Problemas do meu LEON 1P

Boas,

Sou novo por estas bandas portanto tenho um Leon 1P 1.6 a gasolina de 2006 com 130.000km, com tem o kit de admissão da K&N, e um escape FOX.
Recentemente fiz uma revisão com nova correia de comando e bomba de água SKF, nova correia de alternador SEAT (a SKF fazia um barulho estranho) e o normal, velas, óleos, filtros, etc.

Como vivo nos Açores e, infelizmente, só tenho uma oficina SEAT, que presta um mau (e caro) serviço, tenho optado por ir fazendo as coisas com ajuda de um mecânico conhecido.

De momento tenho uns pequenos problemas que talvez me possam ajudar a solucionar:

1 - Sempre que tenho o carro frio (depois de parado várias horas), quando o ligo parece que me quer falhar, quando acelero um pouco sinto um estalo (explosão?) forte, isto acontece 2/3 vezes enquanto faço a manobra para sair do estacionamento e pára 1 minuto depois nunca mais acontecendo o resto do dia... o mecânico diz que pelo som pode ser uma bobine ou então problemas nas velas (que são novas) que ao não queimar o combustível correctamente com o carro frio, faz este barulho. Parece-vos correcto? Já aconteceu a mais alguém por aqui?
2 - Sempre que ligo a sofagem (com ou sem A/C), o ventilador direito (junto à porta do passageiro) faz-me uma espécie de assobio que me mexe um pouco com os nervos... alguma ideia do que possa ser? Queria evitar desmontar o tablier a menos que expressamente necessário;
3 - Até à data fiz a manutenções anuais sempre na marca, excepto a última como expliquei. Fiz reset ao alerta de manutenção, mas dada à idade e km do carro, acho que deva fazer mais alguma coisa?
4 - Há 15 dias atrás pela primeira vez notei que o carro consumiu-me água, deu-me um alerta sonoro no carro e vi no manual que era a água do radiador. Quando vou ver estava bem abaixo do mínimo. Pus até ao máximo e hoje reparei que já está perto do mínimo. O que acham que pode ser? Alguma fuga? (não noto nada molhado mas também não dá para ver na perfeição);
5 - É verdade que já tem 10 anos e 130.000km mas continua uma máquina e quero mantê-la, mas sinto que a caixa já não é a mesma (parece-me menos precisa) e a performance também deixa muito a desejar para um 1.6... com depósito cheio (50l de 95) faço 500km certinhos. Como já muito se deve ter experimentado por aqui, há algo que aconselhem? não me importava do consumo se a performance fosse melhor e sim tenho o pé pesado (sff não me digam para mudar de carro :))
6 - Agora em Outubro vou pintar o carro todo, vai ficar parado uns 15 dias e levar um trabalho de pintura decente. Tenho jante 16, estava a pensar mudar para 17/18 e baixar no pneu para que conte a mesma coisa. Já li imenso, uns dizem que gasta mais combustível, outros que ganho estabilidade mas perco aceleração, enfim, a minha mudança é essencialmente por motivos estéticos, como vou pintar o carro todo gostava de umas jantes mais bonitas, mas não quero piorar a performance do carro (a qual já me queixo um pouco). Qual a vossa opinião?

Estou decidido a manter este carro e levo-o ao limite com frequência por isso este forum será uma boa ajuda para o manter saudável :)

Obrigado a todos!
 
Boas!

1- Não faço ideia.. A frio há mais a probabilidade de uma explosão desse tipo, mas não deveria mesmo assim acontecer..
2 - Provavelmente as palhetas internas não fechem completamente.. Não tou a ver maneira de validar isso sem abrir para ver se não pode estar algo a obstruir ou algum motor já a dar de si..
3 - Não me parece que o carro seja assim tão velho quanto isso.. a manutenção foi a correta e agora é ir prestando atenção ás queixas do carro.. Se não se queixar, tá bom :)
4 - Este já é um problema mais sério.. Poderá ser várias coisas.. o vedante do vaso de dilatação lixado (a tampa não fecha bem), alguma fuga que não vejas bem (a agua pode ficar na proteção do carter e ser perdida pelo caminho ou simplesmente evaporar até chegarem ao local) e, no pior caso, algum problema no motor/Cabeça/junta.. Aqui penso que tenha de ser bem visto por um mecanico de jeito..
5 - caixa, talvez mudar a valvulina possa melhorar, e/ou afinar a mesma (seletor, etc). A performance perde-se ao longo do tempo, mas não de uma maneira tão notória. Possivelmente pode ser uma simples questão de habituação. Já te habituaste a isso de uma maneira que já parece pouco.
6 - Baixar o pneu para que conte a mesma coisa? Como assim? estás a falar do velocímetro? No vag com penso que isso dê para afinar consoante as rodas.. A não ser que tenhas um perfir enorme em 16, mudares para 17 ou 18 tinhas de baixar mesmo muito ao perfil do pneu para contar o mesmo.. Mas sim, aumentando vais aumentar consumos e perder em performance. Só ganhas em estabilidade se o pneu for mais largo.. Aumentar a jante com a mesma largura de pneu pode melhorar mas muito pouco. Tens também de ver se tens essas medidas de 17 e 18 no livrete, senão arriscas a levar com a polícia.. Se gostas de performance, talvez fosse preferivel manter o que tens, mas colocar um pneu mais performante e uns travões também mais adequados a isso (não digo maiores, mas melhores).
 
Obrigado pela resposta mas faltou esclarecer o ponto 1 e aconselhar um pouco se há algo que possa fazer para melhorar a performance deste motor.
Quanto aos pneus a minha questão é, basicamente o que interessa (se não alterar a largura e a própria seat tem a opção de jante 17 mais larga a 225) é o diâmetro final somando jante e pneu. Teoricamente se tiver uma jante de 18 com um pneu de baixo perfil não deveria fazer diferença correcto? Quando me falar no aumento de peso também não me faz sentido são meia dúzia de kg, sendo que é como levar umas compras no carro.
No derrame de água o Mecanico também já viu e visivelmente não derrame em nenhum lado, como despistar melhor?
O que puderem aconselhar para melhorar a minha máquina agradeço!
 
Ainda sobre o primeiro ponto o Mecanico acha que só podem ser as velas ou a bobine. Concordam? Mais opiniões?
 
Back
Top