Bons dias,
Sou proprietário de um Seat Ibiza 1.9 TDI Fr de 2007. Adquiri o veiculo a cerca de 1 ano e contava com 62000 Km. Há cerca de 2 meses pensei em fazer uma reprogramação da centralina de forma a melhorar a prestação do carro em altas. Dirigi-me à PKE na Moita expliquei aos senhores que queria uma reprogramação soft de forma a não exigir muito do motor, turbo e embraiagem e claro que não deitasse fumo.
Após a reprogramação o carro apresentava 168 cv de potência.Fui informado de que o turbo apresentava uma prisão na geometria, situação essa que se verificou no banco de potencia. No regresso a casa verifiquei que o carro libertava algum fumo preto em baixa rotação mas que depois acabava por desaparecer.
Contactei de imediato o reprogramador que me indicou que devia-se ao turbo, que estava sujo, como tal sugeriu-me que fosse a uma casa especializada em turbos, nomeadamente a HP Turbo em Corroios. Mas como me ficava muito longe da área de residência tal não me foi possivel e obtei por fazer a reparação numa oficina local mas bastante conceituada. O senhor afirmou que limpou EGR, admissão e turbo e que este não se encontrava muito sujos. Visto que o carro continuava a libertar fumo dirigi-me novamente a PKE.
Foi-me explicado que devido às condições que o turbo apresentava iam tentar solucionar o problema do fumo através de software e procederam à afinação da mesma.
Em seguida fui experimentar o carro com o reprogramador e não se verificava o tal fumo em baixa rotação. Mas qual não é o meu espanto que passados uns tempos acelerei um pouco a partir das 4000 rotações e o carro libertava novamente fumo em todas as mudanças e desta vez já era uma fumarada constante.
Enfim, continuo num dilema, gosto da performance do carro reprogramado, mas não gosto de ver o fumo. Já pensei em colocar de novo o File de origem, levar a turbo a uma casa conceituada ou tentar de alguma forma alterar a reprogramação noutra casa mas tendo em conta a fiabilidade do motor.
Agradecia feedback da vossa parte e peço desculpa pelo testamento.
Obrigado
Sou proprietário de um Seat Ibiza 1.9 TDI Fr de 2007. Adquiri o veiculo a cerca de 1 ano e contava com 62000 Km. Há cerca de 2 meses pensei em fazer uma reprogramação da centralina de forma a melhorar a prestação do carro em altas. Dirigi-me à PKE na Moita expliquei aos senhores que queria uma reprogramação soft de forma a não exigir muito do motor, turbo e embraiagem e claro que não deitasse fumo.
Após a reprogramação o carro apresentava 168 cv de potência.Fui informado de que o turbo apresentava uma prisão na geometria, situação essa que se verificou no banco de potencia. No regresso a casa verifiquei que o carro libertava algum fumo preto em baixa rotação mas que depois acabava por desaparecer.
Contactei de imediato o reprogramador que me indicou que devia-se ao turbo, que estava sujo, como tal sugeriu-me que fosse a uma casa especializada em turbos, nomeadamente a HP Turbo em Corroios. Mas como me ficava muito longe da área de residência tal não me foi possivel e obtei por fazer a reparação numa oficina local mas bastante conceituada. O senhor afirmou que limpou EGR, admissão e turbo e que este não se encontrava muito sujos. Visto que o carro continuava a libertar fumo dirigi-me novamente a PKE.
Foi-me explicado que devido às condições que o turbo apresentava iam tentar solucionar o problema do fumo através de software e procederam à afinação da mesma.
Em seguida fui experimentar o carro com o reprogramador e não se verificava o tal fumo em baixa rotação. Mas qual não é o meu espanto que passados uns tempos acelerei um pouco a partir das 4000 rotações e o carro libertava novamente fumo em todas as mudanças e desta vez já era uma fumarada constante.
Enfim, continuo num dilema, gosto da performance do carro reprogramado, mas não gosto de ver o fumo. Já pensei em colocar de novo o File de origem, levar a turbo a uma casa conceituada ou tentar de alguma forma alterar a reprogramação noutra casa mas tendo em conta a fiabilidade do motor.
Agradecia feedback da vossa parte e peço desculpa pelo testamento.
Obrigado