1.4 TSi 180cv Acelera sozinho

Olá White.
Já recebi a nova borboleta, aquilo é tudo plástico. Foi fácil montar no lugar.
Mas preciso do cabo adaptador VAG-COM para fazer a calibração com o software VCDS.
Deve chegar nos próximos dias.
Assim que chegar, "corro" o VCDS, e logo vejo se há mais alguma coisa! Porque já me disseram que também pode ser o "pedal de Acelerador".
No entanto, o barulho que a borboleta fazia nos últimos dias ate encravar de vez, era mesmo muito!
Depois de desligar o motor, ai uns 5 segundos depois, no lugar de se ouvir o motor da borboleta, era uma sarrabulhada danada.
Pelo que vi por dentro de uma igual, aquilo tem umas rodas dentadas em plástico, e devem ter ido à vida.
Deste modo assim que o cabo chegar, o VCDS vai dar o veredicto final.
TB.jpg
 
Dava me jeito alguém que conhecesse o software VCDS com o VAG-COM.

Para calibrar a borboleta.

Ja vi vários vídeos sobre o assunto, mas o protocolo que ne aparece é UDS e isso faz com que várias opções fiquem Desactivadas nos Menus do VCDS.
 
Olá.
Tenho novidades.

Consegui fazendo leitura com um equipamento AuteL desses maiores e mais caros de um conhecido, detetar com muito mais promenor as avarias.

Então eu tenho não 1 borboleta com problemas, mas sim 2.
Tem a plástica que fica entre uma tubagem por cima do motor, e há outra em metal por de trás da Plástica.

Eu desconhecia a existência daquela borboleta de metal ali logo atrás da outra, o que me confundiu pois o barulho de encrave que eu ouvia era a de trás a de metal e não a da frente.

Mas voltando, agora ja sei que o problema esta nessa segunda borboleta. Uma borboleta de admissão.
A sujidade que tinha não era nada de especial.
Não funciona, encrava e não fecha totalmente.

Dai o problema que ja me vinha chamando a atenção por rolanti estar um pouco alto. Ficava alto porque a borboleta não fecha totalmente. Fica encravada.
Nota se rodando com a mão que há problemas na engrenagem interna, que costuma ser plástica.
De certo esta pifada.

Em princípio preciso de uma nova.
No entanto falaram me na possibilidade de anular aquelas borboletas!

Dentro de poucos dias ficaram de me informar se é possível.
Pois ja foi feito em VW golf TSi GTi e ficou bom.

Anexo algumas fotos.
 

Anexos

  • 20240308_164843.jpg
    20240308_164843.jpg
    1,9 MB · Visualizações: 3
  • 20240308_164838.jpg
    20240308_164838.jpg
    2 MB · Visualizações: 3
  • 20240227_144627.jpg
    20240227_144627.jpg
    921,7 KB · Visualizações: 3
  • 20240217_103252.jpg
    20240217_103252.jpg
    998,5 KB · Visualizações: 3
  • 20240217_103249.jpg
    20240217_103249.jpg
    902,6 KB · Visualizações: 3
  • 20240217_103221.jpg
    20240217_103221.jpg
    1,1 MB · Visualizações: 3
Pois. Também estou septico a isso! Na entendo como isso pode funcionar!
Num diesel sim.
Gasolina na entendo como aquilo depois é controlado.

Falaram me nisto aqui na ilha. Que foi feito isso num Golf GTi TSFi 2.0
E que funciona muito bem.

Tens alguma ideia como eles entendem q isso funcione, e o ou os perigos que isso possa acartar?
 
Na é aqui na ilha. É na ilha da frente que mostrei na foto aqui do canal.
No entanto voltei a falar com ele.
Então esse tipo de Delete foi feito num Golf GTi 7. Que é diferente deste motor em muito.
Não é so a cilindrada.
Por isso o próprio aconcelhou a meter a peça nova.
Já encomendei uma.
Assim que chegar vou montar e dou feedback
 
Ola pessoal.
Só para dizer que o problema era uma das borboletas.
Este motor tem uma borboleta em plástico preto que julgo servir de vavula, e exatamente por detrás desta tem uma outra borboleta em metal. E o problema maior esta nesta última.
Meti as duas borboletas novas pois as 2 davam erro.
E tudo voltou ao normal.
Com 150€ comprei as duas borboletas, instalei as eu mesmo, e fiz o realinhamento com uma Autel de um amigo.
Ficou 5*
 
Agora os L/H voltaram ao normal, rolantiza a 0.6L/H como sempre foi.
Tudo isto começou ha uns 3 meses, com o rolanti nos 1.3...1.4L/H.
No final eram as 2 borboletas avariadas.
E só quando a metálica emperrou de vez, cheguei lá. Porque só conhecia a de plástico que fica mais à vista pela frente da outra.
Ficaram me as 2 à volta de 140€.
Novas no EBAy, vindas da Holanda. mas tudo bateu certo!
 
Back
Top