Ibiza 1.9 D não pega a quente

Boas, o meu Ibiza 1.9 D custa a pegar a quente e ultimamente na maior parte das vezes fica ali a rodar e não pega mesmo por muitas vezes que tente.
Uma particularidade, a resistência nunca acciona a quente, só a frio e aí o carro pega sempre bem.
Disseram-me que poderia ser da válvula de temperatura da refrigeração e realmente com a válvula desligada a resistência acciona seja a quente ou a frio e pega bem.

Arranjei duas válvulas usadas para experimentar e continua na mesma, a quente não acende a resistência e pegar tá quieto.. e sinceramente não me acredito que estejam 3 válvulas lixadas, a minha e mais as duas que arranjei.

Penso que me consegui explicar minimamente, alguém poderá saber de onde será este problema?

Obrigado amigos.
 
Também tive esse problema no meu ex 1.9D
Custava mas ate acabava por pegar. Nunca soube a saber o que realmente era porque vendi o carro

enviado através do Renault Clio
 
sim é normal, supostamente como a camara de combustão já está quente não existe necessidade das velas actuarem.

pode ser da bomba injectora.
 
Pois é que tenho visto noutros carros a diesel (não em ibizas, mas de outras marcas) e acende sempre a resistência, a quente pode acender e apagar logo mas acende.

O meu a frio acende a resistência e liga o carro mesmo sem espinhas, a quente nunca acende. Será que posto isto será mesmo da bomba? se fosse da bomba não custaria a pegar seja a frio ou a quente? Digo eu lol.
 
Pois é que tenho visto noutros carros a diesel (não em ibizas, mas de outras marcas) e acende sempre a resistência, a quente pode acender e apagar logo mas acende.

O meu a frio acende a resistência e liga o carro mesmo sem espinhas, a quente nunca acende. Será que posto isto será mesmo da bomba? se fosse da bomba não custaria a pegar seja a frio ou a quente? Digo eu lol.
Amigo, o meu também tinha o mesmo problema, e o pessoal falava de bomba injectora, motor de arranque etc Coloquei uma bateria nova e voila, esta impecavel ja ha dois anos.
 
pode ser sensor temperaura na falange saida da cabeça marada, verifica rele e com um busca polos em que situaçoes nao chega ou chega corrente as velas .
 
Se leres o manual do veiculo. Podes ver que quando Abres a porta do condutor fazes aquecimento da resistência.
No meu 6k ate ouvia o "TAC" do rele...

enviado através do Clio MK3 usando o Tapatalk 4
 
A minha principal duvida é se a resistência terá que accionar ou não a quente e se isso influencia. Se realmente se confirma que não acciona (não acende a luz) então não será daí o problema.
Válvulas de temperatura tenho 3 e com qualquer uma delas não muda o comportamento, por isso daí também não deverá ser.
Será que resta ser alguma coisa da bomba? Tenho que ver se será daí..
 
Se leres o manual do veiculo. Podes ver que quando Abres a porta do condutor fazes aquecimento da resistência.
No meu 6k ate ouvia o "TAC" do rele...

enviado através do Clio MK3 usando o Tapatalk 4

sempre me interroguei o porque desse tac!(quando nem a chaves tenho na igniçao!lÕOL)

minha D tb nao acende a luz quando ta quente!
custa a pegar qundo tem pouco gasoleo(deve ser lixo no deposito)
teu motor de arranque ta bom?:p
 
Last edited:
a minha D a quente nunca acende também a luz da resistência, às vezes custa a pegar um bocado mas é raro.

mas não te sei ajudar :s experimenta com outra bateria
 
O meu nunca fez esse tac, ao abrir a porta, e nunca acende a luz de resistencia se o motor estiver quente Q.B. Pode ser a bomba fora de ponto, pode ser motor de arranque, pode ser bateria... como o motor a trabalhar a polie da cambota abana muito?
 
Obrigado ao pessoal que opinou, dissipou-me a duvida de a resistência não acender a quente.
Tal como disse a frio o carro liga a resistência e pega sempre bem e á primeira, posto isto não encontro lógica de ser do motor de arranque, eu acho que depois de ir descartando possibilidades já fico mais naquela de ser a bomba fora de ponto.. acho que talvez vá começar por aí..
 
Não será do relé 109? Caixa de fusíveis por baixo do volante. Encontras o relé dás umas pancadas e voltas a colocar qd acontecer isso.

Se for o relé na Seat compras 1 por 20 e poucos euros sensivelmente.

Boa sorte na resolução.
 
Não será do relé 109? Caixa de fusíveis por baixo do volante. Encontras o relé dás umas pancadas e voltas a colocar qd acontecer isso.

Se for o relé na Seat compras 1 por 20 e poucos euros sensivelmente.

Boa sorte na resolução.

Vou ver isso amigo. Já agora esse rele é relativo a quê?
 
Se for do relé, ao ligares a bateria directamente a bomba, o carro tem de pegar bem tanto a frio com a quente.
 
Esqueci-me de dizer um pormenor, se desligar o sensor de temperatura acende a luz da resistência e o carro liga bem a quente.. mas nesse caso acho que faz sentido a resistência ligar porque o sensor não faz a leitura devido a estar desligado penso eu.. com o sensor ligado a quente não acende a resistência e o carro custa a pegar.. achei importante este pormenor..
 
Back
Top