Jantes aerodinâmicas

Tenho visto aqui no forum utilizadores a querer melhorar a imagem do carro, normalmente com o aumento do tamanho das jantes para 17'', demonstrando alguma preocupação no aumento dos consumos.
Principalmente são colocadas questões como o peso das jantes que pretendem adquirir ou quais são as mais leves para determinado tamanho.

Pois bem, para além do próprio peso da jante e pneus que já vai aumentar outros factores entram em jogo, mas os que mais impacto causam são as forças inerciais e coeficientes de atrito aerodinâmico.

Neste ultimo ponto, a BMW já tem algumas soluções e por acaso bem bonitas..



E dizem eles:

"It's simply a breeze: perfect aerodynamics for optimising fuel consumption doesn't begin and end with the bodywork. In and around a vehicle's wheels and rims, the rotation movements of the spokes often cause air turbulence that has an adverse effect on streamlining. The recently developed resistance-optimised Aero wheel rims in turbine wheel design counter this turbulence effectively, channelling the air along the sides of the vehicle and reducing wind resistance. And, at the same time, reducing fuel consumption and increasing driving pleasure"

Desta forma, e como o combustivel está cada vez mais caro, espero ter iniciado um bom tema para pesquisar na net outras soluções.

Abraços e boas gazadas!
 
Interessante....Olhando para essas jantes...vejo desde já uma possivel alternativa para seat...
Oxigens eins:
2_zentral_gross.jpg

Cumps
 
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Mais um exemplo, mas não encontrei declarações sobre a capacidade aerodinâmica.



Temos também as já conhecidíssimas jantes do Mercedes SLR.

Estes fenómenos são encontrados na net muitas vezes associados ao ciclismo de alta performance. Não é por mera estética que vemos nas provas rápidas as rodas em compósitos de carbono que pesam umas míseras gramas completamente tapadas, ou por exemplo na F1 também se vê um sistema idêntico.


http://www.f1technical.net/development/95

The new system is ingenious in a way that it allows for the cooling exit (opening in lower left of right image) can stay at the same location all through the lap and hereby increase brake cooling and wheel aerodynamic efficiency. The fixed location meanwhile also has the benefit that it washes away earlier protests of rivalling teams who claim that the wheel covers (the ones that rotate with the wheel itself) are forbidden moveable aerodynamic devices.



Para quem quiser "queimar as pestanas" :D
http://www.ultracycling.com/equipment/wheels.html



Segue-se um excelente exemplo do que é pretendido:



http://green.autoblog.com/2010/04/12/design-students-imagine-lightweight-aerodynamic-wheels-of-st/


Abraço!
 
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as primeiras series dos opel corsa B tinham esse estilo de jante aerodinamica mas existia uma lacuna...
as jantes de um lado eram aerodinamicas do outro nem por isso pois ficavam com o sentido contrario de rotaçao.

esse problema foi debatido por outras marcas na altura e lembro-me que pouco tempo depois existia um modelo de carros em que as jantes nao podiam ser torcadas de lado por causa disso...
 
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