6k tdi não aquece

Ora boas!

A máquina é uma 6k gt tdi 90cv e o problema é que o carro não aquece, ou seja, o ponteiro da temperatura da água nunca passa daqui (fiz um paint manhoso lol):



E só chega lá passados uns 10/15 minutos a andar...
Se estiver parado no trânsito, em pára-arranca, o ponteiro começa a subir e chega ao meio, nunca passando daí, mesmo que esteja muito tempo em fila. Quando começo a andar outra vez, ele baixa novamente para a posição na imagem.
O carro tem sofagem a funcionar perfeitamente, agora nestes dias frios manda ar quente logo ao fim de 5 minutos.
No CB a temperatura do óleo está normal, anda pelos 72º, 80º no máximo!
A pergunta é: isto é normal ou tenho alguma coisa estragada tipo termostato? =X

Obrigado!
 
Amigo a minha funciona quase igual, um pouco acima dos 70 normalmente, mas ya kndo se acelera muito ou se anda para arranca ela vai aos 90.
Ela porta se bem. ha tempos trokei o termostato mas esta igual , trabalha bem puxa bem e no vag com não da erros.
Sei de carrinhas k aquecem mais, tb me interroguei sobre isto pois tive um TD e aquecia mais. ja debati o assunto com alguns amigos, uns dizem k a ventoinha despara aos 70 e aos 90 dps, outros k é normal outros k é anormal! n sei! ela mexe se bem e visto k no vag nao da erros está tudo ok .
Mas venham de la mais testemunhos pa se confirmar a teoria :D
Boas curvas...
 
ja tive a minha assim e era do termostato... o mesmo destemperou aberto (era pior que tivesse destemperado fechado). convém agora no inverno o carro funcionar com o termostato bom:cool:
cumps
 
Pois, lá mexer-se bem mexe-se ele xD
Nunca me deu problemas nenhuns...
A nível de consumos também está normal, este último depósito fez 900Km :)

Bom, então e como é que eu vejo se o termostato ou o sensor da temperatura estão bons? Não pesco muito da parte propriamente prática da mecânica e nem sei onde é que isso se encontra no motor lol
É que estive no mecânico a semana passada a trocar óleo e filtros e falei-lhe desta situação, ele diz que é normal nestes carros =X
 
Pois, lá mexer-se bem mexe-se ele xD
Nunca me deu problemas nenhuns...
A nível de consumos também está normal, este último depósito fez 900Km :)

Bom, então e como é que eu vejo se o termostato ou o sensor da temperatura estão bons? Não pesco muito da parte propriamente prática da mecânica e nem sei onde é que isso se encontra no motor lol
É que estive no mecânico a semana passada a trocar óleo e filtros e falei-lhe desta situação, ele diz que é normal nestes carros =X

Pelo que falas, decerteza, que é o termoestato que esta sempre aberto. Ve se com o carro parado, o motor a trabalhar, o radiador nao aquece rapido. Se o termoestato tivesse a funcionar, o radiador demora a aquecer, e o tubo de cima esta muito mais quente que o debaixo, enquanto nao abre o circuito. Se dizes que em andamento a temperatura nao chega ao meio, é porque tens o circuito sempre aberto, se fosse so do sensor de temperatura, provavelente, mesmo parado no transito, nao media a temperatura a 90º.
Troca o termoestato, que isso ate é barato, e aproveita para meter um bom anticongelante, que com estes dias de gelo, mutia falta faz.
 
Ok, vou tratar disso então!
Mas por agora não posso que amanhã vou para Espanha lol
Quando voltar logo resolvo o problema :)
Muito obrigado a todos pela ajuda!
 
Posso dizer que ontem o meu carro levou um termostato novo pois fazia exatamente o mesmo.. e o que acontecia e foi o que o amigo professor disse o termostato estaria sempre aberto.. conclusao levou um novo e agora passado pouco tempo aquece logo :D
 
fika por baixo amigo.. se for como o motor td tens que tirar a bomba da direcçao assistida.. assim que tirares ves logo uma peça em plastico com 2 parafusos.. depois tiras isso e ves logo o termostado :D
 
fika por baixo amigo.. se for como o motor td tens que tirar a bomba da direcçao assistida.. assim que tirares ves logo uma peça em plastico com 2 parafusos.. depois tiras isso e ves logo o termostado :D
no motor tdi não está no mesmo sitio do td...
mas é facil, segues o tubo grosso da parte debaixo do radiador que vai dar a uma falange, é por tras dessa falange, fica por baixo da bomba injectora e entre o alternador e a vareta de oleo. ve aqui como se faz:
http://www.myturbodiesel.com/1000q/a4/thermostat-ALH-VW-TDI-engine.htm
cumps
 
no motor tdi não está no mesmo sitio do td...
mas é facil, segues o tubo grosso da parte debaixo do radiador que vai dar a uma falange, é por tras dessa falange, fica por baixo da bomba injectora e entre o alternador e a vareta de oleo. ve aqui como se faz:
http://www.myturbodiesel.com/1000q/a4/thermostat-ALH-VW-TDI-engine.htm
cumps

isso é nos TDIs das 6k2 e nos PDs tb...(o motor com a tampa de valvulas em aluminium) nas 6k é igual aos D's e aos TD's ... fica por traz da bomba de direcçao ;)
sim o problema referido é mesmo o termoestato amigo AMD_KID... mete original pq mts vzs os de concorrencia acabam p n bedar em condixoes e dao passagem e o carro n fica bem nos 90º mas sim por volta os 70º ;)
 
Ora vamos lá desenterrar isto :D

Finalmente montei o termostato, que foi comprado ao nosso amigo Vasco Anastácio aqui do fórum (5 estrelas já agora).
Era realmente esse o problema, agora aquece ao fim de 10 minutos a andar e o ponteiro mantém-se nos 90º durante a viagem, maravilha!

Obrigado a todos!
Um abraço!
 
Ora vamos lá desenterrar isto :D

Finalmente montei o termostato, que foi comprado ao nosso amigo Vasco Anastácio aqui do fórum (5 estrelas já agora).
Era realmente esse o problema, agora aquece ao fim de 10 minutos a andar e o ponteiro mantém-se nos 90º durante a viagem, maravilha!

Obrigado a todos!
Um abraço!

Sim a mim aconteçe-me o mesmo :p

Tenho de mudar o termoestato :p:clap:
 
Ora vamos lá desenterrar isto :D

Finalmente montei o termostato, que foi comprado ao nosso amigo Vasco Anastácio aqui do fórum (5 estrelas já agora).
Era realmente esse o problema, agora aquece ao fim de 10 minutos a andar e o ponteiro mantém-se nos 90º durante a viagem, maravilha!

Obrigado a todos!
Um abraço!

Tivest sorte de ter colado aberto se tivesse colado fechado poderia ser pior.
 
Por acaso acabou por ser pior porque esta semana tive uma fuga num tubo de água, o que vem da bomba de água e liga no motor. Ainda fiz uns km's sempre a meter água com garrafões mas depois não arrisquei mais, chamei o reboque e mandei o carro para o mecânico! Aproveitei e mudei logo os tubos todos daquela zona e troquei também o termostato, daí este problema ter ficado resolvido :)
 
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