nao sou nenhum especialista mas ca vai o avanço da injectao e dado em °(graus) em ingles SOI(start of Injection), é utilizado para se conseguir injectar a quantidade desejada
no tempo certo ou seja a partir de 10°/12° de atdc a injecao acaba no escape o que origina EGT's, fumo é neste caso que se recorre ao avanco
exemplo as 4000rpms(valores a sorte) :
carro de origem temos 26° de injeçao e 20° de avanço entao vamos ter um atdc teorico de 6°
carro reprogramado temos 34° de injecao para 20° de avanço e vamos ter um atdc teorico de 14° logo estamos a injectar 2° fora do tempo entao vamos a um dos varios mapas de avanço de preferencia ao correcto lol (dependendo do carro podemos encontrar 1 ou varios tipo 10 11) e adicionamos 3° e logo vamos ter um atdc teorico de 11° ou seja voltamos a injectar no tempo certo e reduzimos EGT's, fumos e conseguimos mais potencia util ou seja watts xD
é preciso ter consiencia que existe um limite para o avanço uma vez esse limite ultrapassado existem culassas danificadas juntas pistons etc