Vamos lá deixar-se de cenas ! Queres cavalos, tudo bem, agora querer cavalos com um turbo pequeno e que dure, não deves ter muita sorte (,digo eu que não percebo nada disto) ...
E não venham cá com cenas porque com um turbo grande andas na mesma na boa em cidade...
Volto a dizer que não percebo nada disto, mas pelo que vejo aqui em relação a material e cavalos que se tira, às vezes até me ponhoa rir sozinho que nem um louco ... Chego mesmo a pensar que não vale a pena ter o material que tenho para tirar 170/180cv ... E não tenho nada de mais, mas pronto.
Voltando ao tópico em si, quando não se quer grandes alterações nem grandes ganhos de potência, a melhor coisa mesmo e nem mexer !
Sim,mas para 150,160cv um VA num motor VP com uns pp502,faz 150,160 fiáveis,com praticamente a pressão de origem do VA,para essa potencia o ideal é um VA no máximo VB,mas visto que o user já tem um VA em casa,o VA serve perfeitamente para essa cavalagem,sem andar com pressões exageradas.
Agora fazendo um bocado de off-topic em relação ao ponto que tocaste.
Em parte concordo contigo,anda ai malta que com pouco quer fazer muitos cvs,tambem nao sou apologista disso,mas cada um sabe de si,se gostam de poupar um bocado num turbo para andar parte,nao parte,eu nao tenho pachorra para isso.
Quanto a turbos grandes em utilização de dia a dia,realmente evoluiram nos ultimos tempos,e o caso dos 2260vk,tem umas baixas porreiras,mas no meu caso na minha condução de dia a dia troco de mudança 1900,máximo 2000 rotações,não ligo patavina a andar a abrir,simplesmente gosto de um carro com umas boas baixas,para que queria um 22?só para dizer que tenho um 22? era ai que queria chegar.
Agora quem gosta de altas e quer um carro para dia a dia,é perfeitamente aceitável andar com um 22 no dia a dia.
Agora é como tudo.
Por exemplo há quem faça 200cv com um VB num motor VP,eu preferia meter um 17 vk,e fazer os mesmos 200cv,a diferença é que ando descansado e sei que se me apetecer carregar um bocado a fundo nao parte tão facilmente.
Tambem vejo aqui preparações xpto,com 200 e muitos cvs e nem um radiador de oleo ou gasoleo tem,e tambem me farto de rir,quer dizer metem turbos grandes etc,e nao tem dinheiro para por um radiador de oleo ou gasoleo? LOOOL.o que para mim é obrigatório a partir do momento que se altera um motor,por isso é que há motores softs que duram poucos kms,e outros cheios de carga que andam ai a fazer kms,mas isso já vai da opinião de cada um,o problema muitas vezes é a tesão de mijo,querem fazer cvs,e em vez de esperarem mais um tempo e ao montarem montam tudo em condições,para fazer uma preparação como deve ser,porque para mim uma preparação como deve ser não é só ter cvs,mas tambem onde se olhe a fiabilidade.
Desculpem lá o desbafo.