Seat Ibiza 1.9 D CLX 6k Refrigeraçao e Manete

Pessoal, antes de mais boa tarde,

tenho uma questão sobre a minha seat ibiza 1.9D e queria saber se alguém já teve o mesmo problema, e se revolveu quanto o custou.

E assim, tenho 2 problemas na seat, um deles e que sempre que meto agua no pote a agua vai sempre para os canos, mesmo quanto ligo mete-se nos canos, na altura quando tive o acidente ja fazia isso e quando foi resolvido o meu mec confirmou se tinha a culaça queimada e esta encontra-se boa ainda, o mecânico ao qual fui hoje disse-me que tem de haver uma fuga mas a vdd e que andou la a procura e não encontrou nada, disse que tinha-mos de combinar um dia para eu levar la a carrinha, em termos de aquecimento nao aquece muito, vai a meio como e normal

Depois outra coisa que também nao incomoda nada no andamento e que a manete esta mais solta que sei la o que, nao sai mudanças mas e sempre uma coisa chata principalmente quando e para reduzir mudanças, o mec disse que tinha de abrir a caixa em principio e que ainda ficava carote, principalmente a nível de mao-de-obra, alguém ja teve este problema?


PS: Não esta a funcionar os acentos no meu portátil -.-'
 
A agua que póes no circuito de refrigeração não cai para o chão? Já viste se o óleo do carro não tem agua? Ou se sai excessivamente agua pelo escape? Normalmente depois de tirar a agua do circuito é necessario "sangrar" o sistema. Consiste tirar todas as "bolhas de ar" de dentro dele. Amanha vejo no meu se tem um sangrador.
Alguem que conheça bem este sistema se quiser chegar a frente... Se não amanha já te dou resposta.
 
Cair ao chão não cai, isso é certo Jotsephe, a vdd, é que coloquei agua agora nele. E a agua está parada, mas aposto que se andar um bocado com ele já foi, O óleo do motor? Em preencipio não, está grosso, normal.
Pelo escape também não sai. a Não ser que estejas a falar em andamento que não sei sinceramente. Ele perde é em andamento.

Fui hoje a um mec mas ele queria ficar com ele lá mas eu não posso pelo menos durante a semana. Bolhas de ar tem com o motor ligado, mas isso deve ser normal? Correcto?

O máximo de Km's seguidos que eu fiz nela (que foram poucos) foram cerca de 120km's num dia, coloquei água antes de sair de casa e em caminho já na volta a temperatura estava antes de meio, e sei que o ponteiro está a funcionar porque quando estourei o carro ainda andei um bocado com ele, quando cheguei ao mecânico o radiador furou e a temperatura estava a subir passando do meio um pouco mais para cima.
 
Last edited:
Na verdade é estranho. Enche o deposito de agua ate a cima. Depois há um tubo grosso que sai do reservatório em baixo se não estou em erro, penso que vá ao radiador ou ao motor. Ligas o carro e vais apertando esse tubo, e vais ver que a agua vai descer e bolhas de ar a sair. (Tampa do deposito aberto). (E cuidado se o o tubo passa perto da ventoinha, nunca se sabe se por acaso ligaria de repente). Quando estabilizar o nível de agua deixas o motor trabalhar ate ele aquecer e ligar as fans. Ai vês duas coisas. Se o termostato faz disparar as fans e se o nível da agua desce muito mais. Poderás ver de vez em quando se aparece agua por algum lado. Se conseguires fazer isso diz.
 
Acabei de fazer isso, tudo igual, tb estive a verificar, caso a junta da culaça estivesse queimada ou algo assim em principio aqueceria, depois, a agua ficava suja, com óleo do motor misturado.

Se fosse a bomba de agua o óleo estaria com bolhas (água) mas não, tudo normal, aquecimento normal.

Ao ver não vi nenhum tubo a deitar água fora.
 
E o liquido anti-congelante ao deitar agua normal continua lá verdinho como o costume, quer dizer que ainda tinha agua e não ficou inteiramente seco. Tem de estar a sair água por algum lado, mas não sei onde, hoje de noite por acaso trabalho, mas amanhã logo de manhã quando sair do work vou ver, ver se tem água no chão.
 
A sofagem aquece? Digo se puseres para aquecer o carro por dentro, sai ar quente? Quando o motor aquecer experimenta. Tenta primeiro sangrar o sistema e depois se continua, é só ver as opções uma por uma. Ha de se chegar a conclusão mais acertada.
 
Hoje por acaso usei a saufagem pq o mec. falou que podia ser o Radiador de Saufagem, então eu a vir embora pús a funcionar, mas penso eu que ele não esteja a funcionar em condições visto que o quente penso eu que funciona apenas com o motor, para sangrar tenho de primeiro comprar liquido anti-congelante. Mesmo assim andei à procura na net e foruns e tal e vi principais motivos para água estar a desaparecer sem qualquer tipo de fuga:
- Radiador de Saufagem (não é assim o nome mas pronto);
- Bomba de Água;
- Junta da Culaça.

Verificar problemas (isto pode ajudar muita gente):

- Radiador de Saufagem - O próprio mec disse que se fosse isso tinha agua ao lado dos pedais do lado direito onde separa o lado do condutor e passageiro, ou seja, por baixo do radiador de saufagem;
- Junta da Culaça:
- Tampa do oleo esbranquiçada ou amarelada;
- Água do vaso de expansão suja;
- Com o motor ligado sair bolhas de água até sair água;
- Constante fumo preto (salvo erro - peço que me confirme Jotsephe).
Bomba de Água:
- Tirar a vareta e verificar se o óleo tem bolhas de água.

Penso que não existe nenhum destes problemas salvo a saufagem.
 
Ora bem, como marro sempre nas cenas decidi ir ver o carro novamente, abri o capot, tampa do óleo do motor bem preta, vaso de expansão que esteve sempre assim é que esta com o tal amarelado, castanho claro (penso eu que esta carrinha já teve de levar junta nova), mas a agua está boa. Confirmei se a agua esta no topo e está, espero bem que não seja a junta --' O sintoma de nao perder agua em lado nenhum mostra ser isso. ai ai --'

E o meu mec tinha de estar de férias -.-'
 
Last edited:
(Isto é a resposta ao post anterior)
Penso que sairia mais fumo branco. Nunca reparei bem. Caso os tubos da "sofagem" passem pela zona onde recebe a agua que escorre pelo para-brisas (por debaixo da grelha onde estão as escovas) podem estar com fugas ai. Mas mesmo assim a agua cairia no chão. Mas acho que não, acho que entram logo atraz do motor para dentro do habitáculo. Já sabes que tens de perder algum tempo, e com alguma paciência as de chegar a um diagnostico. Aconselho primeiro a sangrar o sistema, depois ver se o nível da agua não desce. Mesmo depois de parecer sangrado ela desce sempre um pouco. E vais vendo no chao, dentro do habitaculo. Testa a sofagem para ver se aquece bem com o motor quente.
Caso a agua se mistura-se com o óleo vias logo bolhas na tampa do óleo, e na vareta. Em vice-versa seria óleo na agua. Mas parece que não. Se a bomba de agua não funcar, no deposito de agua, não vês circulação de agua. Caso esta tenha uma fuga, a agua sai do lado da correia de distribuição e pinga para o chão. Se a sofagem não aqueçer e perde agua, o problema esta entre o motor e o radiador de sofagem. Ou seja nos tubos que levam a agua quente do motor para o radiador da sofagem.
 
Ok Jotsephe, antes de mais muito obrigado pela tua ajuda ;) O pessoal hoje aqui deve estar a dormir mas pronto. xD

Vou fazer o seguinte, primeiro amanhã de manhã mal saia do trabalho vou vasculhar o carro todo, mas todo por fora à procura de qq saída de água que duvide muito que hei-de encontrar, depois vou levar o carro para casa, no caminho vou estar atento aos seguintes factores = Fumo branco e temperatura, quando chegar a casa vou abrir o vazo de expansão e verificar como está a água assim como o óleo quente, pode ser que assim possa caçar alguma coisa.

Quanto aos tubos da saufagem, vou-te ser sincero, uma vez reparei com o dia de calor de noite que em baixo da grelha encontrava-se um bom bocado de água que ignorei por pensar que fosse de outro carro, mas sem certezas, vou tentar não inventar porque fazer filmes na minha cabeça é o meu forte, mas a verdade é que tinha água, depois de te colocado, visto que falas-te nisso amanha vai ser outra coisa que vou tentar reparar, mal comece a amanhecer.
 
Ok. No problem é para isso que serve o forum. E no que puder ajudar eu ajudo. Amanha diz então algo. Abraço. Não stresses, é o principal.
 
Tenho também de ver o lado positivo da coisa, por causa destes problemas tenho andado a aprender mais sobre automóveis e posso chamar mecânicos de burros como fiz hoje -.-' O gajo é um otário que não sabia o que dizia, só dizia asneira atrás de asneira, e eu que sou calmo, mas aquele homem meu deus, nunca tinha visto pior.

Vá, amanhã digo alguma coisa ;) Vá, abraço :)
 
Tinha exactemente o mesmo problema no meu ibiza... Nao fazia quente na chaufage e perdia sempre uma beca de agua que eu nunca via por onde. Remedio santo foi adicionar um produto tapa fugas da bardal (acho) que é gelatinoso e não é a base de serradura. Ainda fiquei meio desconfiado porque tinha radiador novo e nao queria estragar nada, mas resolveu!!!!
 
Back
Top