primeiro tens de ter em conta que faço 4 a 5mil km's por mês, a diferença de €€ é pequena, mas tendo em conta que são 100€ por mes, são 1200€ a menos ao fim do ano.. os 5€/100km que indiquei é consumo misto, GPL+gasolina.
como o xaruto entra a GPL aos 35º quando está frio e 5seg depois de ligar quando está quente, gasto 10€ de gasolina por mês...
meto 30€ de cada vez, que dá para 3/4 meses, que é o periodo em que vou a espanha, meter gasolina a 1€/ltr...
então se somares os 1200€ por ano que poupo, aos 5000€ que poupei em não ter comprado um A4 TDi 110cv chega bem para pagar a instalação de GPL e muuiiiiittttttooooo combustivel para gastar....
as médias não me assustam nada... meter 58l de combustivel por 25~27€ não doi nada... chegam na pior das hipoteses para 480~500km por isso é que nem me preocupo em fazer condução economica... quando quero andar a curtir chegam para 350km em condução agressiva..
rendimento a GPL vai da afinação... se usares o mapa stock da centralina de GPL perdes entre 5 a 10% de rendimento. ainda não levei o carro á banca, mas em termos de feeling o carro tem melhor resposta em baixas e igual resposta em altas quando consome GPL...
perdias muito rendimento nos antigos kits aspirados e monoponto, o meu kit tem uma bomba de combustivel e 4 injectores tal como o sistema de gasolina.. e uma centralina á parte para que se possa ajustar os débitos de combustivel..
para ter o mesmo rendimento que a gasolina, o consumo aumentou 2l, isto é, onde gastava 10 a gasolina gasto 12 a GPL...
não me vou extender mais...
mas o argumento de perca de rendimento, danos no motor, espaço da mala e não poder ir para os subterraneos, (citando o Packman dos DaWeasel) "é old school baby..."
abraço!!
ahhh o meu chasso de 13 anos e 150cv não é nenhum todo poderoso, nada que se compare com um TDi, é um humilde carro, banco de ensaios da minha experiencia a GPL, o proximo sim.. poderá ser um "Todo Poderoso"
agora que tenho tudo confirmado para mim proprio... olha vai ao clube Leon e vê um leon cupra 1.8T com 350cv a GPL