Ajuda - barulho com coils JOM

Boas pessoal..

Um amigo meu montou uns coils JOM num Astra 1.7 cdti 125cvs.. fui dar uma volta com ele pois ele estava a ouvir uns barulhos, coisa que realmente também senti.. o que acontece é o seguinte:

em recta, mesmo em paralelo, se o piso for +- regular não se ouve nada.. se houver algum buraco ou algo mais "agressivo" lá se ouve um TOC forte (parece-me que tanto à frente como a trás). No momento em que se curva (curva apertada) faz outro TOC. Este barulho só acontece, p.e. uma vez na curva (quando se começa a curvar) e não faz mais, até à proxima curva ou pancada em buraco..

A mim parece-me um barulho tipo a mola não estar presa e, quando a mola torce e acaba por se soltar faz aquele barulho..

Que acham que pode ser?

Thanks!
 
Boas pessoal..

Um amigo meu montou uns coils JOM num Astra 1.7 cdti 125cvs.. fui dar uma volta com ele pois ele estava a ouvir uns barulhos, coisa que realmente também senti.. o que acontece é o seguinte:

em recta, mesmo em paralelo, se o piso for +- regular não se ouve nada.. se houver algum buraco ou algo mais "agressivo" lá se ouve um TOC forte (parece-me que tanto à frente como a trás). No momento em que se curva (curva apertada) faz outro TOC. Este barulho só acontece, p.e. uma vez na curva (quando se começa a curvar) e não faz mais, até à proxima curva ou pancada em buraco..

A mim parece-me um barulho tipo a mola não estar presa e, quando a mola torce e acaba por se soltar faz aquele barulho..

Que acham que pode ser?

Thanks!

Não serão os cabeçotes? Normalmente são a primeira coisa a ir á vida depois de meter coilovers.
 
Não serão os cabeçotes? Normalmente são a primeira coisa a ir á vida depois de meter coilovers.

Não sei amigo, há alguma coisa de comprovar isso ou só mudando mesmo?

É que esta situação aconteceu mal se montou.. não foi passado x tempo.. montaram, foram a rua testar e já estava a fazer o barulho..
 
Não sei amigo, há alguma coisa de comprovar isso ou só mudando mesmo?

É que esta situação aconteceu mal se montou.. não foi passado x tempo.. montaram, foram a rua testar e já estava a fazer o barulho..

Penso que se subires o carro e abanares a roda consegues notar algo. De qualquer das formas podes sempre tirar o cabeçote fora e ver o estado dele.
Normalmente quando são cabeçotes nota-se quando passas num buraco e se ouve uma pancada em seco.

Já agora, se forem cabeçotes, nem vale a pena meter de concorrência, ou originais ou uns reforçados (não me lembro do nome, mas costumam ser ás cores tipo amarelos).
 
Last edited:
Levanta o carro e abana a ver se ouves.. Realmente podem ser cabeçotes, podes tirar fora e ver o estado das borrachas, e ver se tem muita folga..

Agora faz a frente e atras? Isso é mais estranho.. A direcção não foge?

e com o carro mais baixo é normal que coloque mais stress nos casquilhos, confirma se esta tudo bem apertado. Na semana passada tambem meti sistema de travagem, e apos a primeira calcadela tambem ficou a fazer barulho, além de ter lixado os casquilhos da barra estabilizadora que tinham alguns meses, tambem desapertou uma rótula. Vê isso, e no caso de ter que trocar casquilhos tenta optar por powerflex ou material do genero que não sofra tanto. Claro que depois isso pode causar é barulhos parasitas no interior.


Ja agora, consegues ter a percepçao se é do lado esquerdo ou direito? Ou faz o barulho independentemente do lado que curvares? Caso seja de um lado especifico eu tentava trocar de um lado para o outro, pra despistar problema nos coils e topos Do amortecedor.
 
Levanta o carro e abana a ver se ouves.. Realmente podem ser cabeçotes, podes tirar fora e ver o estado das borrachas, e ver se tem muita folga..

Agora faz a frente e atras? Isso é mais estranho.. A direcção não foge?

e com o carro mais baixo é normal que coloque mais stress nos casquilhos, confirma se esta tudo bem apertado. Na semana passada tambem meti sistema de travagem, e apos a primeira calcadela tambem ficou a fazer barulho, além de ter lixado os casquilhos da barra estabilizadora que tinham alguns meses, tambem desapertou uma rótula. Vê isso, e no caso de ter que trocar casquilhos tenta optar por powerflex ou material do genero que não sofra tanto. Claro que depois isso pode causar é barulhos parasitas no interior.


Ja agora, consegues ter a percepçao se é do lado esquerdo ou direito? Ou faz o barulho independentemente do lado que curvares? Caso seja de um lado especifico eu tentava trocar de um lado para o outro, pra despistar problema nos coils e topos Do amortecedor.

Exacto, powerflex, estava-me a escapar o nome. Dizem que se perde um pouco de conforto mas que duram muito mais tempo.
 
Pode ser "n" coisas a provocar esse tipo de barulho.

Pode ser algum casquilho, ponteira, rótula, cabeçote, etc., etc., que estava já com desgaste/folga e só agora após o rebaixamento, alterando a geometria e pontos de esforço na suspensão e variados componentes, é que apareceram os tais barulhos que estão a sentir.

Pode também ser algo mal apertado (tirantes, cabeçotes, pontos de apoio...), ou algum erro ou pormenor passado por alto na montagem.

Este tipo de problemas só com a verificação visual de tudo o que compõe a suspensão é que vais chegar lá.
 
Já me aconteceu. Na altura troquei os cabeços e rolamentos e também os terminais de direção e ficou bom.
 
obrigado a todos pela ajuda.. ele vai levar o carro ao mecânico a ver se dão com o problema.. depois dou novidades
 
Boas, também tenho que dizer, eu meti uns coils jom realmente ouvesse uns barulhos quando se curva ou se bate num buraco em seco, mas troquei os tirantes e meti uns universais mas continua com o mesmo problema. Um colega meu já me disse para dar uma folga nos sinoblocos, mas eu não sei o que fazer.
 
boas! pelo que parece as molas é que estavam mal montadas! lol foi por ao sitio e pelos vistos ficou impec.. obrigado a todos pela ajuda!
 
Back
Top