Perdeu força e parece andar preso

Boas amigos.
Passa-se o seguinte. Comprei um ibiza 1.4 TDI 75cv com 90 mil km. Puxei por ele e o carro rendia bastante. A 4ª rendia até xegar ao redline e uma vez em recta deu bem perto dos 180 e ainda tinha um bocadinho mais pra dar.
Acontece que de ha uns meses para ca o carro perdeu um bocado de rendimento. A 4ª xega as 3500 e n da mais... so faz é barulho e aumento de velocidade nem ve-lo. Antes em 5ª, as 2000 ia nos 80km/h, agora pa xegar la ja vai nas 2000 e tal, e a agora 180 nem de perto. ta no redline e nem xega a bater nos 170.
Alguem me pode dar uma ajuda? alguem sabe o k pode tar a originar isto? Pode ter a ver com o oleo do motor? com o tipo de gasoleo? com o modo de condução? Alguma coisa entupida?
Um abraço a todos :)
 
A única coisa que pode provocar alteração entre a relação rpm - velocidade é a caixa! Podes ter a embraiagem toda afanada!!
 
Nos ultimos tempos tnh andado mm a pastar com ele. Xego as 2000rpm e meto logo outra a cima. Não poderá ter a ver com isso? Digo isto porque desde ha 3 dias pa ca, tnh andado a esticar mt mais as mudanças. Estico até aí as 2000 e tal ou 3000 e so dps é k meto outra, e hj ja me pareceu notar um carro diferente.
Falem :)
Abraços
 
Nos ultimos tempos tnh andado mm a pastar com ele. Xego as 2000rpm e meto logo outra a cima. Não poderá ter a ver com isso? Digo isto porque desde ha 3 dias pa ca, tnh andado a esticar mt mais as mudanças. Estico até aí as 2000 e tal ou 3000 e so dps é k meto outra, e hj ja me pareceu notar um carro diferente.
Falem :)
Abraços

Não me parece.
Ando ás vezes 1~2 semanas sempre a mudar de caixa á 2000rpm para os consumos, mas qd preciso é só dar gas e la vai ele. Nunca se engasgou, nem empastelou.
 
o problema é k eu ja ando a pastelar com ele desde novembro. tanto tempo assim podia tornar o carro mais preso.
O carro ja ta bue diferente por ter andado a puxar bem pla caixa.
Antes as 2000 em 5ª nem xegava aos 80, agr xega kuase aos 90.
Posso esta a ter sorte, mas ta a resultar :D
abraço
 
o problema é k eu ja ando a pastelar com ele desde novembro. tanto tempo assim podia tornar o carro mais preso.
O carro ja ta bue diferente por ter andado a puxar bem pla caixa.
Antes as 2000 em 5ª nem xegava aos 80, agr xega kuase aos 90.
Posso esta a ter sorte, mas ta a resultar :D
abraço

o carro nao faz uma velocidade diferente numa mesma rotaçao esteja preso ou nao.Tens de ver que existe uma relaçao km/h rotaçao_O carro faz sempre aquela velocidade aquela rotaçao consoante a relaçao de caixa que foi estipulada para cada mudança.o que pode acontecer é o carro nao fazer uma determinada rotaçao logo nao fazer a velocidade estipulada para aquela rotaçao devido ao estar preso ou outro problema.Senao programava-se um pd130 pra dar 200 em 6a as 2500 rpm...
Estou inclinado para teres a embraiagem nas lonas
 
o carro nao faz uma velocidade diferente numa mesma rotaçao esteja preso ou nao.Tens de ver que existe uma relaçao km/h rotaçao_O carro faz sempre aquela velocidade aquela rotaçao consoante a relaçao de caixa que foi estipulada para cada mudança.o que pode acontecer é o carro nao fazer uma determinada rotaçao logo nao fazer a velocidade estipulada para aquela rotaçao devido ao estar preso ou outro problema.Senao programava-se um pd130 pra dar 200 em 6a as 2500 rpm...
Estou inclinado para teres a embraiagem nas lonas

Já tentei explicar isto mesmo mas acho que não resultou... :D
 
Mas quer dizer, isto é uma coisa k so se nota se se puxar mesmo por ele e se se for com atenção a isso. Numa condução mais calma e normal n se nota. Se fosse um problema na caixa devia notar-se em kk tipo de condução, nao? Devia ser uma coisa mais declarada. Digo eu, k n percebo grande coisa do assunto.
Abraços e desculpem a ignorancia :(
 
Nota-se mais quando puxas porque é tens mais binário a esforçar a caixa e ela cede. Notavas sempre se a embraiagem tivesse mesmo muito mal.
Se tu dizes que a rotação sobe e a velocidade não isso é embraiagem.
 
boas,

Penso que estou com o mesmo problema, plo menos os sintomas são identicos.. o carro tb ta com 91k. posso acrescentar que noto o carro preso mesmo quando arranco. não ouço barulho nenhum anormal e a embraiagem "pega" na posição do custume.. não sei se isto acrescenta alguma coisa...
 
O meu ja lhe passou. Andei ai uns tempos a puxar bem por ele. Esticar mais as mudanças em vez de meter lg outra a cima e o carro ja parece outro. Até ja deu os 190 e tal, kuase 200 e ta com jante de 15, por isso podes ver.
Puxa pelo bicho k isso passa-lhe. Aqui todos me dizem k nao tem nada a ver... o que é certo é k resultou e ficou fixe.
Cumps
 
tascas.. obrigado pela dica.

agr tenho a sensação que a embraiagem pega mais em cima...

por falar nisso.. ao fim de quantos km é custume ter que mudar a embraiagem?

Abraços
 
De embriagens n te consigo ajudar. A mnh tb pega um bocado a cima, mas smp foi assim.
Tlvz seja impressão tua. Mas de kk forma, n axo k seja costume os carros andarem assim a trocar de embriagem. Penso que é uma coisa k dura bastante tempo...digo eu
Abraço
 
De embriagens n te consigo ajudar. A mnh tb pega um bocado a cima, mas smp foi assim.
Tlvz seja impressão tua. Mas de kk forma, n axo k seja costume os carros andarem assim a trocar de embriagem. Penso que é uma coisa k dura bastante tempo...digo eu
Abraço

dizes mal
é um dos orgaos que mais sofre
depende de muita coisa conduçao etc
 
Back
Top