes rosas dão tdos p os ibizas? ou os ibizas andam tdos por aí com g12? gostaria mm d saber isso poix tenho o circuito xeio d ferrugem e keria fazer uma limpeza e por anticongelante novo. p akeles k compraram o g12, isso fica a k preço?
 
Qual é a particularidade do g12?
Não basta que a mistura passe no teste daquele aparelhozito que diz até que temperatura aguenta sem solidificar?
não sei que é que me puseram... Mas não tem influência na temperatura a quente.
 
Last edited:
O G12 é mineral se não me engano, tem a ver com os metais constituintes dos radiadores, para evitar a sua corrosão, uma vez que os radiadores mais recentes usam normalmente cobre e alumineo. Alguem que me corrija se estiver errado sff.
 
Anti-freeze - Almost all use ethylene glycol (EG) or propylene glycol (PG) (newer) for the antifreeze base.
Anti-corrosion -

Conventional - Green/Yellow antifreeze contains silicates, phosphates and / or borates as corrosion inhibitors to keep the solution alkaline. This is called Inorganic Additive Technology (IAT)
European car makers like VW specify coolant additives lacking in phosphates and including borates and low silicates (such as VW's G11 (blue)) because their water is harder and it reacts with phosphates to create aluminum phosphate or calcium and magnesium deposits.
See more on problems with phosphates at autorepair.about.com
The Japanese disagree and specify mixtures high in phosphates and low in borates and silicates because they fear lack of maintenance will cause borate corrosion.
Tap water in North America also contains calcium, but isn't as hard as European tap water so phosphates are considered okay to use here.
Organic Acid Technology (OAT) or Extended Life Antifreeze Coolant (XLC or ELC) antifreeze contains neutralized organic acids (organic acid salts) that protect engine parts from corrosion. These include Havoline® XLC, GM's Dex-Cool® (also manufactured by Texaco) and VW's G12.
Honda has an extended-life OAT coolant that is dyed dark green and does not contain 2-EHA.
OAT includes such ingredients as sebacate (Toyota & Honda), 2-ethylhexanoic acid (2-EHA) and other organic acids, but no silicates or phosphates (except in the case of Toyota's pink extended-life coolant, which adds a dose of phosphate to its extended-life OAT-based antifreeze).
Organic inhibitors do not deplete as quickly as the inorganic inhibitors used in conventional coolants.

OAT is recommended in engines with aluminum components (heads or radiators) because Borates can be bad for them.
OAT coolants also have extended lives, up to 150,000 mi.

OAT corrosion inhibitors provide excellent long-term protection for aluminum and cast iron, but may not be the best choice for older cooling systems that have copper/brass radiators and heater cores, especially the lead solder used in them. It depends on the formula.

Hybrid OAT (HOAT) coolants, such as "Zerex G-05®" Use organic acids, but not 2-EHA (2-ethylhexanoic acid) (different organic acids are used). Hybrid OAT coolants add some silicate to provide quick-acting protection for aluminum surfaces. Silicate also helps repair surface erosion caused by cavitation in the water pump. Hybrid OAT coolants are currently used by many European vehicle manufacturers (BMW, Mercedes & Volvo) as well as Ford and Chrysler.
Toyota adds some phosphate to their hybrid.
The new universal coolants use unique OAT-based corrosion packages with proprietary organic acids (such as carboxylate) to provide broad spectrum protection.

Seguem o link aki
 
Back
Top