Homolgação [by:zuka]

Boas camaradas,

Prai á uns 5 meses comprei um sub e um amp da marca JBL a um user aqui no forum... Tudo impecavel, so que como o sub era forte de mais, á coisa de um mês rebentei as colunas do carro (honda civic ej9 aka charuto)...

Fui entao á procura de umas colunas OEM po carro, algo que nao encontrei visto que o carro é de 97, apenas encontrei algumas em segunda mao em estado duvidoso...

Entao fui á norauto, e comprei umas pionner do aço de 55w... Mas agora tenho um problema...

Alterei as caracteristicas do veiculo, ou seja, um determinado engenheiro formado e especializado colocou as colunas naquele carro porque eram as mais apropriadas e agora eu eu troquei por outras que nao sao iguais ás de origem... O que faço? tenho que homologar as colunas?

Liguei para o centro de inspecções disseram que nao era preciso porque nao interferia com nada no carro, mas um amigo meu GNR diz que é uma alteração as caracteriscas... :S

Alguem me pode ajudar??
 
Last edited:
estas tranquilo. Nao te preocupes com isso. Se nao andares no meio da rua a fazer ceninhas os sr agentes nao te fazem nada.

Mas a cena, nao é andar na rua a fazer ceninhas... Ate porque nao sou daqueles que anda a disparar alarmes dos carros e lojas as 4 da manha com o sub.. :D Apenas gosto de ter um som de qualidade...

Eu quero é estar legal de modo a que algum dia se alguma vier me chatear por ter o som um bocado mais alto ou assim, eu estar tranquilo por saber que estou legal e que nao me podem pegar.

O que procuro saber é se perante a lei tenho que homologar o sistema de som ou nao? eu tenho faturas de tudo..
 
Se eu não conhecesse mais um caso, até me ria do tópico.. mas aqui fica o testemunho do rapaz, tirado do fórum onde sou moderador:

Carriço disse:
tenho uma duvida, ontem fui mandado parar pela gnr aqui na minha zona, pediram me os documentos, soprei ao balao etc, mas a uma certa altura o gnr pediu me para revistar o carro e eu disse que podia a vontade porque nao tinha nada esconder e que tinha tudo legal.
Ele acompanhou me ate ao carro eu abri a mala a pensar que tinha tudo legal, qual o meu espanto quando o gnr ve os dois subs que tenho e perguntou me se tavam legais, eu perguntei lhe se tava a brincar comigo e ele disse me que nao que para ter subs tinham que estar assinalados no livrete porque eram alteraçoes as caraceristicas do veiculo, mas quando lhe perguntei onde se homologava ele disse que era num centro de inspecçao, algum de voces ja passou pela mesma situaçao?
Ou se o que ele disse é mesmo verdade? Ele disse que se quisesse ate pelo radio pegava e eu gostava de saber se existe mesmo lei em relaçao a isso.


Não sabia que agora eram Senhores Agentes Engenheiros..ou Senhores Engenheiros Agentes.
 
Se andares aí a fazer chinfrim a altas horas da noite é provável que a bófia te chateie. Se andas em condições é claro que a bófia não te chateia. Mais um bocado e perguntas se é preciso homologar os tapetes do carro!!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOL Já me fartei de rir a conta disto.
 
Sim tens, pois quando o carro foi homologado, foi com as tais colunas. Logo é considerado alteraçao das características, se fosse a ti, ia ao IMTT tratar da legalizaçao, senao ainda te arriscas a ir à IPO B, e depois tens d arranjar alguém que te empreste as colunas de um EJ9 de origem.
 
Pelos visto ja ouve alguem que levou o aviso.. E eu quero estar preparado para quando me calhar a mim...

É que isto bem visto ate ao trocar o radio estou a efectuar uma alteração ás caracteristicas do veiculo.. POr estupido que pareça é verdade... :D

E isto deixame de algum modo preocupado, porque na lei nao especifica que tipo de caracteristicas precisam ou nao de homologação, logo , parte-se do principio que SAO TODAS.. :S
 
Se andares aí a fazer chinfrim a altas horas da noite é provável que a bófia te chateie. Se andas em condições é claro que a bófia não te chateia. Mais um bocado e perguntas se é preciso homologar os tapetes do carro!!! LOOOOOOOOOOOOOOOOOL Já me fartei de rir a conta disto.

E agora responde-me, se colocares outros tapetes (exepto iguais aos originais) nao é uma alteração ás caracteristicas do veiculo??
 
Pois, mas também quando dizem que o rebaixamento é ilegal, gostava que dissessem qual é a altura legal do carro ao chão, visto que tenho amigos inspectores que nem eles próprios sabem, quanto mais os Senhores Engenheiros Agentes da Autoridade lool
 
Sim tens, pois quando o carro foi homologado, foi com as tais colunas. Logo é considerado alteraçao das características, se fosse a ti, ia ao IMTT tratar da legalizaçao, senao ainda te arriscas a ir à IPO B, e depois tens d arranjar alguém que te empreste as colunas de um EJ9 de origem.

EU tenho ali as colunos OEM do carro, estao rasgadas mas estao ali.. posso trocar para ir á IPO e relativamente ao sub, penso que na lei nada me proibe de andar com um sub na bagageira, por isso, desde que teja desligado (modo decorativo ON :D) nao podem pegar.

Agora a minha duvida é o que é preciso para homologar (faturas???) e quanto de paga? ja que pelas peliculas é 150€ e pelas jantes sao so 30€... :S
 
Pois, mas também quando dizem que o rebaixamento é ilegal, gostava que dissessem qual é a altura legal do carro ao chão, visto que tenho amigos inspectores que nem eles próprios sabem, quanto mais os Senhores Engenheiros Agentes da Autoridade lool

O problema nao é estar rebaixado, o problema é o material que utilizas para o rebaixar... OU seja, precisas que alterar a suspenção para o poderes rebaixar, entao estas a alterar uma caracteristica do veiculo...
 
Amigo, nem eu nem toda a gente que eu conheço, sabe como homologar um Sub. Nem sei se é possível, nem nada!
Aliás, no Documento Único apenas vem o nível sonoro do próprio carro!
Sinceramente nem sei se hei de rir se de chorar com tais coisas ditas por esses policias..ainda bem que não são todos iguais lol
 
A coisa é simples, nao vao ser umas colunas que te vao trazer problemas, podes ter um som mt bom sem meteres bazucas na mala. Se fizeres mt xinfrim chamas a atençao e depois levas na cabeça nao so por xinfrim mas tb por outras tretas que o teu carro tenha.
 
Posso dar te um exemplo tive o meu 6k2 comercial, sem espaço de mala, estava cheio de tretas de som, tive 2 anos com a mala assim. Nunca tive prob nenhum, o segredo é qualidade de som sem andar no meio da rua a fazer ceninhas
 
:rir: acho isso ridiculo! acho q nenhum azul te vai chatear por causa disso, a não ser q andes com um granda arsenal de som dentro da mala! mas como estamos em portugal,nunca se sabe :)
 
Back
Top