já me aconteceu isso no 6k e era água proveniente do filtro de habitáculo. aquela caixa inferior do filtro que vai à chapa do automóvel não estava a vedar bem, entrava para o motor da sofagem e consequentemente para dentro do carro. Quando chovia muito e o carro ficava na rua, atrás dos bancos era uma piscina autentica. Resolvi tudo aplicando silicone cola e veda na junta entre a caixa e a chapa do veículo, mas primeiro limpei tudo muito bem limpinho, tanto por baixo da alcatifa como na zona da chapa onde encosta a caixa do filtro de habitáculo. nunca tinha visto tanta m€rd@ junta como naquela chapa onde vai o filtro de habitáculo. aquela porcaria não foi fácil de tirar mesmo esfregando. a meu ver se não tivesse feito aquela limpeza, a cola e veda não aderia correctamente e ficaria tudo na mesma. a limpeza deu um trabalhão do crl, mas valeu a pena. para quem paga mão-de-obra fica complicado mandar fazer uma limpeza a fundo como fiz no meu.
além disso, abri o motor da sofagem que estava cheio de humidades e ferrugem, o qual foi bem limpo com wd-40. se não o tivesse feito, mais tarde ou mais cedo teria queimado por ficar preso com aquela ferrugem toda. nos 6k os motores da sofagem só avariam por causa de ficarem presos devido a acumulação de ferrugens. o que a ventoinha tem de bom é não possuir rolamento (que acaba sempre por estragar), rodando através de uns bronzes.
aquela caixa de resistências que se encontra perto da sofagem (com as fichas da sofagem) acabou mais tarde por avariar. quando tirei a caixa de resistências fora percebi que tinha avariado devido às humidades da época que andava a entrar água pelo filtro de habitáculo, pois nunca tinha visto uma placa electrónica com umas marcas de humidades tão profundas como aquela, lol.