Bimassa ou Monomassa???? ajuda urgente :confused:

boas malta.... tenho um ibiza 1.9 tdi de 130 k este mes fez os 100 000 kms e jà a uns tempos k noto que o volante de motor tem bastante folga e a embraiagem já começa a patinar... e preciso aqui da vossa ajuda visto que são bastante entendidos na área... que faço???? meto bimassa e mando reforçar a minha embraiagem ou meto kit completo de conversao para monomassa???? desculpem... nao precebo nada disso e nao sei s tou a falar ou a utilizar os termos mais correctos...

cumprimentos a todos

abraço
 
O bimassa é suave o monomassa se for reforçado fica durinho de roer :) Mas eu metia logo um kit Sachs Racing e pronto!! Abraço
 
Podes elaborar amigo?gostava de saber tambem..



Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

SIm gostava de ouvir opinioes acerca do mesmo tambem ... pois há quem defenda com unhas e dentes e outros que nem a tiro gramam ...

O que ouço dizer é que ajuda a dar cabo de caixas e transmissoes mt mais depressa ....
 
acredito que ajude a dar cabo de caixas e transmissoes se o disco nao for amortecido

para facilitar basta pensar q o conjunto embraiagem + volante motor funciona como fusivel entre o motor e a caixa de velocidades

um exemplo muito facil a perceber

num radio muitas vezes temos um fusivel de 10A quer dizer que se a esse mesmo fusivel chegar 15A ele vai partir sendo que nao existem estragos no radio

com a embraiagem e os volantes motor é a mesma coisa neste caso os bi-massa amortecem a transferencia de força entre o motor e a caixa ao tirar esse "fusivel" o que acontecer é q a caixa vai levar com a força toda de uma so vez ate que chega a um ponto que parte

se meter-mos um disco com sistema de amortecimento nao estou a ver o pq de estragar caixas e transmiçoes sendo que em vez de ser o bi massa a fazer o trabalho de "fusivel" vai ser o disco

e uma explicaçao basica mas penso ajudar a perceber
 
acredito que ajude a dar cabo de caixas e transmissoes se o disco nao for amortecido

para facilitar basta pensar q o conjunto embraiagem + volante motor funciona como fusivel entre o motor e a caixa de velocidades

um exemplo muito facil a perceber

num radio muitas vezes temos um fusivel de 10A quer dizer que se a esse mesmo fusivel chegar 15A ele vai partir sendo que nao existem estragos no radio

com a embraiagem e os volantes motor é a mesma coisa neste caso os bi-massa amortecem a transferencia de força entre o motor e a caixa ao tirar esse "fusivel" o que acontecer é q a caixa vai levar com a força toda de uma so vez ate que chega a um ponto que parte

se meter-mos um disco com sistema de amortecimento nao estou a ver o pq de estragar caixas e transmiçoes sendo que em vez de ser o bi massa a fazer o trabalho de "fusivel" vai ser o disco

e uma explicaçao basica mas penso ajudar a perceber

Muito bom Paulo! Mas o sistema de monomassa nao é esse sistema de molas no disco?ou não têm nada a ver?

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
nao sou nenhum expert nesses kits amigo sim penso que todos os kits monomassa para pd's tenhao esse sistema de molas no disco, o q e preciso ver depois e a efficacia das molas

o material de que e feito o disco tambem conta

por exemplo um disco 100% kevlar tambem ajuda a amortecer a força que passa para a caixa

tambem existe um ponto muito importante que e a forma como e entrege o binario na electronica assim como o pico de pressao do turbo etc

nao esquecer tambem q a caixa tem um limite fisico de entrada de binario

eu quando precisar vai ser kit monomassa tambem sem qualquer duvida mas isto sou eu q perco tempo a procurar as especificaçoes de cada pinhao da caixa para poder bloquear o binario maximo em relaçao ao raport de caixa
 
Last edited:
Pegando nas palavras do PauloPinho as molas assemelham-se mais às molas que temos na suspensão do carro.
Imaginem que o disco ou o volante não possui essas molas... era o mesmo que não terem suspensão no carro!

O motor de 4 cilindros (no de 3 ainda é muito pior!) gera explosões internas a cada meia volta do volante do motor. Ou seja a cada meia volta há uma aceleração do volante do motor. E esta aceleração é do tipo pancada. Ora é esta mesma pancada que tem que ser suavizada e é essa a função do bimassa ou do disco de molas, sendo que o bimassa amortece mais, tornando o carro mais suave.

Se com 100.000km já precisas de bimassa, algo está mal... ou nos kms reais ou no teu tipo de condução!
O meu tem carga há 120.000 e tem no total 210.000km e ainda é tudo de origem. Claro que a embraiagem dá de si quando se calca à bruta no pé direito, mas é possível controlar esse "defeito" sabendo usar a caixa ;)
 
Pegando nas palavras do PauloPinho as molas assemelham-se mais às molas que temos na suspensão do carro.
Imaginem que o disco ou o volante não possui essas molas... era o mesmo que não terem suspensão no carro!

O motor de 4 cilindros (no de 3 ainda é muito pior!) gera explosões internas a cada meia volta do volante do motor. Ou seja a cada meia volta há uma aceleração do volante do motor. E esta aceleração é do tipo pancada. Ora é esta mesma pancada que tem que ser suavizada e é essa a função do bimassa ou do disco de molas, sendo que o bimassa amortece mais, tornando o carro mais suave.

Se com 100.000km já precisas de bimassa, algo está mal... ou nos kms reais ou no teu tipo de condução!
O meu tem carga há 120.000 e tem no total 210.000km e ainda é tudo de origem. Claro que a embraiagem dá de si quando se calca à bruta no pé direito, mas é possível controlar esse "defeito" sabendo usar a caixa ;)

O meu têm 130k também amigo e já precisa de bi massa novo. Isso depende muito da condução que tenhas e do material que tens porque com muito material não tens hipótese por muito soft que seja a tua condução mais tarde ou mais cedo o material vai a vida

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
O meu têm 130k também amigo e já precisa de bi massa novo. Isso depende muito da condução que tenhas e do material que tens porque com muito material não tens hipótese por muito soft que seja a tua condução mais tarde ou mais cedo o material vai a vida

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Se a carga for muita, alguma coisa tem que ceder...
E se a carga não estiver a ser colocada de forma constante, mas com picos, então ainda pior!
 
Claro amigo agora se for turbo de origem e uma eletrônica nunca vais ter o esforço de um turbo grande

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

depende se tiveres por exemplo a embraiagem de origem e o turbo de origem por exemplo num cupra a picar a 2bars as 2000mil o bi-massa tambem nao vai gostar
 
Depende do tipo de condução, com 90000Kms tive que meter um conjunto completo e tinha o carro stock, agora tem 320 000Kms e carga á 140000 e o conjunto ainda é o mesmo dos 90000Kms.
Na minha opinião eu não metia monomassa, na altura pensei nisso mas o bimassa é mais confortavel.
Penso que isso seja bom para quem tem muita carga e dinheiro para caixas, apoios etc...
 
depende se tiveres por exemplo a embraiagem de origem e o turbo de origem por exemplo num cupra a picar a 2bars as 2000mil o bi-massa tambem nao vai gostar

Claro a picar as 2000 rpm o bi massa vai andar sempre a levar com esforço..

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Back
Top