[6L Manco] Coisas que me chateiam.

Boas.

Como já referi várias vezes, possuo um 6L manco AMF com 113 mil kms que ainda nunca me deu chatice nenhuma. Estou satisfeitíssimo com o carro e é só revisões + Gasoil (pouco :D ) e andar!

Contudo, há coisas, como se diz, não doem, mas moem, ou melhor, chateiam, o carro neste momento tem umas coisinhas que me chateiam, que são:

- De vez em quando, ao desligar o carro, parece que o carro dá um "safanão", uma espécie de abanão, e abana a carrocaria toda... - Já faz há algum tempo e não me parece grave, mas, lá está, chateia!

- Quando faço up-shift de 1ª - 2ª e 2ª - 3ª, ao levantar o pé da embraiagem e meter no acelerador, parece que ouço um pequeno "tac", uma espécie de estalo, parece-me que deverá ser algum barulho da embraiagem, mas só faz nessas passagens de caixa - Sempre me pareceu fazer...

- Aqui há uns tempos (para aí um mês), seguia numa estrada nacional, chovia bastante, mas mesmo bastante, e tava muito vento, um temporal, seguia atrás de um camião que devia ir a 60, entretanto abre uma faixa e o camião mete-se para a direita, eu ia em 4ª, estiquei 4ª até às 3400rpm para aí, passo para 5ª e ia a 120km/h, quando passo para a frente do camião, parece que o carro perdeu potência ou falhou, não sei!!! E baixou dos 120km/h para os 100km/h Sei que reduzi para 4ª novamente e dei-lhe mais gás :D :D :D Seria alguma corrente de vento que, ao passar o camião, levei com o vento lateral e o carro "morreu"... Dessa vez estava com gasóleo do Jumbo. Escusado será dizer que não acendeu nada no quadrante nem nada.
Entretanto nunca mais fez, o carro puxa bem, consome pouco, barulho normal, fumo zero, e também só tem levado GALP e Repsol... 8)

Digam coisas acerca destes pequenos "stresses" Como vos digo, até podem ser coisas normais, mas quando se tem o carro já há algum tempo, parece que começamos a identificar coisas onde não existem.
:lol::lol::lol:

Cpts.
 
Boas.

Como já referi várias vezes, possuo um 6L manco AMF com 113 mil kms que ainda nunca me deu chatice nenhuma. Estou satisfeitíssimo com o carro e é só revisões + Gasoil (pouco :D ) e andar!

Contudo, há coisas, como se diz, não doem, mas moem, ou melhor, chateiam, o carro neste momento tem umas coisinhas que me chateiam, que são:

- De vez em quando, ao desligar o carro, parece que o carro dá um "safanão", uma espécie de abanão, e abana a carrocaria toda... - Já faz há algum tempo e não me parece grave, mas, lá está, chateia!

- Quando faço up-shift de 1ª - 2ª e 2ª - 3ª, ao levantar o pé da embraiagem e meter no acelerador, parece que ouço um pequeno "tac", uma espécie de estalo, parece-me que deverá ser algum barulho da embraiagem, mas só faz nessas passagens de caixa - Sempre me pareceu fazer...

- Aqui há uns tempos (para aí um mês), seguia numa estrada nacional, chovia bastante, mas mesmo bastante, e tava muito vento, um temporal, seguia atrás de um camião que devia ir a 60, entretanto abre uma faixa e o camião mete-se para a direita, eu ia em 4ª, estiquei 4ª até às 3400rpm para aí, passo para 5ª e ia a 120km/h, quando passo para a frente do camião, parece que o carro perdeu potência ou falhou, não sei!!! E baixou dos 120km/h para os 100km/h Sei que reduzi para 4ª novamente e dei-lhe mais gás :D :D :D Seria alguma corrente de vento que, ao passar o camião, levei com o vento lateral e o carro "morreu"... Dessa vez estava com gasóleo do Jumbo. Escusado será dizer que não acendeu nada no quadrante nem nada.
Entretanto nunca mais fez, o carro puxa bem, consome pouco, barulho normal, fumo zero, e também só tem levado GALP e Repsol... 8)

Digam coisas acerca destes pequenos "stresses" Como vos digo, até podem ser coisas normais, mas quando se tem o carro já há algum tempo, parece que começamos a identificar coisas onde não existem.
:lol::lol::lol:

Cpts.
boas amigo !!


das coisas que tive a ler no que te posso ajudar é o seguinte também tenho um manco 1.4 ...

1- a situaçao do motor parece que abana penso que seja normal pk a mim acontece-me exactamente o mesmo por isso deve ser normal nos 3 cilindros a mim acontece tal e qual como dizes

2- a cena do tac tac já estive a pensar no que poderia ser e não estou a ver mesmo :s

a cerca dessa perda de potencia , eu noto uma mudança brutal quando meto gazol galp e jumbo , com jumbo o carro fica mesmo do pior e ao ultrupassares deves ter ficado contra o vendo gazol do jumbo béu morreu , penso que será normal esses problemas todos pelomenos a mim acontece-me o mesmo , o manco é um carro muito inserto as vezes parece mito bom a puxar o trabalhar outras não , ades de reparar que quando está tempo bom tipo bue calor , metes o trabahar o motor parece que vai saltar e fica um barulho bue diferente é estranho mas já me aconteceu , dias com chuva ou a noitinha as vezes nem parece motor 3 cilindros a trabalhar nem sei porque , de resto não estou a ver mais nada , eu no meu se meter gazol do jumbo 1 vai-se logo e depois o carro fica mesmo uma bela bosta cumps espero poder ter ajudad
 
Ora, 1º e 2º stress parece-me ser a mesma coisa, ou seja apoios de motor! E apontava para o da caixa.

O 3º, bem... Isso nao estou a ver mais nada a nao ser o vento
 
Tenho 1 com 230Mil, o unico defeito: gasoleo ao preço que esta eheh e nao vale a pena por-lhe gasoleo do jumbo e afins porque das 2x que tentei o motor mancava (ainda mais,parecia mesmo um motor de tirar agua lol) e entao so lhe coloco REPSOL ou BP
 
Viva,
Estou a ver que o manco, para além de lhe faltar 1 piston ainda é exigente e só gosta de gasóleo caro!! :D
A resposta correcta para os teus problemas foi dada pelo mv_anastacio.

Inté
 
Eu não estou com isto a meter defeitos ao carro, tou só a falar de pormenores. Vai na volta tá tudo bem (é o mais certo), são apenas stresses da minha cabeça.

É que o carro tem sido tão fiável e tão certinho (talvez o carro mais fiável que já passou cá por casa!), que às vezes ando à procura da barulhinhos e vibraçõezinhas só para ter a certeza que tá tudo bem com o bote.

Em relação ao apoio de motor, é válido sim, contudo penso que um apoio de motor estragado teria mais consequências que as que o MV_anastacio indicou, como por exemplo o carro parado a trabalhar vibrar, fruto da vibração do motor, mas o meu a trabalhar não abana nadinha.

De resto continua a rolar sem stress.
 
Hum, o problema aqui é que falas que sentes uma pancada quando trocas de velocidade, logo é bastante provavel que seja o tal apoio da parte da caixa.
Ou entao poderão ser os sinoblocos do charriot que é o mais usual tambem. Fora isso nao estou a ver mais nada
 
Epah... até parece que tás a falar do meu carro :)

Dos apoios não é... já os mudei no meu e sem nenhum resultado :(

O meu também dá um erro no VAG COM que ninguém sabe identificar a origem (erro 18263)

Abc
 
MV eu não sinto pancada nenhuma quando troco de mudança, ouço apenas um "TAK" quando faço aqueles up-shifts. Em redução não ouço nada. E a trocar de 4ª para 5ª por exemplo, também nada! Eu ando a pensar na embraiagem desgastada (foi e é o meu primeiro carro e levou/ainda leva com algumas azelhices) já que a mesma pega um bocado em cima de mais para meu gosto, mas não sei. Deixa andar.

Epah... até parece que tás a falar do meu carro :)

Dos apoios não é... já os mudei no meu e sem nenhum resultado :(

O meu também dá um erro no VAG COM que ninguém sabe identificar a origem (erro 18263)

Abc
O meu de erros no VAG COM dá-me um erro qualquer relaccionado com o sistema de som, não sei se é o rádio ou uma coluna. Fora isso tá limpinho.

Outra coisa que me chateia: A vareta do óleo!!! Já há mais de 20 mil kms que o nível de oleo na vareta é sempre o mesmo (mesmo após a muda de óleo e ter metido para lá 4L para dentro), fica sempre na 3ª linha do picotado a contar de cima!!! Ou seja, nunca tem óleo a 100%, diria que está sempre a uns 80% do nível na vareta. Enfim... Já reatestei uma vez e o nível continuou igual...
 
MV eu não sinto pancada nenhuma quando troco de mudança, ouço apenas um "TAK" quando faço aqueles up-shifts. Em redução não ouço nada. E a trocar de 4ª para 5ª por exemplo, também nada! Eu ando a pensar na embraiagem desgastada (foi e é o meu primeiro carro e levou/ainda leva com algumas azelhices) já que a mesma pega um bocado em cima de mais para meu gosto, mas não sei. Deixa andar.


O meu de erros no VAG COM dá-me um erro qualquer relaccionado com o sistema de som, não sei se é o rádio ou uma coluna. Fora isso tá limpinho.

Outra coisa que me chateia: A vareta do óleo!!! Já há mais de 20 mil kms que o nível de oleo na vareta é sempre o mesmo (mesmo após a muda de óleo e ter metido para lá 4L para dentro), fica sempre na 3ª linha do picotado a contar de cima!!! Ou seja, nunca tem óleo a 100%, diria que está sempre a uns 80% do nível na vareta. Enfim... Já reatestei uma vez e o nível continuou igual...

Essa da vareta do óleo tem graça lool, nunca ouvi nada assim :D

Ouves um tak? Então faz assim... vamos supôr que são os sinoblocos.

Mete as rodas viradas para a frente, mas ligeiramente viradas para o lado onde vais fazer o teste.
De seguida, vais para a frente do carro e vais a uma roda e metes o pé no pneu e fazes força. Quase como se tivesses a dar uma pancada na roda. É um pouco complicado explicar-te como o fazeres, mas é um processo simples de ver se são os sinoblocos.
Se a roda não mexer, então os teus sinoblocos estão bons.
Se a roda recuar quando fazes força, é porque os sinoblocos estão partidos.

Atenção que tens que fazer mesmo força, ou seja, como se desses um pontapé na roda, mas neste caso estás com a sola apoiada no pneu. Basicamente é como se tivesses a bater com um aríete.
 
Essa da vareta do óleo tem graça lool, nunca ouvi nada assim :D

Ouves um tak? Então faz assim... vamos supôr que são os sinoblocos.

Mete as rodas viradas para a frente, mas ligeiramente viradas para o lado onde vais fazer o teste.
De seguida, vais para a frente do carro e vais a uma roda e metes o pé no pneu e fazes força. Quase como se tivesses a dar uma pancada na roda. É um pouco complicado explicar-te como o fazeres, mas é um processo simples de ver se são os sinoblocos.
Se a roda não mexer, então os teus sinoblocos estão bons.
Se a roda recuar quando fazes força, é porque os sinoblocos estão partidos.

Atenção que tens que fazer mesmo força, ou seja, como se desses um pontapé na roda, mas neste caso estás com a sola apoiada no pneu. Basicamente é como se tivesses a bater com um aríete.
Boas amigo.

Obrigado por essa sugestão, mas os sinoblocos estão fora de questão porque foram trocados há 7 meses, quando o manco foi à inspecção e chumbou por estarem partidos. Levou os reforçados da SEAT.
Dúvido que estejam novamente partidos ao fim de 7 meses de uso. :lol:
 
Back
Top