Lukla Airport, Nepal

Situado no Nepal, o aeroporto de Lukla é unanimemente considerado o mais perigoso do mundo. Está situado a mais de 2.700 metros acima do nível do mar, a pista tem apenas 527 metros de comprimento, 20 metros de largura e uma inclinação de 11 graus, não dando margem para erros na descolagem ou aterragem. Como se isto não bastasse, a visibilidade é muitas vezes quase nula e no final da pista há um abismo com cerca de 770 metros.

[video=youtube;Y14LkCJd7-4]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Y14LkCJd7-4#![/video]
 
O da Madeira está na lista! Aquilo lá quando apanham aqueles ventos cruzados fazem as aproximações a pista todos de lado. É preciso ter umas unhas do caraças e dá espetaculo para quem vê, agora quem vai lá dentro é que nao deve achar piadinha nenhuma aquilo.
 
O da Madeira se nao estou em erro esta em quinto lugar no ranking dos aeroportos mais perigosos do mundo :)...E preciso ter nervos de aço e um kit de unhas fora do normal para aterrar aqueles grandes avioes nestas pistas ;)
 
O da Madeira se nao estou em erro esta em quinto lugar no ranking dos aeroportos mais perigosos do mundo :)...E preciso ter nervos de aço e um kit de unhas fora do normal para aterrar aqueles grandes avioes nestas pistas ;)

Os pilotos tem umas unhas faço ideia, mas aqueles passageiros devem borrar-se todos!

Eu fui passar a passagem de ano a Paris e ao aterrar lá em Orly o sócio não tirou bem as medidas. Bem, aterrou com uma força, foi uma estourada! Agora imagino o avião completamente de lado e o pessoal a ver
 
Mas não era por ser na Madeira, ultimamente é prática comum cumprimentar o piloto quando a aterragem é bem sucedida. Poderiam era ter arranjado outro tipo de cumprimento, tipo gritarem "Não fizeste mais que a tua obrigação ó cabrão", mas palminhas é mais bonito!
 
O Da Madeira era um dos mais perigosos á uns anos atraz! agora com o aumento da pista já nao se considera um dos mais perigosos :) agr esse de Lukla vesse mesmo que é para avioes de pequeno porte! podem pesquisar que nao se ve nenhum boing ou airbus a aterrar la!
 
Lol, vejo aqui cada comentário, como se pilotar um avião em condições atmosféricas más fosse o mesmo que manter um carro direito numa estrada cheia de gelo. O medo de aterrar na madeira é o mesmo medo de aterrar noutras pistas sujeitas a elevados "crosswinds", são ventos que sopram na diagonal contra o estabilizador vertical (aquela barbatana gigante atrás) do avião e fazem como que este desvie a trajectória da pista, ou seja se o piloto não estiver sempre a corrigir em sincronia com pedais, yoke/joystick e o throttle quando der conta já está 20m desviado da pista, hoje em dia é tudo mt automatizado nos aviões, mas as aterragens são sempre manuais e a meu ver não há 2 iguais. A partir de 0:30 reparem bem na posição inicial e o desvio que leva, basicamente está a aterrar em drift:

[video=youtube;oT190_NuFiM]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=oT190_NuFiM[/video]

E esse de Lukla, só pilotos credenciados da rota é que podem pilotar, ali não há margem pra falhas, se quiser abortar a aterragem simplesmente não aborta.
 
Já levantei e aterrei em vários aeroportos (madeira incluido) e onde senti mais medo (não me sinto muito à vontade a voar) por estranho que pareça foi no de Lisboa, tanto a aterrar como a levantar, uma das vezes a aterrar bateu com tanta força no chão que quase dava para empenar as jantes :) e outra vez a levantar mal levanta as rodas do chão senti o avião a desviar bastante para a esquerda devido ao vento que estava, é certo que uns aeroportos requerem mais pericia que outros mas em todos eles existem riscos que por vezes nos deixam sem sangue [-o<
 
Já levantei e aterrei em vários aeroportos (madeira incluido) e onde senti mais medo (não me sinto muito à vontade a voar) por estranho que pareça foi no de Lisboa, tanto a aterrar como a levantar, uma das vezes a aterrar bateu com tanta força no chão que quase dava para empenar as jantes :) e outra vez a levantar mal levanta as rodas do chão senti o avião a desviar bastante para a esquerda devido ao vento que estava, é certo que uns aeroportos requerem mais pericia que outros mas em todos eles existem riscos que por vezes nos deixam sem sangue [-o<

O de Lisboa sente-se bastante instabilidade na aterragem se estiver a aterrar de sul (por cima da ponte e 2ª circular) isto é por causa do ar quente da cidade que faz perder sustentação por ser menos denso e cria zonas com depressões (aka poços de ar). E quanto mais pequeno for o avião mais se sente. Eu já voei num 747 desde o JFK pra Paris e aquilo é um sossego comparado com um 737 nas mesmas condições.
 
Back
Top