Ajuda a trokar motor de 1.6 td para 1.9 td

Boas! TEnho um audi 80 de 1989 com o motor 1.6 td. Arranjei um motor dum ibiza 1.9d que lhe foi aplicado um turbo e nunca deu qualquer tipo d problema!
Como o motor do audi ta cansado e esse ibiza teve um acidente, achei por bem trokar o motor visto q a mecanica é mto identica.
O motor 1.9 ja foi aplicado sendo aproveitada toda a mecanica do 1.6 td. É importante tambem dizer q o motor do 80 esta disposto ao comprido(correias pa frente) logo teve que ser utilizado o turbo do 80.
A questao é a seguinte: Ontem o carro trabalhou 30min certinho, disparam ventuinhas até mandar uma acelaradela e ococrrer um grande estrondo... 4touches(vavulas penso)de admissao foram á vida( a arvore de cames bateu nelas)as valvulas de escape tao boas!! O q é q voces acham q sera?

-o colector d amissao utilizado é do 1.6
-o turbo é do 1.6 garrett T2 (trabalhar a 1bar)
-colector de escape 1.6
-intercooler e radiador d oleo do 1.6

A colassa do 1.9 n foi mudada qdo foi aplicado o turbo.. ja ouvi diversas opinioes qto a altura das colassas, mas tb ja ouvi dizer q eram iguais.. podera ser esse o problema? ou sera do colector de admissao ser do 1.6..
Ajudem me!

vou ter que comprar uma colassa nova e tenho mto medo q volte apartir!!e n é nada barato!!
Obrigado
 
obrigado por teres respondido! Acho estranho a correia distribuiçao estar mal montada uma vez q o mecanico andou c o carro e tava tudo bem ate acontecer o q aconteceu... as valvulas de escape tao direitas!! apenas as de admissao estao estragadas!!
 
Qto ao problema da correia distribuiçao, ela é nova! o motor trabalhou direito andou e tudo...
As polis q estao a ser utilizadas no motor 1.9 sao as do 1.6 para conseguir meter o A/C! acho q a questao esta aí..
Penso q deve haver um execsso d pressao de oleo na colassa!

Ja me disseram cm o bloco 1.9 ta utilzar polis do 1.6, q devia usar a bomba de oleo do 1.6 para assim evitar o tal execesso de pressao!

O q é q eu faço para resolver este possivel excesso d pressao de oleo?


Obrigado!!
 
Boas.
Duvido que o prob seja da pressão de oleo..... isso cheira a correia de distribuição ou então carretos de distribuição diferentes ..... tens qq coisa difrente nessa distribuição, daí o acelarares e estragares as válvulas.

Mas isso é complicado :( , não desistas... força com isso. :wink:
 
isso cheira a motor descomandado, logo tb concordo com correia de distribiuçao, ela pode nao estar partida mas pods ter um problema com o esticador da correia de distribuiçao e ela pode ter saltado
 
Boas! este post é um pouco antigo, mas o problema q ocorreu, foi a poli da cambota q partiu.. penso q é normal numa série dos motores 1.9td e d..
 
Falcão....
Deves ter tido um grande sarilho então.

Ao partir, descomandou tudo e .... Plok...

No motor 1.9D não é tao comum acontecer, penso eu.
No motor 1.9TD (de raíz) oiço dizer que é mais comum. Mas no teu caso, o teu motor é o 1.9D.

Tiveste que trocar o motor?




Boas! este post é um pouco antigo, mas o problema q ocorreu, foi a poli da cambota q partiu.. penso q é normal numa série dos motores 1.9td e d..
 
Nops! n tive q trokar motor nenhum. arranjei o q estava danificado e meti uma poli nova!

é preciso andar em cima dele pq pode voltar acontecer..

Na seat é uma das polis q se mudam na revisao dos 100 mil. Disseram me q uma maneira de ver é qdo se poe o carro a trabalhar.. se custar umas vezes e outras nao a pegar pode ser um sinal q a poli ja n esta boa..

Mas qdo tem q partir, parte! e nem avisa.. :)
 
Boas,
Eu quando tive o meu bolinhas, andava todo contente, ibiza TD sempre a dar-lhe... hehehehehhehe

Até que passados 2 meses, tava parado nuns semaforos (ia pra um exame, ainda por cima), os semaforos ficaram verdes e aí arranco eu, 1ª, 2ª, puuuuuuummmmmmmm, as luzes do quadrante acenderam todas, dir~ecção pesada, motor parado.... encostei, quando dou novamente ao motor de arranque, bzzzzzzzzz(sem carga, rodava livre)....

Resultado: Parafuso do carreto da cambota partido a meio (meio ficou na cambota, outro meio caído junto da polia).

Reparação: 2 touches novas, 2 valvulas novas, correia nova, carreto e parafuso novo....

Conclusão: pela opinião das pessoas que me venderam o material e arranjaram o carro, é um pouco comum acontecer isto aos 1.9D,TD e TDI, os TDI mais recentes já são diferentes, mas nos antigos, o parafuso do carreto da cambota é fatigado devido ao desalinhamento que a cambota vái produzindo ao longo da vida do carro.

Actualmente, sempre que mudo de correia de distribuição, mudo esse parafuso... até hoje mais nada aconteceu.... (ainda bem)
 
Exactamente! Afinal parece mesmo q é normal.. :) o motor q me aconteceu isso foi de 94 da ibiza... o original 1.6td com 270 mil sempre arrastar.. mas nc avariou.. sao series...
 
Back
Top