Boa noite camarada
Desde Já o meu obrigado pela atenção disponibilizada!
Ora bem o meu problema é um pouco complexo, visto eu não encontrar ninguém numa situação idêntica.
Ora cá vai…
Esta historia já bem desde 2003, quando por vezes quando metia o carro a trabalhar, quer em frio como em quente, o relanti não ficava certo. Mas em andamento nem sempre ou case nenhuma vez falhava. Passado algum tempo (meses),acabava por ir a baixo, deixando de depois pegar.
Ainda nesta altura mandei fazer um teste de potencia, qual não é o mês espanto onde fico a saber, no gráfico do relatório víamos uma quebra de binário às 2700RPM.
Quando deixou de pegar foi para a Seat Oliveira de Azeméis onde foi detectada avaria na bomba injectora. Nessa altura foi revisto os injectores, MAF,EGR,etc.
Optei por uma bomba recondicionada, e diga.se de passagem bem cara a reparação!
Entretanto, com mais uma afinação ou duas nessa altura, o carro lá ficou igual a nível de consumos, pois confesso que sou muito picuinhas no que toca a anomalias. Gosto muito de preservar o meu GTTDI. Acho até, que seja o mais recente do seu modelo, no clube.
Ora o tempo vai passando, e o Ibiza vai voando! Espero eu que por muitos é bons anos ainda!
Entretanto já em 2009 o carro tem-se portado bem, não tem repro, mandei fazer limpeza a colectores de admissão, escape, EGR, e turbo que levou todo o kit de substituição da Garrett, mais uma calibração, tudo feito por malta representante oficial Garrett carro apresentava cerca de 180000Km. Diagnostico, não estava nada mal, o técnico disse.me que já tinha visto bem piores, com muito menus Km`s. Geometrias do turbo partidas, etc,etc.
Ora a coisa de meio ano o carro, volta a dar sinais de queres falhar o relanti quando se mete a trabalhar. Pega mas fica a trabalhar incerto. Desligo a chave, volto a ligar e o problema passa.
Fui a uma oficina de confiança, onde trabalha um mecânico, com um GTTDI que já conhecia de vista. Posso dizer que o homem desmonta o carro todo, conhece n de pontos manhosos do veículo, enfim, ele dá-lhe serio. Digamos que explorou o carro e a sua mecânica.
Analisou o problema, ligou a máquina, ou melhor o computador, e esteve a ver valores.
Verificou que a minha bomba injectora, tinha um problema no regulador de débito, no qual dá sempre erro. Afinou o que pode, se é que assim se pode dizer, e o carro tem andado bem ate o final da semana passada! Onde volta a falhar de novo.
Uso por vezes gasóleo Ultimate e normal! Mas sempre BP.
Que posso fazer para descobrir mais a cerca desse regulador de debito??? Que opiniões tem vocês a cerca desta situação?
Aguardo respostas. Questões sobre outros assuntos, estejam a vontade.