2.0 tdi CR 143cv....

Boas pessoal tenho um 6J FR TDI com o motor 2.0 tdi CR de 143cv, ja vou com 4200Km e agora em 2 dias decidi puxar bem o motor para ver o que andava e quero deixar aqui a minha opiniao para possiveis e futuros compradores...

bem se em acelaraçao fiquei muito surpreendido em vel.ponta odiei, pelo menos ate agora....

bem este motor CR nada tem a ver com os PD130 ou os 2.0 TDI, neste nao se sente a potencia a entrar é tudo suave e as vezes nem dá bem para acreditar que vamos a andar tanto, é muito mais elastico, parece carro a gasolina, a quarta as 4300rpm dá 180km/h, a quinta as 4200rpm dá 218km/h.......mas a sexta.........que estupidez......nao dá nada.

bem ja andei com carros como laguna DTI que demora mas chega aos 195/200 a direito, leon II de 140cv 220km/h, a3 130cv a 220/230, focus I 90cv a 190km/h, golf de 110cv a 220km/h......e depois este com 143cv é muito rapido mas vel.ponta.....dá sempre 205km/h e a puxar muito tempo quase os 220km/h....

bem na acelaraçao corri lado a lado e com arranque de segunda ou terçeira com leon II de 140cv, A3 130cv, ibiza 130cv e todos eles STOCK e eu passo sempre para a frente em certos casos com cerca de 5 a 6 carros de diferença......mas todos me vao buscar depois apartir dos 200km/h.....

nao sei se é do motor so ter 4200km ou se é mesmo dele assim, eu nao precisava que dê mais do que os 220, mas pelo menos que de-se.......é que dá gosto velo dar 200 nao boa em qualquer recta mais comprida em quinta e depois pomos sexta e acabou.

em termos de silencio, elasticidade e consumos estou a adorar......so mesmo a vel.ponta é que deixa muito a desejar.

alias o motor é tao suave e elastico que ao inicio ficamos desiludidos pois parece um 1.6 de 90cv.....nao temos sensaçao de que o carro tem 143cv e so quando fazemos um testetezinho com um amigo e ves ele a trocar mudanças a farta e eu em quarta as 4100rpm a 170km/h e ja vai no final da quinta.....é muito fixe.o pior é mesmo a ponta.

bem ja pensei em por filtro de caixa , podia ser que solta-se um cheirinho que fosse a sexta em ponta, outro pessoal diz-me que quando fizer os 15.000km e vier da revisao que ja está a andar mais de ponta.....n sei nao???, acho parvo um motor tao bom ate a quinta velocidade e depois ser preciso uma repro para a sexta dar qualquer coisa, no meu caso nao o vou fazer, porque faço isto so para ver e conhecer os limites do carro e provalvelmente nunca mais ando a fundo de sexta ou quinta.....chega assim de origem pois ele em aceleraçao para carro stock é muito forte, outro dia puxeei com Leon FR de 170cv e ate aos 160km/h foi sempre ao lado dele mas depois tive de virar e parei.
 
Não tenho um FR 6J mas tenho um 6j 1.9 TDI e também sinto o "suave" a puxar, não sentes tanto o binário como se fosse num dos outros carros que referiste. Penso que a FAP ajuda e muito a que isso aconteca pois parece que estrangula o carro embora ele seja rápido.. Eu sinto isso no meu puxo a fundo e parece que faz mais barulho do que propriamente colocar a potencia nas rodas e o gajo andar como deve de ser. Nunca testei ponta com o meu pois não sou de grandes velocidades, mas o carro morre logo quando chega as 4000rpm é para trocar mas é normal isto é um diesel.

Quanto ao filtro não sei se seria boa opção e se irias notar assim grande diferença em termos de performance, talvez ganhasses um bocadito de baixas nada mais.



Cumpz !
 
concordo com o que dizes pois ja andei no golf de 1.9 105cv que tem o tor igual ao teu, mas se achas esse suave ainda nao andas-te no 2.0 CR....este ainda é mais, e bem mais silencioso, e isso das rpm, neste motor CR nao é assim....em todos os diesel destas gamas que estamos a falar eu sempre que puxo é 4000rpm e troco, pois mais que isso é estragar e nao estas a ter mais rendimento, mas este motor nao é assim.....vou dar-te um exemplo, em quarta as 4000rpm e ele vai a 160km/, se puser quinta ele continua a puxar(normal), mas se pisar ainda em quarta ele vai ate as 4200 ou 4400 sempre a puxar velocidade e passa dos tais 160 para 180 num instante.
 
Tenho um carro com esse motor e potencia e compreendo bem o que dizes. A potencia a baixas rotações é inexistente. Pessoalmente, a mim irrita.me. Eu tenho um 1.9TDi de 90cv e parece que anda muito mais que o 2.0.
Quanto a questões de velocidade maxima. O meu dá 188km/h em 5ª e a 6ª dá 230. Mas o meu (Audi A4) pesa muito mais. Esse em 6ª devia dar 300:D Por curiosidade, a que rpm dás 205/220?
 
Pois lá está tens um motor diferente, outra tecnologia isso já é common-rail ! Nunca conduzi nenhum FR 6J mas já tinha reparado no silencioso trabalhar dele. Lá nos encontros do estoril há bastantes, ontem então eram 5 bocanegras em que 2 deles eram FR's e reparei nisso :D

Reparei que és de sintra !! tens de aparecer por lá amigo, ontem eramos imensos à volta de 14 carros por acaso até fizemos filinha pela marginal :D
 
disseram-me outra teoria outro dia, que eu tenha conhecimento so o ibiza 6J, audi A4 e exeo é que têm neste momento este motor 2.0 CR.......e no ibiza a seat fez o seguinte, para o carro ser mais barato tanto em preço com futuramente no imposto de circulaçao, puseram o carro com 119g co2 e para o conseguirem fazer foi atraves de a respectiva afinaçao de motor, evitar excesso de peso e o escalonamento de caixa longooooooooooo e assim pago so 185 euros de imposto, enquanto que no caso do A4 e exeo ja nao estao assim e segundo ja ouvi a sexta é bem melhor do que no ibiza pois o escalonamento e diferente, mas o imposto desses carros tb pois o A4 faz 134g co2 e o exeo 136g co2 e ambos pagam cerca de 220 e qualquer coisa de imposto.

se houve-se a venda um carreto para substituir a sexta, mudava ja amanha
 
Os novos 143cv CR tem muitos limitadores.. dos quais o de velocidade.

Não esquecer que o motor ainda está com poucos quilometros. Cuidado!
 
Tenho um carro com esse motor e potencia e compreendo bem o que dizes. A potencia a baixas rotações é inexistente. Pessoalmente, a mim irrita.me. Eu tenho um 1.9TDi de 90cv e parece que anda muito mais que o 2.0.
Quanto a questões de velocidade maxima. O meu dá 188km/h em 5ª e a 6ª dá 230. Mas o meu (Audi A4) pesa muito mais. Esse em 6ª devia dar 300:D Por curiosidade, a que rpm dás 205/220?

mas atençao....ele parece que nao tem baixas por causa da suavidade e silencio, mas tenta andar uma semana so a olhar para o velocimetro e nao o contarotaçoes...é que como nao ouvimos aquele ruido caracteristico de um TDI a puxar de baixas para medias no dia a dia parece que andamos mais devagar e mesmo que puxes como é CR nao dá "coiçe"....

entao é assim em 4000rpm certinhas faz de quarta 160km/h +- de quinta 205km/h +- mas so nestes 2 dias testei a puxar mais do que 4000rpm e gostei porque nota-se que mesmo depois das 4000rpm ainda tem bastante resposta para dar ao contrario da maioria dos TDI que estamos habituados a quarta ontem as 4300rpm ja ia a 179km/h e em quinta dei o maximo que dei ate agora no meu carro 218km/h as 4300/4400+- depois pus sexta e foi sempreeeeeeeeee 218....lolol
 
1º lugar como queres que um carro com 4300km ja esteja solto?
faz uma exprimencia anda durante o tempo todo nas calmas a meter mudancas as 3500rpm mas trankuilo sem tares a fazer grandes aceleracoes e depois de ele tar bem quente e mais solto exprimenta ai sim a puxares com ele e vais ver se nao sentes as baixas que supostamente nao sentes, vais ver que ao minimo toque de acelerador ele manda um disparo que ate ficas maluco lol.

Em relacao a ponta todos esses que falaste sao carros com muitos e muitos km nao podes comparar a ponta que eles dao com a tua vai la comparar com um A3 novo como o teu a ponta dele, e digo te isto porque do grupo wolksvagen com esse motor é o unico que da mais 3 ou 4 km em ponta nos valores anunciados pela marca e depois diz me qualquer coisa.
Para finalizar a 5a da mais que a 6a até a descer a pique a 6a nao para o carro andar mais mas sim e exclusivamente (stock) para consumos, a nao ser que facas repro e ai assim poderas vir a usar para velocidade se o teu carro tiver a esgotar a 5a.

Fica a minha opiniao do mesmo carro ah e o meu tem 13500km e tambem so da isso que tu falaste a diferenca é que raramente ando em 5a a puxar porque nao costumo fazer viagem em autoestrada. Mas possivelmente ate 4a podera tar mais solto que o teu dependendo do uso que dás.

Espero ter ajudado, Abraço.
 
Last edited:
ainda apouco exprimentei ir a 120km/h e em sexta e depois piso e deixo desenvolver e realmente a 6 é forte pois se olharmos para o ponetiro da velocidade sobe kie um instante e so parou de puxar rapido aos 195+- e depois começa devagarinho pimba 210 mas é bastante rapido começar nos 120 e dar 210 so com a sexta, mas la está a sensaçao que nos transmite é de que nao vamos a puxar nada de especial em relaçao por exemplo ao carro do meu preimo leon II 2.0 140cv que em sexta a 120km/h pomos pedal e ouve-se e sente-se motor logo mas eu no ibiza vou sempre a frente.

eu sei que a quinta pelo que tenho visto por ai é a mudança que dá mais, mas eu preferia que desse menos e a sexta puxar um bocadinhoo e dava na mesma 210 rapido +-+-+- e os 220 ja com num ultimo esforço a direito
 
mas la esta a 6a serve para consumos se queres puxar por ele é em 5a e nao em 6a se fizeres o que fizeste mas em 5a ainda vai mais rapido.
 
tenho o mesmo motor e posso dizer que em autoestrada a única vez que puxei mesmo a sério pelo o carro ele deu 223km/h e tive de abrandar por causa de outro carro, e ia em sexta. a minha opinião é a seguinte:
em relação ao anterior modelo é mais que certo que não dê o tal coiçe,o motor cr é mais linear a dispor a potencia nas rodas do que o motor anterior pd.
Depois, o teu bolinhas ainda tem menos de 5000km, por isso vai esticando com calma, ainda não tens o motor soltinho...
depois dos 10000km ja deves notar diferença quer a puxar...quer em velocidade de ponta...mas tenho de concordar com algumas pessoas....a sexta com repro de certeza que dará mais velocidade de ponta....mas a minha sexta sinto que ainda puxa. a minha 5º já deu 218km/h:D e ainda não a consegui levar as 4500rpm...
Abraçada
 
Pelo que li dos posts, não é assim que se quer um carro? Suave e silencioso? O facto da 6ª não puxar é porque provavelmente não foi pensada para isso, mas sim para diminuir consumos em AE. Quem me dera que o meu SDI tivesse uma 6ª que por exemplo em AE aos 150 km/h, em vez das 5000rpm fizesse 3000. A minha carteira agradecia.;-)
 
O PD160 faz 220, queres que esse faça o mesmo com menos cvs?

Esses novos motores são muito mais eficientes que os antigos PD, daí os melhores consumos e menor ruído. A faixa de rotação mais prolongada (até rotações mais elevadas) é devido às 16V, se aliado a isto dizes que a caixa é superlonga então diria que isso é carro a convidar chip. eheh
 
si eu tambem de 223/225 km no natal mas tipo com inclinacao, mas a 6a nao ta la pa continuar porque ainda falta pa 5a esgotar a diferenca é que metes uma 6a tiras 3 ou 4 litros a media lol.
 
sim, mas ainda não tinhas o motor tã solto como hoje pois não? has de experimentar dar velocidade máxima em plano e comparar por exemplo quando tinhas o carro apenas com 5mil km.... a sexta é para diminuir consumos, de acordo, mas também tem força....eu penso que com uma repro soft já se note diferença na sexta gear. Abraço
 
mas atençao....ele parece que nao tem baixas por causa da suavidade e silencio, mas tenta andar uma semana so a olhar para o velocimetro e nao o contarotaçoes...é que como nao ouvimos aquele ruido caracteristico de um TDI a puxar de baixas para medias no dia a dia parece que andamos mais devagar e mesmo que puxes como é CR nao dá "coiçe"....

entao é assim em 4000rpm certinhas faz de quarta 160km/h +- de quinta 205km/h +- mas so nestes 2 dias testei a puxar mais do que 4000rpm e gostei porque nota-se que mesmo depois das 4000rpm ainda tem bastante resposta para dar ao contrario da maioria dos TDI que estamos habituados a quarta ontem as 4300rpm ja ia a 179km/h e em quinta dei o maximo que dei ate agora no meu carro 218km/h as 4300/4400+- depois pus sexta e foi sempreeeeeeeeee 218....lolol

Isso da potencia não é bem assim o meu Audi pesa muito mais que o Ibiza, logo o conta quilómetros não sobe assim tão depressa. Para o carro que é, o Audi faltam.lhe ali 20cv.
Agora esse motor num ibiza deve ser uma festa. Tens razão numa coisa, a potencia e o binário aparece de uma forma muito discreta. Não é como aqueles diesel de antigamente que "disparava" e depois das 4000Rpm tem aquelas 500Rpm que morre.

Bem é assim, o meu já vai com 39m Km. Compras.te um bom carro. Lembra.te também que "só" tem 4200Km. Eu só começei a puxar pelo meu depois dos 5000 ;)
Uma pergunta, nunca reparas.te depois de puxar o carro que ele trabalha de maneira diferente? Eu quando ando a mais de 190Km/h em 6ª começa a fazer um barulho diferente e parece que ganha mais "genica".
 
Back
Top