temperatura do oleo gttdi!?

Adiesel

Utilizador Banido
Boas malta, o meu carro não aquecia,nunca chegava ao 90 graus, e eu troquei a o termostato e já voltou a aquecer!

Mas a eu quando faço um viagem um pouco mais longa em autoestrada a uma velocidade media de 120 km/h a temperatura do óleo anda sempre nos 98 100 graus , e quando anda na normalmente em cidade, anda smp nos 94graus 96! (estou a achar demasiado elevado!)

eu andei com o carro a não aquecer algum tempo, e já não me recordo se e normal ou não!

nos vossos tdis a que temperatura o óleo costuma estar, só para eu tirar as teimas?

O carro e um Ibiza GT TDI de 110CV

Abraço
 
Acho que não seja uma temperatura fora do normal. O carro não te aquecia a água!
O óleo n têm nada que ver com o termostato. Já tive um carro desses, e a andar normalmente n costumava passar dos 90º
o óleo. A puxar por ele a fundo chegava a passar os 100º. Mas acho que essa temperatura n é preocupante.
 
Boas..
É uma boa questão pk também nunca soube se 98º, 100º será demasiado..
O meu em condução normal anda nos 90º, (+2;-2).. A andar bem já sobe para 96º,98º,100º.. Depois disso não o deixo passar, reduzo à velocidade para ele acalmar..
Uma altura, depois de uns km's "à bruto" passou os 110º, mas nunca mais, foi a única vez, (que tenha dado conta)..
Agr não posso controlar pq os ecrãs do quadrante pifaram..

Cumps..
 
como tinhas o termostato aberto, a agua nunca aquecia e chegava agua fresca ao permutador de calor do óleo, então o óleo andava sempre mais fresco.
 
Boas..
É uma boa questão pk também nunca soube se 98º, 100º será demasiado..
O meu em condução normal anda nos 90º, (+2;-2).. A andar bem já sobe para 96º,98º,100º.. Depois disso não o deixo passar, reduzo à velocidade para ele acalmar..
Uma altura, depois de uns km's "à bruto" passou os 110º, mas nunca mais, foi a única vez, (que tenha dado conta)..
Agr não posso controlar pq os ecrãs do quadrante pifaram..

Cumps..



Estou a ver que os quadrantes dos GTtdis são uma bela M*R*A!

Já o meu também anda marado, umas vezes as rotações funcionam, outras vezes não, e quando as rotações não funcionam fica o ponteiro a tremer no 0, e o velocímetro tbm não funciona




como tinhas o termostato aberto, a agua nunca aquecia e chegava agua fresca ao permutador de calor do óleo, então o óleo andava sempre mais fresco.

Sim antes de trocar o termostato a temperatura do óleo mal passava dos 50 graus, só quando acelerava um bocado e que la ele aquecia, mas mal abrandava arrefecia logo outra vez para os 60 graus.

Mas como andei com o carro assim algum tempo, já não me lembro quais eram as temperaturas normais de funcionamento.
Ele em cidade normal anda sempre 92 94 graus, em autoestrada a uma media de 120 k/h 98, 100 graus.

Mas se vocês dizem que normal, já fico mais descansado!
 
Last edited:
sem termo o oleo aquece mas nao chega a tanto


com termo o normal é 85 a 90 , 96 a 98 em dias de mt calor e andar normal,, 100 para cima a fazer AE acima dos 140 XD o meu é isto que faz
 
Quando não tinhas termosestato a água estava sempre a circular e com a deslocação do ar arrefecia a água, logo o motor, logo o óleo também baixa... Também tenho um 6k gttdi e tive o mesmo problema (um conselho, põe termoestato de origem, os piratas não valem nada LOL nao durou nem 3 meses :p ) ...
O meu normalmente anda pelos 90º, se andar a 120km/h, anda pelos 92º 94º ... se lhe der bem vai 96º 98º 100º ... desde que esteja dentro destas temperaturas não há problema... tipo perto dos 120º ou mais é que já não é muito agradável e algum problema tem (permutador, não arrefece bem o óleo ou assim)... mas dentro desses valores anda na boa xD
 
Quando não tinhas termosestato a água estava sempre a circular e com a deslocação do ar arrefecia a água, logo o motor, logo o óleo também baixa... Também tenho um 6k gttdi e tive o mesmo problema (um conselho, põe termoestato de origem, os piratas não valem nada LOL nao durou nem 3 meses :p ) ...
O meu normalmente anda pelos 90º, se andar a 120km/h, anda pelos 92º 94º ... se lhe der bem vai 96º 98º 100º ... desde que esteja dentro destas temperaturas não há problema... tipo perto dos 120º ou mais é que já não é muito agradável e algum problema tem (permutador, não arrefece bem o óleo ou assim)... mas dentro desses valores anda na boa xD

Tou a ver que o teu anda com temperatura ligeiramente mais baixas que o meu! Vou tratar de dar um limpeza no radiador, pelo sim pelo não!

Quanto ao permutador de calor, já tive de trocar uma vez o meu, estava com uma fuga, o óleo foi todo parar ao circuito da agua!
Foi um filme do caraças, ter que limpar aquela massa toda do circuito! Se calhar o radiador não ficou totalmente limpo dai dar uns graus de temperatura acima comparado com o teu! Mas estou a ver que está dentro da média!
Mas qualquer das maneira vou lhe dar uma limpeza, mal não há-de fazer.
 
Pois eu nunca tive esse problema...o meu circuito esta todo limpinho, cor de rosa :p ... Quando isso acontece, já vi usar um produto que limpa tudo... Faz isso, uma melhor limpeza do circuito e usa o liquido da VW o G12, para mim é o melhor de todos.
Abç
 
Pois eu nunca tive esse problema...o meu circuito esta todo limpinho, cor de rosa :p ... Quando isso acontece, já vi usar um produto que limpa tudo... Faz isso, uma melhor limpeza do circuito e usa o liquido da VW o G12, para mim é o melhor de todos.
Abç

Sim eu também uso g12, foi o que coloquei quando troquei o termostato, G12 com agua destilada! Mas já reparei que aquilo esta um cor de rosa um bocado encardido! lol pode ser que seja por isso, o circuito não tenha ficado totalmente limpo!
Conheces algum produto fixolas para limpar aquilo?!

o meu tb anda dentro desses valores

Dentro dos valores do Pedro_Oliveira!? Ou do meus lolol!?

abraço
 
o meu aos 160km o oleo anda nos 110graus, nao posso passar dos 180 que chega aos 120, o que acham que podera ser? 6k2 110cv stock, a bomba de oleo tem a pressao certa. dantes quando tinha o outro termostato preso aberto e que podia pisar a fundo e ele no maximo ia aos 100graus. sera o permutador? e que nao tou a ver mais nada.
 
Permutador, vê o sistema de água se está bom... Ainda ontem andei no açu e não passa dos 98º, 100º (os 100 esteve lá um bocadito e saiu logo para os 98) :p
 
e ve se tens o nivel de oleo correcto.
o meu gttdi esta carregado e nao tem essas temperaturas... 102 a andar nos 140....
cidade 86 a 90
 
o meu aos 160km o oleo anda nos 110graus, nao posso passar dos 180 que chega aos 120, o que acham que podera ser? 6k2 110cv stock, a bomba de oleo tem a pressao certa. dantes quando tinha o outro termostato preso aberto e que podia pisar a fundo e ele no maximo ia aos 100graus. sera o permutador? e que nao tou a ver mais nada.

vê a bomba de agua, e o permutador!
Vê se a agua do circuito não esta suja ou com óleo! o meu permutador uma vez marou, estava com fuga, o óleo começou a ir para o circuito da agua!

ou então se o termostato , não e dos fatelas e não esta a abrir todo quando chega aos 90 graus!

Mas estou a apontar mais para a bomba de agua lixada!

Havia prai um user do forum que tinha assim um problemas do género, e era a bomba!
 
vê a bomba de agua, e o permutador!
Vê se a agua do circuito não esta suja ou com óleo! o meu permutador uma vez marou, estava com fuga, o óleo começou a ir para o circuito da agua!

ou então se o termostato , não e dos fatelas e não esta a abrir todo quando chega aos 90 graus!

Mas estou a apontar mais para a bomba de agua lixada!

Havia prai um user do forum que tinha assim um problemas do género, e era a bomba!

o motor ha pouco foi todo reparado, nao mistura agua nem oleo, o oleo ta ao nivel, o termostato kustou 15€, nao faco ideia se e bom, mas tem prai 10mil km, a bomba de agua tem 60mil km, ja tem o rolamento gripado a fazer um bocado de barulho kuando aquece, mas nao tem fuga e ta a rodar bem, tou a ver se aguenta mais 30 mil pa mudar logo a distribuicao. sera o permutador entupido onde passa a agua?? e o que dizem a andar sem termostato? ou sera da bomba??
 
o motor ha pouco foi todo reparado, nao mistura agua nem oleo, o oleo ta ao nivel, o termostato kustou 15€, nao faco ideia se e bom, mas tem prai 10mil km, a bomba de agua tem 60mil km, ja tem o rolamento gripado a fazer um bocado de barulho kuando aquece, mas nao tem fuga e ta a rodar bem, tou a ver se aguenta mais 30 mil pa mudar logo a distribuicao. sera o permutador entupido onde passa a agua?? e o que dizem a andar sem termostato? ou sera da bomba??

Que barulho faz a bomba!? Já agora pra eu saber quando me acontecer o mm!

Epah mas vê bomba, há prai um user que estava confiante que a bomba estava boa, quando foi a ver, a bomba de agua nao tinha turbina, saltou desfez-se e entupido lhe o radiador, e ele andava a toa para saber porque que o carro aquecia!

Mas começa pelo mais barato e vai eliminando hipóteses...
Tira o permutador e da lhe em uma limpeza, aproveita e limpa o circuito todo da agua, inclusive o radiador,

Se continuar na mesma, compra um termostato de origem que a diferença de preço tbm não e assim tão grande,
se o carro continuar a aquecer, epah então só te resta mesmo a bomba de agua!

Tava a dizer que o motor foi todo reparado!? como assim!? levou alguma cabeça nova!?

Abraço
 
o motor andava a mamar bue oleo, a cabeca foi faceada e rectificada, como o bloco tambem, levou pistons mais largos e segmentos. o circuito de agua foi todo limpo, o permutador eu proprio o lavei, a bomba tem a turbina boa. mas o rolamento da bomba faz barulho a rodar, ou seja deixo o carro aquecer ate aos 90, e depois basta abrires o capo e ouves logo o barulho a vir de dentro da distribuicao, um "vum" "vum", mas a bomba ta a vedar e a rodar logo faz circular a agua que e a funcao dela, o que me pode acontecer e o rolamento partir ou ganhar folga e comecar a mandar agua fora como a minha antiga fazia. este termostato que eu tenho e que kuando o comprei notei que akelas molas que ele tem sao mais fracas que a do outro, o de origem tinha umas molas mais fortes, mas ontem reparei que tenho o oleo acima do nivel, vou agora por o oleo a nivel e ver como fikam as temperaturas, ainda ontem a andar por santarem, so voltas por dentro da cidade o oleo andou sempre nos 100c, e so baixava quando o carro fikava ao relanti um bocado.






Que barulho faz a bomba!? Já agora pra eu saber quando me acontecer o mm!

Epah mas vê bomba, há prai um user que estava confiante que a bomba estava boa, quando foi a ver, a bomba de agua nao tinha turbina, saltou desfez-se e entupido lhe o radiador, e ele andava a toa para saber porque que o carro aquecia!

Mas começa pelo mais barato e vai eliminando hipóteses...
Tira o permutador e da lhe em uma limpeza, aproveita e limpa o circuito todo da agua, inclusive o radiador,

Se continuar na mesma, compra um termostato de origem que a diferença de preço tbm não e assim tão grande,
se o carro continuar a aquecer, epah então só te resta mesmo a bomba de agua!

Tava a dizer que o motor foi todo reparado!? como assim!? levou alguma cabeça nova!?

Abraço
 
o meu é um 6k2 e no manometro ja me chegou a marcar 120º a puxar a noite e no inverno, isto de origem.
agr com esta se puxar 3/4km tb vai lg a essas temperaturas.
no outro dia, teve 15mim ao relantim e kuando lhe peguei ja tava kuase a 95º+/-, mas tb tava um calor maluko nesse dia. em andamento normal tb anda sempre a variar entre os 90 e os 100
 
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