Para quem pensa em emigrar para o Luxemburgo

Olá pessoal,

Já não é a primeira vez que me perguntam aqui no fórum como está a situação cá
no Luxemburgo e como fazer para emigrar para cá.
Lembrei-me de abrir um tópico para explicar/responder a todas as perguntas.
Posso não saber tudo mas informo-me. :)

Atualmente estamos "em crise", forma de muitas empresas mandar pessoal embora para poupar dinheiro
com a justificação de "estar em crise" mesmo estando a fazer muito beneficio.
Estar em crise cá não quer dizer que não há trabalho, até há muito, mas básicamente todas as empresas
procuram pessoal "equipados com as seguintes opções":

- Saber falar/escrever pelo menos 2 linguas (neste caso português e francês)
Quanto mais linguas souber falar melhor.
- Ter esperiência de trabalho
- E o mais importante, ter um diploma

Neste momento o que se mais procura é:

- Mecânicos (de carros, camiões, máquinas..)
- Eletricistas (edifícios, energia, télécomunicações)

Aconselho ver estes sites na net para procurar emprego:

http://english.monster.lu/
http://en.jobs.lu/Default.aspx
http://www.lessentiel.lu/fr/emploi/

Adultos (A partir dos 18 anos):
O ordenado minimo cá (para trabalhadores não qualificado, sem diploma) é de 1.801,49€
Para trabalhadores qualificados, o ordenado minimo é de 2.161,78€


Para quem pretende ficar no Luxemburgo, por um período de mais de 3 meses, devem antes de entrar no país,
pedir autorização de residência (autorisation de séjour) na Direcção de Assuntos da Imigração estrangeira (Direction de l’immigration du ministère des Affaires étrangères). Mas também da para fazê-lo mais tarde.

http://www.mae.lu/Site-MAE/VISAS-Immigration/Long-sejour-superieur-a-trois-mois
 
Last edited:
muito bom tópico , tanbém gostava de emigrar tipo ( suiça ) mas so tenho 19 anos , se tivesse alguem que me podesse meter lá a mão , nao pensaria 2 vezes deixar o nosso país pois isto esta duma maneira lastimável ..
 
Boas amigo, tenho curso de equivalência ao 12° ano, com o diploma, na área de mecatrónica, achas que se arranja alguma coisa facilmente por aí? É que isto aqui não dá nada.

O problema é mesmo ir para aí sem local para ficar e sem trabalho garantido.
Abraço

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk
 
É complicado. Local para ficar ainda se arranja, mas trabalho demora sempre um tempo.
Conhesso muitos que vieram daí e tiveram mezes (4-6 mezes) sem trabalho.
Aconselho a todos que vem para cá, para vir com bastante dinheiro para se aguentar
o tempo enquanto não tiver emprego.
 
Boas amigo, tenho curso de equivalência ao 12° ano, com o diploma, na área de mecatrónica,
achas que se arranja alguma coisa facilmente por aí? É que isto aqui não dá nada.

O problema é mesmo ir para aí sem local para ficar e sem trabalho garantido.
Abraço

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk


Não tenho a certeza, mas acho que o Luxemburgo não reconheçe esse diploma.
Tens que enviar uma cópia (por mail ou correio) ao ministério da educação cá e perguntas.

http://www.men.public.lu/reco_diplomes/090812_reconnaissance_professionnelle_eu/index.html
 
Não vou emigrar, mas é de louvar a tua atitude de informar o pessoal=D>;-)
Se todos ajudassem era muito bom, visto que há pessoal que nem procura direito, vai daqui e seja o que Deus quiser, depois acontece de estarem la a passar mal, e alguns dos que já emigraram ás vezes parece que tem inveja e não querem dizer, logo, dou-te os Parabéns pela partilha!
 
Não vou emigrar, mas é de louvar a tua atitude de informar o pessoal=D>;-)
Se todos ajudassem era muito bom, visto que há pessoal que nem procura direito, vai daqui e seja o que Deus quiser, depois acontece de estarem la a passar mal, e alguns dos que já emigraram ás vezes parece que tem inveja e não querem dizer, logo, dou-te os Parabéns pela partilha!

Obrigado :) Ja vi exemplos desse genero. Que sabem como se faz as coisas e onde
procurar documentos etc.. mas não dizem nada a ninguem. Não sou assim, onde posso ajudar ajudo.

Ja fiz grandes amizades por ajudar, e não custa nada.
Básicamente só partilho informações que sei, para que as pessoas não venham para cá passar pior miséria do que ai.
Não é para isso que emigraram.
 
Ainda há sorte se não pedirem luxemburguês...lol

Obrigado por partilhares a informação. Há pessoal que vai às cegas com pouco dinheiro, isto já não são os anos 70. Ouvi dizer que por norma a comunidade portuguesa no estrangeiro é invejosa, felizmente ainda há boa gente...
 
Ainda há sorte se não pedirem luxemburguês...lol

Obrigado por partilhares a informação. Há pessoal que vai às cegas com pouco dinheiro, isto já não são os anos 70. Ouvi dizer que por norma a comunidade portuguesa no estrangeiro é invejosa, felizmente ainda há boa gente...

acredita que e muito invejosa , vim aqui para a belgica em agosto do ano passado com trabalho previsto e tudo e cheguei aqui nada , pedir ajuda aos portugueses(alguns) no estrangeiro nao vale apena, depois tive eu de me desenrascar sozinho num pais que nao conheçia nada de nada , e olha desde setembro do ano passado que estou a trabalhar e sinto-me bem aqui , e totalmente diferente dai , aqui tens a mutuelle que te da ajudas na saude, pagam t 75% do valor total em despesas saude/farmacias , se a tua mulher tiver um filho aqui ofereçem t o equipamento para a andar com a criança e ainda recebes dinheiro quando a criança nascer, se tiveres mais de 3 filhos já nao pagas belasting(impostos), sao coisas que só por si fazem com que isto aqui seja melhor para viver que o nosso pais, infelizmente né porque o nosso pais e o nosso pais ;) home sweet home lool
 
Ainda há sorte se não pedirem luxemburguês...lol

Obrigado por partilhares a informação. Há pessoal que vai às cegas com pouco dinheiro, isto já não são os anos 70. Ouvi dizer que por norma a comunidade portuguesa no estrangeiro é invejosa, felizmente ainda há boa gente...

Isso é bem verdade, ah portugueses que parece que tem medo que nós estajamos melhores que eles...
Para mim aqui só com um pouco de sorte... Eu andei a penar quase um ano, só agora que concegui orientar a vida!
 
Sempre ouvi dizer que quem fala de borla, pode pagar caro. Mas neste caso, toda a informação que esteja publicamente acessível pode ser transmitida perfeitamente a outros compatriotas, a diferença é que é mais simplificada do que andar a consultar sites governamentais.
 
sempre tive interesse na alemanha, daí dar uns toques em alemão, mas falo mais do que escrevo lol, é o normal

È uma boa base para vires para a suica, mas aqui nao reconhecem os cursos de portugal, tem que ser cursos daqui, mas nao sabem uma m€rda, so gerir, nada mais.

A Alemanha esta uma m€rda, a Merkel gabasse de so ter 5,5% de desemprego, mas nao diz que estao muitos aqui, o que lhe facilita as estatisticas, e teem a vantagem da lingua, mas para trabalhar, poucos se aproveitam, sao como os Italianos.

Um Abraco
 
E um Tuga ter que dizer a alemães como devem fazer o trabalho, é lindo arranjam todos os argumentos e mais alguns enquanto nos olham de cima, fazem mal, um gajo tenta corrigi-los com recomendações etc. Quando voltas para ver como as coisas estão... tudo na mesma fizeram como queriam e usam os mesmos argumentos de anteriormente lol

Para eles valemos 0.

Aconteceu comigo varias vezes na Alemanha lol

É de louvar a tua atitude a ajudar a malta, tenho famelga no Luxemburgo e já pensei em emigrar, mas... ficar longe do mar da famelga e dos amigos não é facil, principalmente do mar lol
 
Last edited:
E um Tuga ter que dizer a alemães como devem fazer o trabalho, é lindo arranjam todos os argumentos e mais alguns enquanto nos olham de cima, fazem mal, um gajo tenta corrigi-los com recomendações etc. Quando voltas para ver como as coisas estão... tudo na mesma fizeram como queriam e usam os mesmos argumentos de anteriormente lol

Para eles valemos 0.

Aconteceu comigo varias vezes na Alemanha lol

É de louvar a tua atitude a ajudar a malta, tenho famelga no Luxemburgo e já pensei em emigrar, mas... ficar longe do mar da famelga e dos amigos não é facil, principalmente do mar lol

Pois para ti e outros como tu é dificil. Eu já não posso dizer o mesmo porque cresci cá, vim para cá com os meus pais tinha 1 ano.
 
Back
Top