Fumo negro

Boas.
Tive ai em portugal e fiz uma repro no meu pd 130 de 2003.
Disseram-me k era uma repro dentro dos limites pra manter a saude do carro e kuase sem fumo.
Meteram-me mesmo a maneira como pedi.
Andei ai cerca de uma semana e kuase nao fazia fumo nenhum.
Agora na viagem k fiz aki pra Andorra reparei k em certas situaçoes em k pisava via o fumo a sair.
Aki em andorra no dia a dia ja reparei k ele deita fumo cada vez k piso.
Será normal ele nao deitar fumo ao principio e agora sim confused::confused:
P.S O fumo k sai é negro
 
Last edited:
Boas.
Tive ai em portugal e fiz uma repro no meu pd 130 de 2003.
Disseram-me k era uma repro dentro dos limites pra manter a saude do carro e kuase sem fumo.
Meteram-me mesmo a maneira como pedi.
Andei ai cerca de uma semana e kuase nao fazia fumo nenhum.
Agora na viagem de fiz aki pra Andorra reparei k em certas situaçoes em k pisava via o fumo a sair.
Aki em andorra no dia a dia ja reparei k ele deita fumo cada vez k piso.
Será normal ele nao deitar fumo ao principio e agora sim confused::confused:
P.S O fumo k sai é negro

Se na altura da repro não deitava tanto fumo como agora, eu diria que tens uma fuga de admissão.
cumps
 
Se for uma fuga na admissao como posso resolver isso?
É muito mal andar assim?
É k nao percebo muito de mecanica e aki os mecanicos levam caro:D
 
Se for uma fuga na admissao como posso resolver isso?
É muito mal andar assim?
É k nao percebo muito de mecanica e aki os mecanicos levam caro:D

Se tiveres fuga, o ar que devia chegar ao motor não chega todo, como tem uma fuga chega menos, ora como o debito de gasoleo é o mesmo para menos ar faz mais fumo preto.
Percorre as tubagens desde o turbo ao intercooler e do intercooler ao motor e procura vestigios de oleo, onde tiver oleo há fuga.
cumps
 
Mas ao ter uma fuga nao devia tbm ter perda de potencia?
É k o carro parece tar normal , eu piso e ele responde bem
Ao fazerem-me a repro tbm desligaram a EGR electronicamente.
Isso nao tem nada a ver pro caso ou tem?
E se eu tiver alguma fuga nalgum tubo é so tirar e meter outro né?
Depois nao preciso mexer de novo na repro ou sim?
Desculpem ser chato mas é k sou ainda virgem nestas andanças com repros.
 
Mas ao ter uma fuga nao devia tbm ter perda de potencia?
É k o carro parece tar normal , eu piso e ele responde bem
Ao fazerem-me a repro tbm desligaram a EGR electronicamente.
Isso nao tem nada a ver pro caso ou tem?
E se eu tiver alguma fuga nalgum tubo é so tirar e meter outro né?
Depois nao preciso mexer de novo na repro ou sim?
Desculpem ser chato mas é k sou ainda virgem nestas andanças com repros.

Se isso começou a deitar mais fumo passaado algum tempo de teres feito a repro, nada tem a ver com a repro.
Até poderas ter perca de rendimento mas pode não ser notorio.
Verifica como disse se tens fuga, isso é o 1ª passo, poderá ser ate uma braçadeira larga ou assim coisa simples, começa por aqui e verifica.
Ouves algum sopro que antes não ouvias?
Que pressão fazias quando fizes-te a repro e que pressão fazes agora?
cumps
 
o fumo k deita e em baixas ou altas?

a fazer 1 reprise pode sair fumo, ate numa repro soft ou sem fumo e normalissimo deitar algum, x for e em altas ja e diferente....

x n notas perda de potencia entao deixa andar k e assim!

cmp
 
o fumo k deita e em baixas ou altas?

a fazer 1 reprise pode sair fumo, ate numa repro soft ou sem fumo e normalissimo deitar algum, x for e em altas ja e diferente....

x n notas perda de potencia entao deixa andar k e assim!

cmp

Uma pequena fuga de admissão pode não se notar no rendimento e não está normal.
cumps
 
O fumo sai com mais força a partir das 2500/3000 rpm e é sempre a sair ate cortar ou trocar de mudança como nos videos da malta do aço:D
Tbm me disseram k podia ser do gasoleo visto k na viagem tive k meter 2 diferentes.
Tive a dar uma vista de olhos com o capot aberto e reparei k o tubo k sai da EGR parece uma beka solto e tbm k o tubo k sai do IC tem uma beka de sujidade tipo oleo.
É normal:confused:
 
Last edited:
O fumo sai com mais força a partir das 2500/3000 rpm.
Sai igual aos videos da malta do aço :D
Tive a dar uma vista de olhos com o capot aberto e reparei k o tubo k sai da EGR parece uma beka solto e tbm k o tubo k sai do IC tem uma beka de sujidade tipo oleo.
É normal:confused:

Onde tá esse oleo tem fuga de ar, o oleo vem de dentro das tubagens, se passa oleo mais facilmente passa ar.
Esse da egr se está uma beca solto mete direito.
 
Onde tá esse oleo tem fuga de ar, o oleo vem de dentro das tubagens, se passa oleo mais facilmente passa ar.
Esse da egr se está uma beca solto mete direito.

Esse ta solto mas parece é k a braçadeira nao tem força po segurar e la em baixo no IC como posso consertar a fuga.

Obrigado pela ajuda k me estao a dar.
 
Esse ta solto mas parece é k a braçadeira nao tem força po segurar e la em baixo no IC como posso consertar a fuga.

Obrigado pela ajuda k me estao a dar.

No da egr mete uma braçadeira melhor a ver se resolve.
No ic, essa fuga deve ser nas uniões, eu não tou a ver onde seja, mas tens que ser tu a ver de onde ao certo vem oleo e veres a melhor maneira para resolver a situação, ás vezes é as braçadeiras que não tem força suficiente e deixam passar ar.
 
Esse ta solto mas parece é k a braçadeira nao tem força po segurar e la em baixo no IC como posso consertar a fuga.

Obrigado pela ajuda k me estao a dar.

Amigo, 6L PD130 com repro vai-te abituando que é cronico haver fugas como ja deves ter reparado o sistema de admição do PD130 é por encaixe e esses encaixes vão-se desgastando com a presão ate que um dia lá temos a fuga ou mesmo um rebentamento.

Soluções:
1. IC cupra com respectivas tubagens (Originais, Inox, Alumio...)
2. IC universal com respectivas tubagens
3. Torneiro e fazer uma peça igual á das tubagens de origem com os encaixes mas em ferro ou inox para nao romper e apertar a borracha directamente nessa peça.
4. Aguentar com essas fugas e ir reparando quando aparecem

Isto é só uma opinião claro, coloquei numeros mas não é uma ordem a seguir lol

Abraço
 
Amigo, 6L PD130 com repro vai-te abituando que é cronico haver fugas como ja deves ter reparado o sistema de admição do PD130 é por encaixe e esses encaixes vão-se desgastando com a presão ate que um dia lá temos a fuga ou mesmo um rebentamento.

Soluções:
1. IC cupra com respectivas tubagens (Originais, Inox, Alumio...)
2. IC universal com respectivas tubagens
3. Torneiro e fazer uma peça igual á das tubagens de origem com os encaixes mas em ferro ou inox para nao romper e apertar a borracha directamente nessa peça.
4. Aguentar com essas fugas e ir reparando quando aparecem

Isto é só uma opinião claro, coloquei numeros mas não é uma ordem a seguir lol

Abraço

Pois, não tava a lembrar que os fr são por encaixes, é dificil aplicar braçadeiras, o que disses-te esta correcto.
O que interessa é que para tem carga não pode andar com fugas.
 
sera k n e devido a diferença de pressao atmosferica entre portugal e andorra....

n sei digo eu...

abraço
 
Estive a ler o tópico e também pensei nisso. Como o user disse, nota sim o fumo mas em termos de potência o carro está na mesma. Também penso que terá a ver com o facto de pressão atmosférica em andorra ser diferente de portugal. Mesmo em portugal se nota que há dias em que os carros fumam mais, inclusivé stock, quanto mais com repro e em locais com diferentes valores de pressão.
Mas mesmo assim verifica as tubagens de admissão uma vez que dizem ser problema nos pd130
 
Esqueceram do promenor mais importante lol....

GASOLEO ESPANHOL!!!

Sempre que meto em Espanha Gota o meu fica a fumar mais, e de mais clientes meus...
 
Enquanto visse oleo junto as tubagens, não me preocupava com mais nada em quanto não elimina-se todas as fugas.
Poderá ser muita coisa, mas é obvio que fugas de admissão faz mais fumo preto, até pode não se notar, mas faz.
cumps
 
Back
Top