Boas pessoal, apesar de esta ser a minha primeira mensagem, devo assinalar que já li e pesquisei bastante no fórum antes de colocar as seguintes perguntas. Para começar deixo-vos os dados do meu carro (matrícula 6/2008):
Ibiza 6J 1.9 TDI 105cv, motor BLS com 90.000km (nas minhas mãos desde os 40.000). Até agora só tive dois problemas, troca de um sensor numa das rodas traseiras e da sonda lambda.
Peço atempadamente desculpa se este não for o local mais indicado para colocar todas estas questões, já que as mesmas não são referentes apenas a um tema, mas como queria tentar incluir tudo num único tópico, decidi colocar aqui. Se for necessário fragmentar as dúvidas por vários tópicos avisem-me.
1ª questão – Motor BLS: Tenho ouvido falar de casos em que as capas das bielas estão a dar problemas que acabam por resultar em motores partidos a partir dos cento e pouco mil km’s. Outros afirmam que o problema deriva dos serviços longlife com mudanças de óleo de 30 em 30.000 km’s. Eu tenho feito sempre de 15 em 15 mil (Castrol Edge 5w30). Alguém já teve problemas com isto? Constatei que há pessoal a recomendar a troca das capas após os 100.000 km.
2ª questão – Correia distribuição e correia dentada da árvore de cames: Estamos a falar da mesma peça ou são duas coisas diferentes?
No caso da vulgar correia de distribuição, pelo que tenho visto aqui pelo fórum, há quem diga que para um mesmo motor a troca da correia é feita aos 90.000 e outros defendem que é aos 120.000, ou então aos 5 anos.
No livro de manutenção do meu carro apenas é referido que a “correia dentada da árvore de cames (motores TDI com injector-bomba)” deve ser trocada aos 120.000 e o respectivo tensor aos 240.000 (pensava eu que mudavam-se as duas coisas ao mesmo tempo juntamente com a bomba de água e o líquido anticongelante no caso de estarmos a falar da correia de distribuição).
No livro não há qualquer referência aos anos em que a mesma deve ser trocada (o meu mecânico diz que é 7 anos ou 120.000km).
Pela vossa experiência e pelos dados do meu carro, devo mudar quando?
3ª questão – Com que periodicidade devo mudar os filtros do ar, habitáculo e gasóleo? No livro de manutenções referem 30.000km para o do ar e para o do pó e pólen (será o habitáculo?). Para o gasóleo não dizem nada, contudo eu mudei-o aos 60.000km, tal como o do habitáculo e o do ar.
4ª questão – Líquido dos travões e velas de ignição: Segundo o plano de manutenção do meu Ibiza, o líquido deve ser trocado a cada 2 anos e as velas a cada 60.000km. Isto está certo?
Desde já obrigado pela atenção. Coloco todas estas questões pois não percebo grande coisa de mecânica e o livro de manutenção parece-me que é feito para vários tipos de motores (chegam a falar em mudanças para motores a gasolina) e não apenas para o meu…
Ibiza 6J 1.9 TDI 105cv, motor BLS com 90.000km (nas minhas mãos desde os 40.000). Até agora só tive dois problemas, troca de um sensor numa das rodas traseiras e da sonda lambda.
Peço atempadamente desculpa se este não for o local mais indicado para colocar todas estas questões, já que as mesmas não são referentes apenas a um tema, mas como queria tentar incluir tudo num único tópico, decidi colocar aqui. Se for necessário fragmentar as dúvidas por vários tópicos avisem-me.
1ª questão – Motor BLS: Tenho ouvido falar de casos em que as capas das bielas estão a dar problemas que acabam por resultar em motores partidos a partir dos cento e pouco mil km’s. Outros afirmam que o problema deriva dos serviços longlife com mudanças de óleo de 30 em 30.000 km’s. Eu tenho feito sempre de 15 em 15 mil (Castrol Edge 5w30). Alguém já teve problemas com isto? Constatei que há pessoal a recomendar a troca das capas após os 100.000 km.
2ª questão – Correia distribuição e correia dentada da árvore de cames: Estamos a falar da mesma peça ou são duas coisas diferentes?
No caso da vulgar correia de distribuição, pelo que tenho visto aqui pelo fórum, há quem diga que para um mesmo motor a troca da correia é feita aos 90.000 e outros defendem que é aos 120.000, ou então aos 5 anos.
No livro de manutenção do meu carro apenas é referido que a “correia dentada da árvore de cames (motores TDI com injector-bomba)” deve ser trocada aos 120.000 e o respectivo tensor aos 240.000 (pensava eu que mudavam-se as duas coisas ao mesmo tempo juntamente com a bomba de água e o líquido anticongelante no caso de estarmos a falar da correia de distribuição).
No livro não há qualquer referência aos anos em que a mesma deve ser trocada (o meu mecânico diz que é 7 anos ou 120.000km).
Pela vossa experiência e pelos dados do meu carro, devo mudar quando?
3ª questão – Com que periodicidade devo mudar os filtros do ar, habitáculo e gasóleo? No livro de manutenções referem 30.000km para o do ar e para o do pó e pólen (será o habitáculo?). Para o gasóleo não dizem nada, contudo eu mudei-o aos 60.000km, tal como o do habitáculo e o do ar.
4ª questão – Líquido dos travões e velas de ignição: Segundo o plano de manutenção do meu Ibiza, o líquido deve ser trocado a cada 2 anos e as velas a cada 60.000km. Isto está certo?
Desde já obrigado pela atenção. Coloco todas estas questões pois não percebo grande coisa de mecânica e o livro de manutenção parece-me que é feito para vários tipos de motores (chegam a falar em mudanças para motores a gasolina) e não apenas para o meu…