pedro, obrigado, vi mal, era da hora, só podia, lol. mesmo a caixa sendo mais curta, num arranque de trajecto curto (como foi o caso), o mesmo teria sido muito melhor e o 106 1.5D nunca teria hipóteses (ele nem fuma, logo nem débito tem, deve estar stock). sei do que falo pois tenho uma caixa mais curtas na minha carrinha 1.9D... só mesmo a partir da 4ª velocidade é que a carrinha começa a perder relativamente à outra caixa que ainda iria em 3ª... mas para compensar em 1ª, 2ª e 3ª fico muito à frente de um 1.9D com a caixa original. já cheguei a acompanhar na saída carros bem mais potentes a gasolina e diesel (alguns com mais do dobro da cavalagem)...
no ibiza preto do filme, essa segunda parece-me muito difícil de levantar. se tivermos em conta que tem uma caixa curta, as mudanças têm de trocar bem mais rápido (mesmo que seja às 5000rpm)... mas acho que para se começar a entender o que se passa nesse ibiza preto, gostaria de saber qual o código dessa caixa de velocidades. o mesmo encontra-se marcado na parte debaixo da caixa.
As caixas do tipo 020, que são as que têm aplicação directa, ou praticamente directa (as que apenas precisam de trocar as luvas para caberem nos cardans), montadas num 1.9D, em 5ª, às 4000 rpm , com pneus 185/60 r14 (idêntico a 175/70 r13), faz com que o carro vá à velocidade de:
121km/h com a caixa 2H;
123km/h com as caixas FM,FD,FK;
124km/h com as caixas 4k, AWY;
130km/h com as caixas AGB, 2Y;
131km/h com as caixas 6G, 7G;
133km/h com as caixas 4y, 9A, AEN, ACD, AUG, DGF, DGT (tenho uma ACD montada no meu 1.9D);
136km/h com a caixa AVX;
139 km/h com as caixas CHB, APW, DFN;
147km/h com as caixas FO, FF, FN, FH até 1980;
147km/h com as caixas 4S, AOP, AGS (relação da 5ª e final diferentes das caixas FO, FF, FN, FH);
148km/h com as caixas CHE, DFQ, DGD, AMC;
155 km/h com as caixas 7A, 7D;
157km/h com as caixas FF, FN, FJ, FH a partir de 1981;
158 km/h com as caixas 4T, 8A, ACN, AON, ASF, ACL, ACH, CHC, CHD, DFP, ATH (velocidade do 1.9D original, que no caso da minha 1.9D tinha a caixa CHC).