É possivel montar um turbo+ic num ibiza 1.9D de 94

Boas, gostava de colocar este bolinhas com mais energia.
A minha duvida é essa, será possivel montar turbo nisto, visto que ainda tem bomba injectora mecanica e não tem centralina.
Como é que o turbo vai actuar sem centralina, será que actua só com a pressão da entrada do ar e saida dos gases?
Posso montar um turbo de geometria variavel?


Obrigado pela Ajuda
 
Partindo do principio que á dinheiro pra gastar :)

Os engeneiros que se cheguem é frente.

Mas não quero abrir o motor, como posso reduzir a taxa de compressão?

Turbo em principio é este ''Garrett Gt2052v'' tava montado num renault Espace 2.2 dci de 150cv.


O ic é o do BMW E42 320d de 150cv.

Estes dois meninos a 350 euros :)


Abraço
 
Partindo do principio que á dinheiro pra gastar :)

Os engeneiros que se cheguem é frente.

Mas não quero abrir o motor, como posso reduzir a taxa de compressão?

Turbo em principio é este ''Garrett Gt2052v'' tava montado num renault Espace 2.2 dci de 150cv.


O ic é o do BMW E42 320d de 150cv.

Estes dois meninos a 350 euros :)


Abraço

È possivel montar agora a junta e a cabeça é que não vão aguentar o aumento da taxa de compressão na cabeça, levanda a rotura de ligas.
Mas nada como tentares, e andares com cuidado sem pressões para partir.

Cumps
 
Esse turbo não será desajustado para o que queres?...acho isso muito grande para algo que terá de ser low pressure
 
Pois o problema é grande, mas é baratinho, 200 euros :), tem 50000km reais, foi de uma carrinha estampada, não tem folgas nenhumas, e a parte quente, apenas tá suja dos gases, quase nem queimada tá.

Na minha opinião, desde que faça pressão constante de 0,7bar, é na boa :)
Até podia ser um T45 :), desde que fosse afinado para 0,7/0,9bar era na boa :)

Abraço
 
Mas não quero abrir o motor, como posso reduzir a taxa de compressão?

A taxa de compressão ou relação de compressão é uma característica dimensional do motor. Para alterar só com uma cambota diferente. É obtida pela equação: Tx comp = (Volume PMI)/(Volume PMS)
 
ou entao para nao andares a inventar e a por cablagens nem centralinas compra um motor TD e inventa, k esse já dá para umas maluqueiras porreiras.
Na minha opiniao estares a turbinar isso só metendo o turbo e mais nada fazes 2000 km a melhor das hipotesses
 
Colocar um turbo vnt15 com lubrificação á bomba de oleo, com retorno para o carter, com um generoso IC, com a bomba afinada, com manometro do turbo no habitaculo e o turbo afinado a dar descarga acima de 0,8/0,9 bar, não tou a ver o problema, se parti-se muitos que ai andam com bomba avançada e filtros konicos a rasgar mato, já tinham partido.
Outra coisa, e que dizem a um respirador na tampa das valvulas?

Abraço
 
Colocar um turbo vnt15 com lubrificação á bomba de oleo, com retorno para o carter, com um generoso IC, com a bomba afinada, com manometro do turbo no habitaculo e o turbo afinado a dar descarga acima de 0,8/0,9 bar, não tou a ver o problema, se parti-se muitos que ai andam com bomba avançada e filtros konicos a rasgar mato, já tinham partido.
Outra coisa, e que dizem a um respirador na tampa das valvulas?

Abraço

Nao estas a ver o problema, mas os pistoes de um motor turbinado, nao sao iguais aos de um atmosferico.
Os do motor atmosferico tem a face direita enquanto que os do motor trubinado tem o face concava.
Ao aumentares 900g dentro de um bloco desses sem aumentar a junta, nao tens um motor tao fiavel como um TD que vem preparado de origem.
Pensas que que nao mas 900g de pressao, é muita fruta.

Um filtro conico e a bomba avançada, nao te dao 900g nem metade disso, e supostamente a bomba do TD tem que ter a LDA para acontrolar a injeçao com a abertura do turbo.
 
A taxa de compressão ou relação de compressão é uma característica dimensional do motor. Para alterar só com uma cambota diferente. É obtida pela equação: Tx comp = (Volume PMI)/(Volume PMS)

Só com uma cambota diferente?

Suponho que com umas bielas maiores ou menores fique igual... (claro que não)

Poder-se-á alterar a taxa de compressão através de uma junta maior, através de pistões diferentes (normalmente optimizados), através de bielas diferentes ou, claro, de uma cambota diferente.

Em relação ao assunto do tópico, na minha opinião, ficarias melhor servido com um motor TDi. Não é de todo difícil aplicar a cablagem respectiva no carro e o resultado final é largamente superior a qualquer motor com bomba mecânica e bloco aspirado. Ainda para mais com o hardware que estás a propor.
Falas num turbo grande e num intercooler generoso... Para fazer 0,7b? ? ? Só porque estão a bom preço?

Vende isso e faz dinheiro para meteres aí um motor decente.

Abraço :)
 
conheço kem tenha aplicado um turbo dum tdi 90cv num 1.9d sem ter alterado nada interno do motor ..i akilo ficou por demais ...o meu e um tdi90cv i akilo anda mais k o meu ..
 
conheço kem tenha aplicado um turbo dum tdi 90cv num 1.9d sem ter alterado nada interno do motor ..i akilo ficou por demais ...o meu e um tdi90cv i akilo anda mais k o meu ..

Eu fiz isso e o meu TD nao anda tanto como um tdi de 90cv, mas esta fiavel como o 1.9TD de origem, agora esse D com essa carga toda, ele que faça uma auto-estrada a fundo e pode ser que o motor nao aguente.
 
Só com uma cambota diferente?

Suponho que com umas bielas maiores ou menores fique igual... (claro que não)

Poder-se-á alterar a taxa de compressão através de uma junta maior, através de pistões diferentes (normalmente optimizados), através de bielas diferentes ou, claro, de uma cambota diferente.

Abraço :)

Ahh, tá certo! tava a fazer confusão. pra se ter mais potencia esta é k é a melhor opção. neste caso, colocar umas bielas menores ou uma cambota diferente acho k era a melhor solução. meter junta... é sp akela cena.
 
Então vou esquecer o projecto.
É assim, não me dão nada pelo carro, o carro é de fins de 94 tem apenas 73000km, comprei-o novo, tem tudo de origem ainda.

Em vez de o vender por um preço charudo, queria-lhe fazer uma coisa engraçada.
Já tive um tdi sport de 110cv, e acreditem ou não, este 1.9d tem o barulho de rolantim mais suave que certos tdi´s.
Este carro ta quase sempre parado, neste momento ta a fazer 3000km por ano :)
Só ando com ele por causa da bateria. A bateria de origem durou-me 10 anos, esta ultima ja vai em 4 anos :).
Quando vendi o meu tdi sport de 110cv, podia ter despachado este antes, mas como fiquei com má impressão dos tdi´s, pois em 4 anos que o tive, avariou 5 vezes a MAF. Mandei-o passear, fiquei com o 1.9D, que até hoje teve 0 problemas.


Eu pensava que os blocos 1896cc era tudo a mesma treta, mas pelos vistos não.


Abraço
 
conheço kem tenha aplicado um turbo dum tdi 90cv num 1.9d sem ter alterado nada interno do motor ..i akilo ficou por demais ...o meu e um tdi90cv i akilo anda mais k o meu ..
Não é motor para muitos Kms... Mais cedio ou mais tarde vai dar problemas...
Eu fiz isso e o meu TD nao anda tanto como um tdi de 90cv, mas esta fiavel como o 1.9TD de origem, agora esse D com essa carga toda, ele que faça uma auto-estrada a fundo e pode ser que o motor nao aguente.
Nao Anda tanto como um tdi de 90?:confused: Eu tenho o turbo original mas com 1.0 e debito na bomba e acompanho os tdi 110!!!! E só faz fumo em frio... Em quente muito pouco... Consumos medios de 6l/100...
 
Back
Top