Dúvida/ajuda com sensor de combustivel

Boas pessoal,

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda.

Alguém me sabe dizer a voltagem emitida pelo sensor do nível de combustível dos 6k2? Precisava de saber se o sinal emitido se situa entre os 0-5V ou entre os 0-12V.
Preciso destes valores para saber se posso ligar o meu CB directamente ao sinal da bomba.

Já agora aproveito o tópico para perguntar se o sinal emitido à saída da bomba é igual ao da saída da centralina e entrada no quadrante. Pelo que me andei a informar o sinal do combustível na centralina é o pino 32 e no quadrante o 5 (fio azul) alguém confirma?

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.:)
 
Last edited:
Já resolvi o problema. Vou fazer a leitura com um multímetro directamente à saída da bomba. Já fiz a leitura com o depósito cheio e deu-me aprox. 0,4V e uma resistência de 240 ohms. Agora falta-me fazer a leitura com o depósito vazio. A leitura vai ser inversamente proporcional à quantidade de combustível.
 
Last edited:
é um sensor resistivo, o valor varia entre os 0 e os 5V que varia consoante a resistencia do sensor (dependente do nivel)
 
é um sensor resistivo, o valor varia entre os 0 e os 5V que varia consoante a resistencia do sensor (dependente do nivel)

Obrigado SNK. Era mesmo isto que precisava de saber.;) Assim sendo a leirura quando o depósito estiver vazio será ligeiramente inferior a 5V, correcto?
 
sim exacto, a resistencia varia normalmente entre os 70 e os 300 ohm's, se tiveste 0.4v com ele cheio, a medida que o nivel vai baixado a voltagem deve subir, porque a resistencia do sensor vai baixar.
 
Obrigado SNK. Só mais uma coisa se me souberes dizer, o sinal do sensor de combustivel passa pela centralina? A leitura na saída do depósito e à entrada no quadrante é a mesma? Ou poderá haver alguma conversão de sinal no circuito?
 
não tenho a certeza mas de certeza que vai a centralina, não tou a ver o cabo ir directo ao quadrante.
 
Back
Top