Avaria Ibiza TDi 90 AGR

Olá a todos,

Há uns dias notei quebra de potência no meu carro, digamos que a melhor maneira de o descrever é dizer que "estava" atmosférico e deitava muito fumo. Levei-o à oficina e foi trocada uma electroválvula (não sei especificar qual, mas está montada na parte de cima do cofre de motor, perto da zona das escovas), o carro melhorou, mostrando alguma força (afinal o turbo está lá), mas a cerca das 2800/3000 rpm mostrava nova quebra. Foi montada nova MAF, corrigiu este sintoma, mas a avaria persistiu, pois quando pressionava o acelerador, tanto podia andar muito bem, como não andar, e quando vai a acelerar, vai sempre aos soluços. Foi então montado um sensor de ar (!?) mas o problema continua. É extremamente difícil dar mais de 100 110 km/h em 5ª. Ajudem-me por favor, começo a ficar desesperado, pois o carro faz-me um jeitaço e os Ibiza querem-se é cheios de saúde.
Fiz umas pesquisas e encontrei muito pessoal a falar na válvula N75. O que faz esta válvula?

Ibiza TDi 90 cvs Motor AGR - 263k km

Obrigado a todos.

Cumprimentos.
 
Boas

Deixo aqui algumas "dicas" que podes ir fazendo e ver se o comportamento do carro melhora.

- Vê os tubos de vácuo que vão para o turbo (podem estar partidos, dobrados, gastos) e a N75
- Limpeza do coletor de admissão e válvula egr
- Mudança de filtro de ar e sistema de receção
- Mudança de filtro de gasóleo
- Limpeza calibração de injetores
- Descarbonização e reequilíbrio do turbo (já são alguns km´s)

Boa sorte na resoluão do problema.
Cumps
jtdi
 
Obrigado pela resposta. ;)

Colector de admissão e EGR já foram limpos. Filtros de gasóleo e de ar também foram mudados. Restam-me as outras opções, se bem que me disseram que o turbo aparenta estar bem de saúde.

Cumps.
 
O estranho é que por vezes ele anda bem, sem engasgar, sempre linear. É intermitente, digamos. Se fosse avaria puramente mecânica, não deveria notar-se o soluçar sempre que acelero?

Obrigado.
 
Olá a todos,

Penso que já tenho o problema resolvido. Foram montadas todas as peças, ou seja, a electroválvula, o sensor de ar e a MAF e, ainda, a surpresa do último dia na oficina, uma bateria nova. Até agora, já fiz 200 kms e o problema parece estar resolvido. Obrigado pelo interesse e pela ajuda.

Cumps.
 
Back
Top