AC SEAT Ibiza 6k2

Boas pessoal ,eu tenho um Ibiza 6k2 sem ter AC , e gostava de fazer esse upgrade no carro . Alguém me sabe dizer se isso é possível e mais ou menos os custos ou pecas que tenho de comprar ? Agradeço a todos pelas respostas/ajudas ;)

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
Sim, é possível. Eu montei no meu carro. Dá uma vista de olhos no meu projecto. Tenho lá explicado o que necessitarás.
 
Sim, é possível. Eu montei no meu carro. Dá uma vista de olhos no meu projecto. Tenho lá explicado o que necessitarás.
boas amigo ,estive a ver ,e realmente da ,com um pouco de trabalho ,consegues me dizer mais ou menos os custos que tives-te ?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
boas amigo ,estive a ver ,e realmente da ,com um pouco de trabalho ,consegues me dizer mais ou menos os custos que tives-te ?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
Se nao estou em erro tambem estao valores la no projecto dele, mas ele fez uma grande parte do trabalho, se entregares a fazer o trabalho a alguem conta ai com uns 1200€ ja com tudo prontinho, e isto dependendo do preço a que compres o material.
Eu tambem montei no meu na mesma altura que o Martins mas entreguei o trabalho para outro fazer e foi mais ou menos dentro disso que paguei.
 
A mim ficou-me por menos de 700€. Mas fiz grande parte da montagem em casa. Se fores para a frente com a montagem dou-te um conselho que te vai ser útil. Tenta arranjar um carro com tudo completo e com o mesmo código de motor que o teu. Saca-lhe todo o material incluindo a cablagem principal do motor. Se conseguires trazer a parte electrica completa a montagem é super simples. Se optares pelo A/C manual, basta fazer transplante da cablagem do motor e peças necessárias e depois fazer uma pequena adaptação na cablagem da soufagem. Se fores para climatronic aí a coisa já se complica um pouco, mas nada que não se faça.

O material dos carros com climatronic é igual aos carros sem climatronic, incluindo a cablagem de motor. A soufagem de um carro com climatronic também é simples de adaptar para A/C manual.

Não sei se viste, mas estive a colocar algumas fotos que tinham sido apagadas no meu projecto.
 
A mim ficou-me por menos de 700€. Mas fiz grande parte da montagem em casa. Se fores para a frente com a montagem dou-te um conselho que te vai ser útil. Tenta arranjar um carro com tudo completo e com o mesmo código de motor que o teu. Saca-lhe todo o material incluindo a cablagem principal do motor. Se conseguires trazer a parte electrica completa a montagem é super simples. Se optares pelo A/C manual, basta fazer transplante da cablagem do motor e peças necessárias e depois fazer uma pequena adaptação na cablagem da soufagem. Se fores para climatronic aí a coisa já se complica um pouco, mas nada que não se faça.

O material dos carros com climatronic é igual aos carros sem climatronic, incluindo a cablagem de motor. A soufagem de um carro com climatronic também é simples de adaptar para A/C manual.

Não sei se viste, mas estive a colocar algumas fotos que tinham sido apagadas no meu projecto.
então e conseguidas me fazer uma lista mais ou menos do que e necessário para montar o AC ? assim era mais fácil para mim ,comprava tudo e arranjava alguém que me montasse tudo

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
Assim de cabeça precisas de:

- Compressor
- Tubagens de A/C completas com evaporador, sensor de pressão, etc
- Radiador de A/C
- Ventoinhas (Dupla)
- Soufagem completa
- Comandos de soufagem com botão de A/C
- Suporte do motor (o do alternador)
- Correia do alternador
- Polia reversora
- Relé do A/C e respectivo suporte- fica por baixo da bateria
- Sensor anti-congelamento - fica junto ao filtro do ar
- Tubagens da bomba de direcção assistida

Para além disto tens de contar que tens de trocar o óleo de direcção, e carregar o A/C.

Isto para um A/C manual. Se quiseres instalar climatronic precisas também do rádio, cablagem da soufagem com climatronic, soufagem com Climatronic (ou alternativamente soufagem de A/C manual mais sensores de temperatura e resistência da soufagem), sensor de temperatura com ventoinha que fica por baixo do volante e sensor de temperatura exterior.
 
Last edited:
Assim de cabeça precisas de:

- Compressor
- Tubagens de A/C completas com evaporador, sensor de pressão, etc
- Radiador de A/C
- Ventoinhas (Dupla)
- Soufagem completa
- Comandos de soufagem com botão de A/C
- Suporte do motor (o do alternador)
- Correia do alternador
- Polia reversora
- Relé do A/C e respectivo suporte- fica por baixo da bateria
- Sensor anti-congelamento - fica junto ao filtro do ar
- Tubagens da bomba de direcção assistida

Para além disto tens de contar que tens de trocar o óleo de direcção, e carregar o A/C.

Isto para um A/C manual. Se quiseres instalar climatronic precisas também do rádio, cablagem da soufagem com climatronic, soufagem com Climatronic (ou alternativamente soufagem de A/C manual mais sensores de temperatura e resistência da soufagem), sensor de temperatura com ventoinha que fica por baixo do volante e sensor de temperatura exterior.
Esqueceste-te das cablagens como ja tinhas mencionado mais a cima, tirando isso penso que esteja tudo tambem :)
Nao é propriamente uma coisa simples de se fazer, mas tambem nao é nenhum bicho de sete cabeças como muitos diziam, o mais dificil esta em arranjar um carro com tudo completo ainda por desmontar e ainda por cima com o mesmo codigo de motor, mas tambem se o motor nao for o mesmo codigo nao ha problema, o electrecista faz a cablagem a parte so para o AC que foi como fiz no meu.
O importante é que seja de um tdi para um tdi, ou sdi para sdi e por ai fora, nunca aplicar por exemplo de um sdi num tdi ou vice versa.
 
Esqueceste-te das cablagens como ja tinhas mencionado mais a cima, tirando isso penso que esteja tudo tambem :)
Nao é propriamente uma coisa simples de se fazer, mas tambem nao é nenhum bicho de sete cabeças como muitos diziam, o mais dificil esta em arranjar um carro com tudo completo ainda por desmontar e ainda por cima com o mesmo codigo de motor, mas tambem se o motor nao for o mesmo codigo nao ha problema, o electrecista faz a cablagem a parte so para o AC que foi como fiz no meu.
O importante é que seja de um tdi para um tdi, ou sdi para sdi e por ai fora, nunca aplicar por exemplo de um sdi num tdi ou vice versa.
pois o difícil vai ser arranjar um completo . tirem-me la uma duvida ,que eu não tenho a certeza ,e preciso desmontar o tablier?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
pois o difícil vai ser arranjar um completo . tirem-me la uma duvida ,que eu não tenho a certeza ,e preciso desmontar o tablier?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
Com calma arranjas, nao te precipites se nao te agradar o estado do material.
Obvio que sim amigo, tens de trocar a tua sofagem completa por uma com radiador de AC etc, a tua salta fora e entra a nova...
Aproveita e mete isolamento acustico no painel corta fogo quando a tiveres fora e substitui todas as esponjas da sofagem por novas e mais consistentes porque as que vem de origem desfazem-se ao fim de algum tempo e depois andas anos a levar com bocadinhos nos olhos quando ligas a sofagem xD
 
Com calma arranjas, nao te precipites se nao te agradar o estado do material.
Obvio que sim amigo, tens de trocar a tua sofagem completa por uma com radiador de AC etc, a tua salta fora e entra a nova...
Aproveita e mete isolamento acustico no painel corta fogo quando a tiveres fora e substitui todas as esponjas da sofagem por novas e mais consistentes porque as que vem de origem desfazem-se ao fim de algum tempo e depois andas anos a levar com bocadinhos nos olhos quando ligas a sofagem xD
pois e melhor xD e que nesse estado esta o meu neste momento ,e nem ar condicionado tenho xD então e nenhum de vocês os dois ,que estão aqui felizmente a ajudar-me ,não sabem de nenhum carro pelos vossos lados que tenha o que preciso não ?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
Esqueceste-te das cablagens como ja tinhas mencionado mais a cima, tirando isso penso que esteja tudo tambem :)
Nao é propriamente uma coisa simples de se fazer, mas tambem nao é nenhum bicho de sete cabeças como muitos diziam, o mais dificil esta em arranjar um carro com tudo completo ainda por desmontar e ainda por cima com o mesmo codigo de motor, mas tambem se o motor nao for o mesmo codigo nao ha problema, o electrecista faz a cablagem a parte so para o AC que foi como fiz no meu.
O importante é que seja de um tdi para um tdi, ou sdi para sdi e por ai fora, nunca aplicar por exemplo de um sdi num tdi ou vice versa.

Sim Korn, esqueci-me da cablagem. Pode não parecer mas é importante, pois facilita em muito a montagem. A cablagem convém ser de um carro igual. O restante material não necessita de ser de uma motorização igual. Convém é ser de um 6K2 diesel, porque o sistema nos carros a gasolina é diferente. Eu por exemplo no meu meti um compressor de um Bora e um comando da soufagem de um Golf IV. O Bora tinha apenas 90 000 Km, enquanto que o Ibiza quase 200 000.:D

pois o difícil vai ser arranjar um completo . tirem-me la uma duvida ,que eu não tenho a certeza ,e preciso desmontar o tablier?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk

Então dei-te a papinha toda feita e não foste ver? O Korn entretanto já te respondeu
 
Last edited:
pois e melhor xD e que nesse estado esta o meu neste momento ,e nem ar condicionado tenho xD então e nenhum de vocês os dois ,que estão aqui felizmente a ajudar-me ,não sabem de nenhum carro pelos vossos lados que tenha o que preciso não ?

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
Amigo fala com o hugo costa, foi ele que vendeu o meu material todo e volta e meia tem 6k2 completos para venda

Sim Korn, esqueci-me da cablagem. Pode não parecer mas é importante, pois facilita em muito a montagem. A cablagem convém ser de um carro igual. O restante material não necessita de ser de uma motorização igual. Convém é ser de um 6K2 diesel, porque o sistema nos carros a gasolina é diferente. Eu por exemplo no meu meti um compressor de um Bora e um comando da soufagem de um Golf IV. O Bora tinha apenas 90 000 Km, enquanto que o Ibiza quase 200 000.:D



Então dei-te a papinha toda feita e não foste ver? O Korn entretanto já te respondeu
Essa da cablagem nao me esqueço, na altura quando fui buscar o material nao trouxe as cablagens porque era tudo de um motor ASV enquanto que o meu é um AGR, o electrecista disse que nao havia problema porque as fazia e fez e muito bem feitas que nem da para perceber que nao sao OEM, mas se as tivesse tinha facilitado muito trabalho.
Quanto ao AC poder ser de qualquer diesel é que nao sabia dessa, pensava que os compressores de um SDI eram diferentes de um TDI mas sendo assim aprendi outra nova :)
Quanto aos comandos, penso que dos boras, passats, polos tambem sejam compativeis desde que sejam da serie do ano 2000 e sejam manuais, mas isso é uma questao de comparar lado a lado e desmontados.
So sei que o meu AC é usado o ano todo, de verao uso noite e dia e sempre impecavel, ficou um pouco caro no meu caso, mas sem duvida nenhuma que foi das melhores coisas que lhe fiz ate hoje :)
 
As cabelagens e que esta difícil arranjar ,mas o resto das pecas esta a ser rápido . Tenho de falar com o electricista a ver se ele me faz a cabelagem . o compressor do ar condicionado acho que vou usar de uma carrinha 2.5 TDI da Nissan . deve ser servir não pessoal ? :p

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
 
As cabelagens e que esta difícil arranjar ,mas o resto das pecas esta a ser rápido . Tenho de falar com o electricista a ver se ele me faz a cabelagem . o compressor do ar condicionado acho que vou usar de uma carrinha 2.5 TDI da Nissan . deve ser servir não pessoal ? :p

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk
Nao te metas nisso amigo, o compressor é aplicado num suporte especifico VW onde posteriormente ira ser aplicado ao mesmo suporte a bomba de gasoleo, alternador e etc, apenas inverte a posiçao de todos esses componentes depois de aplicado o suporte.
Arranja um ibiza com AC ainda por desmontar, nao te metas em atalhos senao vais te arrepender profundamente e ta sujeito a ficar-te caro, nao vas pelo que os sucateiros te dizem porque eles querem é vender material e o cliente depois que se desenrasque.
Mas isto é apenas a minha opiniao porque tambem ja passei por elas ;)
 
Amigo fala com o hugo costa, foi ele que vendeu o meu material todo e volta e meia tem 6k2 completos para venda


Essa da cablagem nao me esqueço, na altura quando fui buscar o material nao trouxe as cablagens porque era tudo de um motor ASV enquanto que o meu é um AGR, o electrecista disse que nao havia problema porque as fazia e fez e muito bem feitas que nem da para perceber que nao sao OEM, mas se as tivesse tinha facilitado muito trabalho.
Quanto ao AC poder ser de qualquer diesel é que nao sabia dessa, pensava que os compressores de um SDI eram diferentes de um TDI mas sendo assim aprendi outra nova :)
Quanto aos comandos, penso que dos boras, passats, polos tambem sejam compativeis desde que sejam da serie do ano 2000 e sejam manuais, mas isso é uma questao de comparar lado a lado e desmontados.
So sei que o meu AC é usado o ano todo, de verao uso noite e dia e sempre impecavel, ficou um pouco caro no meu caso, mas sem duvida nenhuma que foi das melhores coisas que lhe fiz ate hoje :)

Sim, no meu caso a cablagem facilitou-me imenso o trabalho e há ainda a vantagem de ficar tudo ligado como de origem. Originalmente, para além da ligação ao compressor e ventoinhas, o A/C é ligado a um pino da centralina e que faz a compensação das RPM quando se liga o A/C.

As cabelagens e que esta difícil arranjar ,mas o resto das pecas esta a ser rápido . Tenho de falar com o electricista a ver se ele me faz a cabelagem . o compressor do ar condicionado acho que vou usar de uma carrinha 2.5 TDI da Nissan . deve ser servir não pessoal ? :p

Enviado do meu bq Aquaris 5.7 através de Tapatalk

Não inventes. Faz como o Korn te disse tenta arranjar um carro com tudo montado. Se comprares tudo junto no fim poupas uns trocos valentes e no caso de te faltar alguma peça, tens sempre onde ir buscar. Mas é só uma opinião.
 
Back
Top