Não me crucifiquem, mas, e para estradas velhas o que é melhor para um 6k2 tdi?
Na minha zona, buracos e caminhos de terra batida é algo comum, ando a estudar mudar as minhas suspensões, mas tudo o que me agrada no aspecto de performance, perco em altura e conforto(de qq das maneiras já tenho as de origem e todas mamadas, mais desconfortável que isto deve de ser difícil.
E não me convém nada por o carro mais baixo senão é a morte do artista.
Então, para manter a altura, ou até por um pouco mais alto(sim sofro de jipose) qual a melhor opção??
[Modo posta on]: As coils para regular em altura dão só para rebaixar? não há nenhumas que dêem para por a altura normal?
cumps
Estimado,
Antes de mais achamos o feedback do ZURK, muito interessante, pois foi das primeiras pessoas a dizer que colocou uns koni e achou bastante confortável.... o que não deixou de ser uma agradável supresa....
Olhando com atenção, verificamos que nas fotos do Zurk, ele usa jantes de origem ou tipo com um pneu alto, então compreendemos que o conforto deve-se muito à altura do pneu, que faz de suspensão nas pancadas mais secas. mas como maior parte dos carros sport usam pneus de perfil baixo e jantes de maior dimensão, perguntamos: - Como irá sentir o carro e a estrada com este kit?????
Por vezes o melhor sistema parte de compreender o cliente e perceber o que pretende e só posteriormente aconselhar um ou outro sistema.... Nós pessoalmente é desta forma que tentamos atingir a satisfação do cliente, que será o nosso sucesso.
Infelizmente não se pode ter tudo!!... poderá chegar a um meio termo que o agrade pessoalmente a si, mas as duas coisas juntas a 100% é muito dificel.
Se pretende manter a mesma altura deverá nunca apostar em sistemas Sport, pois todos os amortecedores Sport tem o veio mais curto de forma a quando baixar, não ficarem em demasiada carga. Ao terem o veio mais curto se aplicar molas originais vai forçar o veio a subir na posição contrária, mais do que devia e nesse caso poderá ter problemas nos vedantes e batente interior.
Se aplicar um sistema Sport terá forçosamente de rebaixar o veiculo a medidas minimas de 30 a 35mm.
Se um kit de Coilovers é Sport automáticamente vai rebaixar o veiculo num mínimo de 35mm, caso contrario não iria permitir rebaixar a medidas de 60mm ou mais.
Quanto às Coilovers: existem modelos e modelos.....
Quando nos referimos aos modelos que mais se vê aqui no forum, estamos a falar de um sistema que foi desenvolvido a pensar em preço/qualidade e simplicidade. Mas como foi dito, tudo tem um lado positivo e um lado negativo.
Nestes sistemas temos um amortecedor no interior da caixa da coilover que é Sport e como tal tem um veio mais curto. Em volta tem molas que são afinadas através de rosca em altura, só que ao subir ao máximo vai apertar a mola e esta endurece ligeiramente porque vai ser prensada. No inverso da operação se baixar muito a rosca vai libertar a pressão da mola, permitindo ao veiculo descer, só que irá ter um carro muito mais macio (às vezes até de mais).
As queixas que tem surgido aqui no forum devido as coil serem muito duras, tem de reparar que maior parte refere-se só a uma marca e isso pode ser derivado a algum problema com essa marca.
Se puder dispor de um pouco mais de orçamento para adequirir umas coils, damos outro exemplo (referimo-nos a uma marca nossa, que está em cima com uma foto para podermos dar estas indicações técnicas com conhecimento de causa):
1 - Este tem metade do peso de maior parte das que circulam no mercado, devido à sua construção ser em ligas leves;
2 - Permite regulação em altura pelo corpo, sem modificar a mola e sua dureza ou altura do veio do amortecedor, desta forma poderá ter a altura que quiser com a dureza que quiser;
3 - Pode dar a dureza à mola como quiser, independentemente da altura afinada;
4 - Permite afinar a dureza do amortecedor em 30 posições, de macio a duro, sem necessitar de desmontar nada, basta colocar o espigão;
5 - Em muitos modelos podem vir equipadas com afinação de camber, no caso de ter umas jantes muito largas e o carro muito baixo, pode ajustar o camber de forma a ter as rodas direitas e assim não ter um desgaste excessivo do pneu no mesmo ponto.
ESPERAMOS DESTA FORMA TER CONTRIBUIDO NO FORUM PARA ESCLARECIMENTO DO PÚBLICO EM GERAL A PERCEBER COMO FUNCIONAM AS COILOVERS E COMO AJUSTAR AS AFINAÇÕES MAIS A SEU GOSTO PESSOAL!!!!!
Um abraço,
DNY R TEAM