Ibiza Cupra 1.8 20VT

Provavelmente é repost ou viram na revista... mas vale a pena ler.

http://automotor.xl.pt/0905/2600.shtm

" O elemento mais radical da gama Ibiza, o Cupra, surge agora em Portugal com o motor 1.8 Turbo de 20 válvulas e 180 cv, uma opção que faz todo o sentido para os mais puristas da condução desportiva

Depois do turbodiesel 1.9 TDI de 160 cv ter aberto as hostilidades, chega agora a vez do veterano propulsor 1.8 Turbo de 20 válvulas e 180 cv animar a versão mais desportiva do Ibiza, o Cupra. Trata-se de uma opção que tem tudo para agradar aos mais puristas, além de ser mais barata que o TDI lançado no ano passado. Mas esta vantagem comercial, que se cifra em cerca de 1770 euros, poderá não ser tão decisiva para a nova variante a gasolina quanto seria de esperar, pois há também de ter em conta os consumos mais elevados.
Mais do que as contas de matemática, o que está em causa são dois conceitos totalmente divergentes, os quais, no entanto, ao nível do design não se fazem sentir. Isto porque, no exterior, não existe forma de distinguir as duas versões. O Cupra a gasolina exibe o mesmo pára-choques redesenhado, onde sobressai a volumosa entrada de ar com o formato de "favo de mel", bem como as jantes de 17 polegadas com cinco raios duplos, revestidas por pneus 205/40.

O ambiente desportivo do interior é confirmado por um comportamento dinâmico muito aguerrido, à altura das expectativas dos amantes de pequenos desportivos

Na traseira, a ponteira de escape cromada e a inscrição Cupra no centro da porta da bagageira mantêm-se como os pormenores mais dissonantes em relações às versões mais "convencionais". O habitáculo também conta com mostradores com fundo branco, pedais em alumínio e costuras vermelhas nos bancos, no volante, no punho da caixa e no travão de mão. Já a caixa manual de cinco velocidades e o conta-rotações com a red-line nas 7000 rpm são exclusivos desta versão.
ALMA GENEROSA
Já com várias incursões em modelos de temperamento desportivo do Grupo Volkswagen, esta competente motorização a gasolina, no plano teórico, nada teme em relação às prestações do bloco TDI. Na aceleração 0-100 km/h, a versão a gasolina consegue retirar 0,3 segundos à registada pelo modelo Diesel, cumprindo-o a em 7,3 segundos. O 1.8 consegue também ganhar mais 10 km/h na velocidade máxima, atingindo os 230 km/h.

Mas, na prática, este novo Cupra não demonstra de imediato os seus pergaminhos, sendo preciso superar a fasquia das 2200 rpm para ganhar mais alento. A partir deste patamar, o motor acaba por ganhar uma vitalidade impressionante, oferecendo uma boa resposta até cerca das 7000 rpm. Trata-se, por isso, de uma unidade que impele o condutor a puxar pelos limites das rotações para extrair o máximo prazer de condução. Para garantir um comportamento dinâmico condizente com as prestações, o modelo conta com o conceito "Châssis Ágil" (DSR), além de uma suspensão reafinada, com molas e amortecedores mais firmes. A distância ao solo é 4 mm mais baixa na frente e 13 mm mais baixa na traseira, comparativamente ao Ibiza FR.


A travagem é assegurada por discos ventilados à frente (com 312 mm de diâmetro) e maciços atrás (232 mm), sendo que a versão analisada beneficiava ainda de pinças de quatro êmbolos, em cor vermelha, para o eixo dianteiro, um opcional proposto por 1295 euros, que oferece uma resistência e eficácia adicionais ao conjunto.

O resultado prático destas afinações revela-se muito agradável, com o modelo a "colar-se" ao asfalto nas curvas mais exigentes, transmitindo confiança ao condutor para explorar trajectórias cada vez mais apertadas. A dianteira insere-se em curva com grande precisão e o eixo traseiro acompanha com rigor toda as trajectórias exigidas, com a vantagem do ESP controlar qualquer excesso aos mais inexperientes ou optimistas. Para os mais afoitos, existe sempre a opção de desligar este salutar e útil dispositivo.

Esta eficácia dinâmica acaba por reflectir-se no conforto dos ocupantes, pois a dureza da suspensão não os poupa de violentas trepidações em pisos irregulares. Este desconforto até se pode aceitar se tivermos em conta a filosofia desportiva do modelo e os bons momentos passados ao volante. Mais difíceis de "encaixar" são os consumos, pois se o condutor rodar sempre nas rotações mais elevadas terá de contar com visitas muito frequentes aos postos de combustível. Os consumos anunciados, que se situam nos 6,1 l/100 aos 100 km em percurso combinado, só são praticáveis caso o pedal do acelerador for bastante poupado, algo que se torna muito complicado de gerir neste modelo.
Proposto em Portugal por 28 310 euros, o Ibiza Cupra 1.8 20VT vale-se de um bom nível de equipamento de série, onde se destaca a presença de bancos desportivos, volante e punho da caixa em pele, computador de bordo, rádio com CD e seis altifalantes, além dos airbags dianteiros e laterais, ABS, TCS e do já referido ESP, que engloba ainda o EBA (sistema de assistência de travagem de emergência). "
 
Sinceramente acho que o Cupra TDI é uma opção mt mais inteligente que o 1.8T, até pk duvido que o 1.8T seja mais rapido.
 
Blackcupra disse:
conhexo um vendedor ke já experimentou os 2 e diz ke gostou mto mais do diesel


eu espancava o vendedor! ehehe


eu guio agora um disel...e tenho imensas saudades do meu gasolina...

mas se tivesse de escolher iria sem duvida para o gasolina turbinado!
 
zigor disse:
carro k e carro e a gota!!!mas concordo k o disel s torne mais rentavel!

exactamente.... depois de ganhar o euromilhoes... um dia.... comprarei um destes, a gasolina, para cada um dos ke prefere a gasolina LOLOL :pip: :lol: :)
 
Gasolina compensa em paises q n Portugal..tirando claro quem tem mt pasta pra gastar..
mas cupra por cupra preferia o tdi..
 
Krubs disse:
PA comprar um VAG a gasolina só uma RS4 ou RS6. Tudo o resto para mim é zero.

Não te consigo compreender...tu contradizes-te!!!
Atrás dizias k turbinado a gota era mais agradavel,depois dizes k só RS´s,o resto é zero....resta saber se o zero engloba Tdi´s..
 
20vtfr disse:
Não te consigo compreender...tu contradizes-te!!!
Atrás dizias k turbinado a gota era mais agradavel,depois dizes k só RS´s,o resto é zero....resta saber se o zero engloba Tdi´s..

20vtfr nao entres por ai que nem vale a pena ;)
 
20vtfr disse:
Não te consigo compreender...tu contradizes-te!!!
Atrás dizias k turbinado a gota era mais agradavel,depois dizes k só RS´s,o resto é zero....resta saber se o zero engloba Tdi´s..

Um carro a gasolina é sempre mais agradavél.
Mas para comprar a gasolina, só comprava os modelos que acima referi.

Nao há contradiçao nenhuma.
 
Nem há comparação possível...

No seu estado original o tdi é mais agradável de conduzir pois tem binários sempre disponível nos baixos regimes, ideal para uma condução normal e despachada...mas o 1.8T é superior numa condução mais desportiva, desde que bem trabalhado com a caixa de velocidades...

Se entrarmos no mundo da carga...com o devido respeito que o tdi me merece esqueçam lá isso...

Os consumos é verdade que são muito diferentes mas um cliente dum cupra Tdi não está seguramente a pensar em comprar um carro económico...e a menos que goste de andar sempre depressa e faça alguns km por ano, amortizar 400 cts em combustível pode demorar algum tempo...

se o ibiza faz 7 aos 100 e o 1.8T faz 10...

em cada 100 km o cupra é mais caro 3*1,250 euros + 7*0,23 =5,36 euros

O que quer dizer que ao fim de 10 mil km (e contando só gastos em combustivel) pouparam-se 536 euros...

portanto ao fim de 40 mil km começamos a poupar...se em média a pessoa fizer 15 a 20 mil por ano será mais ou menos ao fim de 2,5 a 3 anos que começa a poupar pelo facto de ter investido num tdi...

claro que o tdi tem outro valor comercial pois neste país o diesel reina e não dá qq hipótese qd se for vender...

resumindo se se quiser um brinquedo ou se se faz muito poucos km/ano, o 1.8T era na minha opinião melhor escolha...se de facto são daquelas pessoas que fazem muitos km então aí tdi sem qq dúvida...

Quanto a preparações, 250 cv num pd tdi já não é qq gajo que põe e envolve sempre um investimento na casa dos 800 cts...(lá se foi a economia para o galheiro)

Um 1.8T com uns injectores de 340/380 cc ou mesmo de uma forma agressiva 440 cc, k04 (n sei se nesta versão já vem esse mas suponho ser o k03s) e uma N75 majorada faz o mesmo...injectores e N75 rondam os 200 euros bem comprados no ebay...um k04 tb se compra por 250...ou seja por menos de 100 contos os mesmos cavalos e outro fôlego...

cada um tem de pensar muito bem no quer e não se iludir...pq comprar um tdi para poupar e a seguir gastar 400 cts em mod's para por 200 cv qd o 1.8T faz 230 só com repro...
 
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