AX vs FR
Boas ppl!
Tenho um Octávia TDI 110cv reprogramado (estará agora mt perto dos 140cv) e julgam k de arranque consegue ultrapassar o AX GTI k tinha de stock 100 cavalos....? Ta bem tá... :whistle:
A "minha maria" trabalhar na SEAT e já experimentei os FRs todos (ibizas, leons e alteas) e já tive tanto o AX gt (85cv. stock) como o AX gti (100cv. stock), além disso já andei em G40s, Turbos IE, VTIs e vários GTIs, por isso como tenho uma ideia mais k formada sobre o assunto, achei k devia dar a minha opinião:
(Atenção k n vim para aki defender a Citroên)! Mas tanto o ax GT como o GTI são carrinhos MUITO fodiiiidos amigos...:axe: mesmo de stock...
Não são de facto grande coisa em "ponta" nem nas ultrapassagens a grandes velocidades mas têm uma pujança no arranque do catano...
Como já disse, andei em tds os Seat FR, inclusive no Ibiza "cup" (160cv) e o eu tou farto de constatar é k têm de facto umas performances muito boas (quer no arranque, recuperações e "ponta") mas... Calmaria ppl...esses velhinhos bolinhas são mt mt mt leves...para vocês terem uma ideia os AX tinham 700 e tal Kgs! LOL
Enquanto os Ibizas já têm cerca de 1200 kgs...:whistle: (os automóveis estão por questões de segurança tanto activa como passiva a ficar cada vez + pesados) já reparam nisso?
E não se esqueçam uma coisa é carros a diesel outra são carros a gasolina...Atenção! Não quero dizer com isto k um a gasolina ande mais k um diesel, não é isso, (cada vez menos essa diferença se nota com as novas tecnologias), é k já andei por exemplo num Leon 101cv a gasolina k meu deus....um "simples" tdi 90cv passa por ele a brincar! Mas pq esse Leon já pertence a uma geração diferente, isto é...é mt pesado...:yellowcard:
Para quem é novo nestas "andanças" quem nunca andou num Turbo IE, num G40, num HF turbo, num VTI (afinadinhos, quero eu dizer em bom estado de conservação) aconselho-os a experimentar...e vão com certeza ficar com outra impressão ácerca desses carros... :rir:
Reparem bem:
O Uno Turbo IE tinha 118 cavalitos.
O HF Turbo tinha 143 //.
O VTI tinha 160 //.
O G40 tinha 113 //.
O AX GTI tinha 100 cavalitos.
Mas eram carros mt venenosos...
Agora, qd ele diz k o FR levou ratada do AX GTI, eu obviamente k não acredito k o AX estivesse stock...Esse AX tinha lá dentro mais "pimenta" logicamente...
Mas acreditem ou não, se fizerem uma prova de arranque dos 0 aos 160 kms/h, o Ibiza FR (k tem 130cv) vs AX GTI (k tem "apenas" 100cv) os dois stock, tenho a certeza absoluta k o FR não consegue passar pelo GTI...!!!
Dá de facto a impressão k o FR anda mais pq é mais rotativo devido ao turbo, mas enquanto o FR em 2ª "esganada" vai às 4000 rpm (k é o máximo) atinge +/- 60kms/h e tem k se meter a 3ª, o GTI chega a atingir os 100kms/h com a 2ª engrenada....:rir::finga:
E há uma diferença de 30 cv!!! :weedman: Só k a partir daí (como o ax não é carro para "pontas") o FR consegue face a um maior binário e cavalagem passá-lo, mas até +/- aos 160 km/h, acreditem ou não, o FR não o consegue ultrapassar...:whistle:
Há mt malta k não conhece a mistica dos "GTI" pq nunca teve oportunidade de arrancar num "brinquedo" desses...
E não se esqueçam de outra coisa extremamente importante...uma coisa é fazer uma prova de arranque (em k começam com os carros parados) outra sao recuperações...em k os turbo-diesel levam vantagem...
Então, se formos a falar do turbo IE, do G40, ou do VTI...bem... :respect: :axe:
De arranque, (atenção k tou a falar de arranque) um Ibiza para ultrapassar qq um deles tem k ter perto de 200cv acreditem ou não...ou então têm k tirar peso do carro....LOL
:axe:
Atenção..adoro os Seat Ibiza!
Os donos desses "caixões com rodas" k se pronunciem... :weedman:
Abraço ppl.