Olá, tenho um Ibiza 1.4TDI Ecomotive com 80cv de Abril/2008. Por ser a versão Ecomotive vem com um turbo KKK BV39 de geometria variável.
Desde há algum tempo que volta e meia o motor faz um barulho um pouco mais grave e o motor, embora puxando na mesma, parece que custa um pouco a "ir". Ou seja carrego no acelerador e demora mais um pouco a responder do que o normal. Isto a baixas rotações, a altas responde bem, embora ao barulho grave se mantenha.
Não preciso de fazer nada de especial para isso acontecer, pode acontecer em andamento calmo, como pode acontecer após puxar pelo carro. Andando mais uns quilómetros passa.
Se eu parar o carro enquanto o tal ronco mais grave se faz sentir, sinto um cheiro a queimado vindo da zona do turbo.
E num destes dias instalei um manómetro de pressão do turbo (o tubo de medição da pressão do turbo foi colocado no coletor de admissão), e reparei que nas situações em que o tal ronco mais grave aparece, a pressão do turbo, quando tiro o pé do acelerador, fica negativa. Ao carregar novamente no acelerador, a pressão começa a subir e depois faz os valores normais de pressão se eu continuar a acelerar.
O que acham que pode ser? Não me incomoda muito, tanto que isto já acontece há algum tempo e nunca me chateou muito, mas ao colocar o manómetro de pressão do turbo, e ver que nesta situação do ronco grave ele faz pressões negativas, lembrei-me de colocar o caso aqui no fórum.
Tentei procurar por situações parecidas mas apenas encontrei um user a queixar-se também de um ronco grave até às 2.000rpm e vibrações, mas que depois foi atribuído a sinoblocos.
Ou seja:
-1.4TDI com turbo geometria variável
-trabalhar do motor mais grave
-custa a responder no primeiro calcar do acelerador
-cheiro a queimado da zona do turbo
-pressão negativa medida no coletor de admissão nestas situações do ronco grave
Obrigado a todos
Desde há algum tempo que volta e meia o motor faz um barulho um pouco mais grave e o motor, embora puxando na mesma, parece que custa um pouco a "ir". Ou seja carrego no acelerador e demora mais um pouco a responder do que o normal. Isto a baixas rotações, a altas responde bem, embora ao barulho grave se mantenha.
Não preciso de fazer nada de especial para isso acontecer, pode acontecer em andamento calmo, como pode acontecer após puxar pelo carro. Andando mais uns quilómetros passa.
Se eu parar o carro enquanto o tal ronco mais grave se faz sentir, sinto um cheiro a queimado vindo da zona do turbo.
E num destes dias instalei um manómetro de pressão do turbo (o tubo de medição da pressão do turbo foi colocado no coletor de admissão), e reparei que nas situações em que o tal ronco mais grave aparece, a pressão do turbo, quando tiro o pé do acelerador, fica negativa. Ao carregar novamente no acelerador, a pressão começa a subir e depois faz os valores normais de pressão se eu continuar a acelerar.
O que acham que pode ser? Não me incomoda muito, tanto que isto já acontece há algum tempo e nunca me chateou muito, mas ao colocar o manómetro de pressão do turbo, e ver que nesta situação do ronco grave ele faz pressões negativas, lembrei-me de colocar o caso aqui no fórum.
Tentei procurar por situações parecidas mas apenas encontrei um user a queixar-se também de um ronco grave até às 2.000rpm e vibrações, mas que depois foi atribuído a sinoblocos.
Ou seja:
-1.4TDI com turbo geometria variável
-trabalhar do motor mais grave
-custa a responder no primeiro calcar do acelerador
-cheiro a queimado da zona do turbo
-pressão negativa medida no coletor de admissão nestas situações do ronco grave
Obrigado a todos