Os bebés podem sair da mãe a partir dos 2 meses.
Deves desparazitar. Compras os comprimidos na farmacia e é so seguir as instruções.
Mudam de dentes aos 6 meses e esterilizam-se a partir dos 7/8. É importante fazer isso para ele n ter cios, n marcar território nem fugir.
Dar só ração seca, se tiveres horários +- certos habitua o gato a comer tambem a horas certas. Comida à disposição = obesidade e mts problemas pro bicho. Dar comida humida e snacks só em casa de "prenda", senão viciam!
Agua fresca sempre à disposição.
Leite de vaca só misturado com água 50/50!
Não costuma ser preciso ensinar a ir à areia, mas se vires que ele tem dificuldades, pega nas patitas da frente e faz o gesto de "rapar"; eles já trazem esse instinto mas pode às vezes ser distraído!
Há gatos que fazem alergia aos pratos de plástico, principalmt os de pêlo claro. Se puderes comprar barro / inox, melhor.
Brinquedos - basta umas bolas de papel de prata! Ratinhos, bolas com guisos, etc... Eu dou-lhes os brinquedos do happy meal!
Arranhador - mt util pra salvar os moveis. Tambem é facil de ensinar, é só por lhe lá as patitas e fazer o gesto de rapar. Os meus preferem arranhadores de papel, o de cisal está abandonado...
Cama, coleira, identificação - medalha para coleira ou o ideal - chip.
Se vai estar com outros gatos - vacinas. Se está só dentro de casa em principio n será necessário.
Não deixar a areia perto da zona da comida.
Se estás mts horas fora de casa, convém pensar em ter 2 gatos... Senão eles deprimem, miam dia e noite e podem morrer de tristeza. (depende do feitio do gato, alguns n aceitam companhia)
Atenção a janelas e varandas abertas - eles saltam, caem e pode correr mt mal! É como as crianças, uma distração pode ser fatal!
Vet - fazer um check up agora de inicio...
Kit de primeiros socorros:
toalhitas de bebe - limpar o pelo, as patas, etc
soro fisiologico - limpar os olhos
pasta de malte - dar de x em quando p causa das bolas de pelo
corta unhas
Enchoval:
cama
brinquedos
coleira e identificação
pratos
arranhador
transportadora
caixa de areia (se puderes compra uma tapada pra n cheirar tão mal ou usa areia silica - é cara mas n deita cheiros)
luva ou escova para o pelo
Stresses:
sofás arranhados
cortinas rasgadas
objectos partidos
canários e peixinhos mortos por susto ou caça
jantares roubados na cozinha
pelos na casa toda
pelos na roupa toda
areia pra limpar diáriamente
pratos pra lavar diáriamente
E o mais importante:
férias! tens onde o deixar? com familiares/amigos? vai alguem a casa tratar dele? fica num hotel? vai ctg?
Se tiveres paciencia podes ensiná-lo a andar à trela. LOL os meus andam! A diferença é que nos cães tu mandas... nos gatos são eles k mandam no passeio... LOL
Nomes com a letra "i" são mais faceis pra eles.
Podes ensinar-lhe regras, como nos cães: um NAO tem de ser obedecido.
Castigar tem de ser na hora da asneira: 5min dp o animal ja n sabe pk está a ser castigado. O ideal é um borrifador de água pro focinho: eles odeiam e aprendem bem!
Não precisam de banho e estando só em casa, escovar é suficiente.
Estou-me a esquecer de muita coisa, mas qualquer duvida é só perguntar.
=)
boas adopçoes!