ESCAPE IBIZA BOca NEgra

Olá a todos.

Alguém sabe o IBIZA CUPRA BocaNEgra 1.4 TSi com 180cv originais, que escapes e catalisadores deve ter ?
Comprei um, mas veio com uma linha. Á frente tem uma peça que julgo ser um catalisador.
De resto não sei, nem estou a conseguir muita informação do que deveria de ter no sistema de escape,
Pretendo que passe na inspeção sem problemas, alem de não ter chatices com as autoridades.
mas na minha Localidade não há qualquer representação do Grupo VW, nem Seat.

Cumprimentos,
Elmano.
 
BOm dia a todos.
Ontem consegui um elevador para ver o carro por baixo finalmente.
E vi que tem um catalisador com uma sonda LAmbda, depois o antigo dono tirou lhe as panelas, tem uma excelente Linha do CAT ate atrás às saída característica dos Cupras BocaNegra.
Tudo muito bonito até, o tubo tem muito bom aspeto, é de 55mm por fora.
Notei que a meio +- há um espaço para uma espécie de panela com um formato "Tubolar"! , e atrás no canto esquerdo do carro nota-se também que um espaço não muito pequeno onde dá toda a impressão que deveria ter ali alguma panela.

Dai que continuo com a pergunta do POST, se alguém conhece este tipo de carro, e como deveria ser este assunto?

cumprimentos,
Elmano
 
Last edited:
Já consegui resolver por completo o problema de Catalisador e escape.

Se alguém precisar de ajuda, tenho fotos com as referências que se devem procurar no mercado.

O cupra ou Boca Negra, usa exatamente o mesmo catalisador que o VW polo GTi , entre outros modelos VW e Audi.
Apenas ha a necessidade de soldar uma falange a linha de escape para acoplar à saida do catalisador.
 
Olá.
Tens toda a razão.
Eu na altura tirei algumas fotos, mas não estou a conseguir encontrar todas no telemóvel.

Mas deixo aqui o que consegui encontrar, e dou uma breve explicação.

Portanto, o problema maior era encontrar um CAT que fosse mesmo para o Seat 1.4 TSi Cupra. Porque sempre que eu inseria a matricula ou VIN em alguma site de vendas, aquilo diziam sempre que não tinham para o modelo!

Então depois de tirar uma foto à referencia que estava no CAT ainda no carro, pode pesquisar melhor e perceber o porquê de haver vários modelos da VW e Audi com o mesmo motor e cx DSG7, e ainda assim dizerem na ser compatível. mas a referência OEM era a mesma!

Qual era o "problema"?. Então podemos ver nas fotos que aqui anexo que no SEAT CUPRA, a saída do CAT não tem separação por falange!
o tubo que continua depois da saída do CATALISADOR é soldado à saída deste.
Enquanto que nos Audi e VW, há uma falange que permite separar o CATALISADOR do resto da tubagem que segue do sistema de escape.

Ao perceber isto, encontrei facilmente quer novo, sem ser de origem, como em usados originais e com garantia. De veículos acidentados.

Então enveredei por um CAT usado Original com garantia. Na foto anexa mostro o interior. Está muito bom.
Então com um desses modelos que têm a mesma referência mas com falange à saída de separação, pedi para me fazerem uma falange no tubo que foi cortado mesmo rente ao CAT que eu tinha no carro, e pronto! Agora além de ter ficado 5* funcional, sempre que for necessário remover algum aparte do escape não se tem de tirar o CAT do lugar. O que é muito trabalhoso. Tem se de retirar o para-choques totalmente apra aceder À saída do Turbo onde é fixado e restantes parafusos de fixação e a 1ª SOnda Lambda.

Antes de montar o "novo" CAT, por precaução lavei com daquele Vinagre especial. E também limpei com esse Vinagre as Sondas Lambdas.

No IPO, os gases, estavam baixíssimos ! Fiquei surpreendido!

Esqueci de tirar fotos depois de montado. :(


CAT ORIG r.jpg
 
Last edited:
Esqueceste-te de tirar fotos montados mas nao faz mal.
Já ajuda bastante ter feedback sobre a situação que falas
 
Acredito que sim! Porque ao chegar a qualquer "sitio" para se adquirir um CATATLISADOR para um SEAT CUPRA 1.4 TSi (SC IV) de 180cv, a única diferença física é mesmo não ter a falange de saída! Coisa que os as outras marcas adotaram ao mesmo motor!
Sendo tudo Grup VAG, e as referências OEM são as mesmas, eu pude perceber finalmente isso!

Porque quando contatei a SEAT /CUPRA, eles não tinham a mínima noção de nada disto! E sem têm nada disseram!
Vieram me foi com imagens de sistemas de escape de 1.2,,de TDi´s,,etc,, que na tem nada haver para o assunto! Só me confundiu na altura!

Mas eu também estou numa ilha em que na há népia de GRUPO WAG.
E a ilha única ilha destas 9 que o tem, alem de mal informados (ao que me pareceu) fica a 45 minutos de avião.

Fico isolado com um carro que ja por modelo é único nestas ilhas, além da chatice de não haver apoio da marca.

E já há vários VW e Audi´s TSi, incluindo versoes GTi´s.
Mas são tudo viaturas que o pessoal fez como eu. Trouxeram nos dai do continente.

nada foi vendido cá pela marca. Nem por revendores ,,nada disso!
 
Faial, é uma das ilhas do grupo central. Cidade da Horta.

Também conhecida pela ilha azul.
A ilha da Semana do Mar.

Fica a 5km de distância da ilha vizinha que detém a montanha mais alta de Portugal. A montanha da ilha do Pico.
 
Só conheço Ponta Delgada... que já acho tramada para se esticar um carro... quanto mais o Pico :D
Isso precisava de vir ao continente andar uns km's !!!
 
Lol 😄😄😄 .. veio dai do Porto algum tempo.

Mas eu não estou na ilho do Pico. Estou na ilha do Faial. Que é 1/3 da ilha de São Miguel..cidade Ponta Delgada
 
1000016677.jpg
Para ficarmos com uma ideia. Uma foto tirada da cidade da Horta na ilha do Faial junto à parte do porto marítimo onde atracam os veleiros que vêm de todo o mundo. Chamamos de Marina.

E lá ao fundo do outro lado do canal marítimo vemos a ilha do Pico com a montanha mais alta do país.
 
Bonita imagem!
Um dia tentarei visitar. Estive 4 dias em Ponta Delgada pelo rally...
Tenho de ir para visitar em vez de andar no rally lol
 
Back
Top