Turbo novo... ajuste de repro imediato?

Boas,

Tinha o meu Pd130 reprogramado ( supostamente rondaria os 170cv ), mas utilizando o turbo de origem, o KKK. Acontece que esse turbo foi desmontado, e finalmente, montado o VB. O carro ficou com um trabalhar ligeiramente diferente ( para melhor ).

Acontece que, depois do turbo montado esperava que o carro ficasse totalmentente diferente em baixas, já que pelo que li, o VB é excelente em baixas. Tirei algumas conclusões :

- Ficou com mais " força " pré-2000rpms.
- Deita mais fumo.
- Deixou de ter tanto LAG, devido ao IC.
- Deixou de ter o "kick" que tinha o KKK, sentindo-se mais o binário por volta das 2500rpms, quando antigamente começava ás 2100...2200.
- Ficou um pouco mais rápido ( nada demáis )
- Acaba mais tarde que o KKK ( +-3900 )

Isto tudo com um mapa feito pa um PD130 Stock.

Agora tenho duas perguntas....

- Quem tinha o KKK, e passou pó VB notou a mesma diferença?
- Tenho obrigatóriamente de fazer o ajuste da repro já? Ou posso ter o carro assim um tempo e seguidamente ajustar a repro ? Danificará alguma coisa?

Obrigado a todos,

Pedro.
 
Last edited:
tu se vestires uma t-shirt de tamanho S e tiveres corpo de L, faz-te bem? :p O carro é a mesma coisa... ajusta isso! :p
 
axo que não faz mal!! mas assim não tiras o melhor partido do turbo;)
o que tens a fazer é mesmo ajustar a repro... tambem não pagas mais por isso:ideia:
 
Mal não faz. Tens é o turbo desaproveitado. Estou nessa mesma situação que tu á já algum tempo, porque ainda não tinha embreagem para afinar repro e noto praticamente tudo aquilo que descreveste com a troca do kkk para o vb.

Assim que tenhas oportunidade, afina a repro. Eu devo faze-lo hoje. :)
 
era como eu, tinha so repro.. depois meti ic cupra e já notei algum lag.. depois para notar-se mesmo, meti um 22 e ai é k se nota bem a falta de afinaçao com a repro lol...
 
Eu quando passei do vnt15 hibrido po vnt17vb notei um pouco mais de lag... um pouco menos de força em baixas e muito mais força em medias.
Ajustei a repro e ficou melhor k o hibrido em tudo...lag ,força e fumo que so faz mesmo em altas ;)

Se keres tirar mesmo partido do vb vai ajustar isso.... se n deixa andar k n parece que esteja mto mau.
 
O Ajuste e mais que obrigatorio, pk a repro foi ajustada ao turbo de origem ( pressoes, picos etc) com um turbo mais reforçado poderas ter pressoes maiores e picos maiores. A PKE tb nao cobra nada de ajustes.

Cumprimentos
 
(...)

A PKE tb nao cobra nada de ajustes.

(...)

Não sei se é bem assim... com material non-stock tenho as minhas duvidas. Dai a minha pergunta... porque é obvio que quero o turbo afinado. Infelismente de momento não tenho t€mpo para tar supostamente a pagar por um ajuste. Opticas, Turbos, Ic's , Parachoques... rebentam com a disponibilidade bancária de um gajo ;)

Mtaliko : Notavas mais fumo?

Cumpts e obrigado a todos pela opinião.
 
Eu acho que o carro tá a gastar estupidamente pouco... não de CB que subio um pouco, mas de autonomia vs gasoleo. Provavelmente é impressão minha.

Desses pontos que referi, quais é que diferem no teu, e quais é que acrescentarias?

Abraço
 
- Ficou com mais " força " pré-2000rpms. Não dei conta
- Deita mais fumo. Não dei conta
- Deixou de ter tanto LAG, devido ao IC. Não dei conta
- Deixou de ter o "kick" que tinha o KKK, sentindo-se mais o binário por volta das 2500rpms, quando antigamente começava ás 2100...2200. Confirmo
- Ficou um pouco mais rápido ( nada demáis ) Confirmo
- Acaba mais tarde que o KKK ( +-3900 ) Confirmo

Agora acrescento tambem:
- Ficou com o barulho ainda mais ronco.
- Mesmo no interior do carro, ouvesse muito mais a geometria a abrir e a fechar
- Ficou mais rapida a resposta depois de trocar de mudança (foi assim que a embraiagem se queixou).

Abraço
 
Back
Top