Aaz...tudo sobre modificacoes

Boas...Decidi abrir este topico com o objectivo de juntarmos toda a informacao de modificacoes neste motor...
A ideia e discutir sobre qual o melhor setup a nivel de bomba,injectores,intercooler,turbo,etc...Partilhar conhecimentos,solucoes,expor duvidas e tudo o que mais seja pertinente sobre este motor...
Sei que ja existe a discussao 6k td mas aqui a ideia e so mesmo sobre motor...




Desde ja deixo como se encontra o meu aaz...

Bomba stock(e uma eco,nao tem lda,por mais gasoleo que leve nao faz fumo)injectores stock,turbo garrett t2 actualmente e intercooler audi 80 1.6td e filtro conico green(a pior ***** que fiz!!!):mad:

Muito brevemente(para a proxima semana) vai levar garrett T3,Intercooler audi a4 110cv em posicao frontal,filtro de caixa k&n com conduta de ar e quando o mecanico tiver disponibilidade vai levar a Lda da bomba 1.6 td,injectores calibrados a 165/170 bar e radiador de oleo
 
Last edited:
ora cá vai o meu contributo;)
tenho motor aaz com
lda do 1.6 mas mais trabalhada
embolo10mm
injactores a 175brs
turbo kkk14 trabalhado e com arrefecimento de água,pressão a 1.6 stock
fmic
cambota com menos peso
cabeça com uns toques
filtro cónico
sem cat
e mais n me lembro;)
vai a um banco breve;)
 
Gostava de ver um dyno do teu carro,deve estar canhao,com esse material e essa pressao a embraeagem nao patina?que injectores usas-te?ja me falaram usar os injectores do aaz com bicos mercedes 300 td mas depois a trabalhar parece pregos segundo dizem:mad:
 
Gostava de ver um dyno do teu carro,deve estar canhao,com esse material e essa pressao a embraeagem nao patina?que injectores usas-te?ja me falaram usar os injectores do aaz com bicos mercedes 300 td mas depois a trabalhar parece pregos segundo dizem:mad:

a embraeagem é reforçada n referi mas é pois com a de origem até em quarta ele n ia;)
tentei esses injectores com e sem o corpo e n dá ia era abrindo um buraco nos pistons,debitam gasoleo em jacto e os de origem em dispersor e debitam mm mt n congui afinação e o carro nem andava quase,calibrei os de origem primeiros a 165brs depois vimos k aguentava mais e ficou pelos 175brs penso k seja o ideal pra uma boa regulação de gasoleo e ar claro;)
tb adorava e tá quase a dyno.
 
Entao calibras-te os do aaz,Ficou bom?nao disses-te que te faltava gasoleo em altas?Pensei montar os do 1.6 td...

Vou montar o material aos poucos,a ver como o motor reage...pressoes malucas e debitos marados ja tive mas queixou-se,culaça pummmm!

Agora vou fazer com pes e cabeca,dado que anda todos os dias,e o meu daily,nao convem rebentar
Quero montar o radiador de oleo e o ccv by pass e linha com panela final para respirar melhor,egr ja esta off

Quando fizeres o dyno espero que posts po pessoal ver...
 
Entao calibras-te os do aaz,Ficou bom?nao disses-te que te faltava gasoleo em altas?Pensei montar os do 1.6 td...

Vou montar o material aos poucos,a ver como o motor reage...pressoes malucas e debitos marados ja tive mas queixou-se,culaça pummmm!

Agora vou fazer com pes e cabeca,dado que anda todos os dias,e o meu daily,nao convem rebentar
Quero montar o radiador de oleo e o ccv by pass e linha com panela final para respirar melhor,egr ja esta off

Quando fizeres o dyno espero que posts po pessoal ver...

claro k post nem k dê90cv pois pra mim o k me interessa é k fui eu k os criei:D
n tinha gasoleo em altas porque nnc abri o gasoleo depois da reparação,este fds já dei uma meia volta e pumba um tubo do intercooler fora na ae a subir bateu em baixo conta km;)
os injectores do 1.6 n são melhores amigo.
se fosse a ti,montava a lda k já está certo?agora calibrava os injectores depois o turbo e ic;)
 
Lda tou a espera de disponibilidade do mecanico,na bosch queimam bem!
Queria montar turbo,ic e lda e ver o resultado,so depois limpar e calibrar injectores...tenho um pouco de receio de ao calibrar vir a ter problemas,preciso do carro diario.

Em termos de consumos como ficou depois de teres calibrado?
 
Lda tou a espera de disponibilidade do mecanico,na bosch queimam bem!
Queria montar turbo,ic e lda e ver o resultado,so depois limpar e calibrar injectores...tenho um pouco de receio de ao calibrar vir a ter problemas,preciso do carro diario.

Em termos de consumos como ficou depois de teres calibrado?

em termos de consumo melhorou se andar a pisar nota-se mas na calma melhorou.
n consegues arranjar a lda num sucata?isso era mm dado
se montares isso já vais notar e bem;)
 
A lda ja eu tenho,falta mesmo e montar...
A ideia e um setup 130 cv com a fiabilidade possivel,a ver se o material chega:D
 
A lda ja eu tenho,falta mesmo e montar...
A ideia e um setup 130 cv com a fiabilidade possivel,a ver se o material chega:D
:eek::eek::eek::eek::eek:

serio que me espantam os valores que aqui leio...
o meu AAZ 100% stock, com apenas 170mil, fez pum a 1 piston, tinha os segmentos que era o degredo, o turbo (kkk k14 original) cheio de folga e a colaça com as 4 entaladelas do costume entre válvulas...:cryy:
e vcs conseguem chegar a 130CV´s fiáveis :eek::eek::eek:
 
Amigo eu nao falo a toa...nao deturpes o que eu disse,se reparares bem eu disse "com a fiabilidade possivel":cool:

Nao disse que sao 100 fiaveis que nao sao! mas com componentes como o radiador de oleo,intercooler,pressoes nao exageradas,um oleo em condicoes,uma linha de escape menos restrita,egr off,ccv bypass dao ao motor uma capacidade de respirar melhor e de nao aquecer tanto,logo dai poder tirar um rendimento sem tanto desgaste.


E nao sabes quais os problemas que esse motor ja teria para se ter sucedido tal acontecimento,cada caso e um caso.
 
Mas vamos falar menos em hp,estando com o material montado vai a um banco para ver quais os avancos....

Entao esses aaz andam stocks?:D
 
ora bem entao eu tenhomotor aaz com:
injectores do 1.6 td a 185 bar
fmic
parte de cima da bomba (lda e o resto do 1.6td pois contem mais dois afinadores que a do 1.9td)
lda trabalhada
turbo (era kkk24 a fazer2.2bar, nao partiu so descalibrou e depois de 10000km a prego, agora vem um garret22 gf)
embraiagem reforcada
volante do motor do1.6td
caixa do 1.6 td
linha directa
nunca tive egr
colectores de escape alterados (polidos por dentro e com o bocal para o turbo mais aberto)
colectores de admição trabalhados(polidos interiormente e mais abertos)
downpipe em inox 60mm ate ao suposto sitiu do silenciador...
torneira de regulação de pressao de turbo
e de momento e so...

proximas mods:
embolo de 12
turbo garret 22 gf
fmic aluminium 16lt
tubagens fmic 60 aluminium
injectores mercedes sd 300 (cld em linha)
linha inox 60
cam trabalhada
cambota trabalhada

com este setup que tinha nao sei ao certo a cavalagem mas concerteza acim dos 130cv
com o setup futuro conto tirar os 180/200 cv ...

avarias (dores de cabeça)
bloco 1.6 td estalado
3 turbos partidos
uma transmição partida
fmic rachado a meio
selctor das mundanças partido
correias de alternador nao aguentam e uma por mes +/-
alternador queimou por excesso de rotação devido a ser retirado o corte a bomba

e ate agora axo que e tudo depois tenhu mais ums mills € de investimento mas e noutras mods...

mais uma vez agradecia que dessem uma opiniao do que axam estar a fazer de errado e o que estou a fazer bem
 
Last edited:
Boas...Decidi abrir este topico com o objectivo de juntarmos toda a informacao de modificacoes neste motor...
A ideia e discutir sobre qual o melhor setup a nivel de bomba,injectores,intercooler,turbo,etc...Partilhar conhecimentos,solucoes,expor duvidas e tudo o que mais seja pertinente sobre este motor...
Sei que ja existe a discussao 6k td mas aqui a ideia e so mesmo sobre motor...




Desde ja deixo como se encontra o meu aaz...

Bomba stock(e uma eco,nao tem lda,por mais gasoleo que leve nao faz fumo)injectores stock,turbo garrett t2 actualmente e intercooler audi 80 1.6td e filtro conico green(a pior ***** que fiz!!!):mad:

Muito brevemente(para a proxima semana) vai levar garrett T3,Intercooler audi a4 110cv em posicao frontal,filtro de caixa k&n com conduta de ar e quando o mecanico tiver disponibilidade vai levar a Lda da bomba 1.6 td,injectores calibrados a 165/170 bar e radiador de oleo

ja agora digo que ja era tempo de se ver por aqui um topico sobre aaz pois nao e por nao terem eletronica que nao prestam mais uma vez o lukito em grande com a sua bela iniciativa... um abraço a tods e continuação das boas mods:respect::respect::respect:
 
estou a gostar deste topico...

abraço a todos
lol e para ler e aprender ...:respect::respect::respect::respect:
falo pelo menos por mim pois o sr lukyto e gato rafeiro sabem muito mais que eu... assim podemos trocar ideias e fazer disto um objectivo comum para quem possui um aaz.

um abraço a todos:respect::respect::respect:
 
Ora bem, o meu modesto AAZ está com o seguinte setup (tudo feito pelo je!! em casa ou na oficina do meu pai).....

Bomba injectora de orige, com LDA do 1.6TD, sem o amortecedorzinho no acelerador
LDA mais trabalhada para dar mais gasoleozinho em altas
Injectores com mais pressão (não sei ao exacto quanto, mas sei que tem mais)
Turbo KKK K03 (de orige), com mais um bocadinho de pressão - estaveis=0,8, pico=1,0
Cat OFF
Filtro K&N de caixa
Tubo de entrada no filtro OFF

e penso que seja tudo..... potencia nunca medi em banco, mas penso que não deve ter muita mais do que a origem, está muito mais livre até porque notou-se bastante a evolução.. (já agora, os entendidos que se pronunciem sobre uma estimativa de cavalos aqui para o meu bixinho)!!!

P.S.: De louvar a inicitiva do Lukyto, em iniciar um post sobre unicamente as alterações ao AAZ, que é um grande motor, mas como não é um TDI, toda a gente sabe criticar e dizer que não vale nada, é unicamente um D mas com turbo..... o que não é bem assim!!!

Abraços...
 
Finalmente um post a minha medida! :D

O meu AAZ tem o seguinte:

Intercooler proveniente de uma ford galaxy
Radiador de óleo
LDA do 1.6td (um pouco trabalhada, muito pouco)
Débito gasóleo
Sistema de admissão Home Made (incluindo o filtro)
Recuperador de gases Home Made
Turbo vnt15 @ 1.1bar constantes
Caixa velocidades 1.9D
Linha directa com panela final directa


E que me lembre é só..... cavalos não sei pois nunca medi....
Mas ate aos 190km/h (pois depois não tenho caixa) ja aviei um ibiza 110cv, um a4 115cv e um a3 130cv... todos tdi... :D por isso a cavalagem deve andar na base dos 130.. :D

Caixa curta POWER! :finga: :finga: :weedman:

Abraços
 
Last edited:
Falam tanto nela e eu nao sei o que é....
LDA??????
E já agora fica uma questão, um Amigo, tem um 1.6TD, e aquilo quanto mais sobe a Rotação, mais pressão faz, a 160 vai mais ou menos a 1.6Bar...nos vossos tambem acontece?
 
Last edited:
Falam tanto nela e eu nao sei o que é....
LDA??????
E já agora fica uma questão, um Amigo, tem um 1.6TD, e aquilo quanto mais sobe a Rotação, mais pressão faz, a 160 vai mais ou menos a 1.6Bar...nos vossos tambem acontece?

LDA é uma valvulazinha que está localizada na cabeça da bomba injectora e que mediante a pressão do turbo, aumenta o debito de gasoleo.... ou seja, quanto mais pressão faz o turbo, mais gasoleo a bomba irá injectar!!!

Quanto ao 1.6 TD do teu amigo, isso deve estar relacionado com o turbo que ele tem... no meu caso, a pressão sobe até um patamar e depois estabiliza...
 
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