Boa noite,
Preciso da vossa ajuda pois meti-me numa embrulhada e quase ia pegando fogo ao carro :S
Hoje estive a limpar uma parte do compartimento do motor e para tal, desmontei o reservatório de água, bobine e desliguei também os fios da ignição que ligam às velas para limpá-los. Depois de fietas as limpezas voltei a ligar tudo, mas o carro não pegou... insisti mais uma ou 2 vezes mas o carro parecia engasgado. Quando insisti a 3ª vez, desatou a sair uma fumarada branca do compartimento do motor. Desliguei imediatamente o carro e os cabos da bateria e quando fui ver o que originou o fumo, vi que um fio pequeno tinha derretido completamente ficando apenas o "cobre".
A bobine que tenho tem a ficha central que liga ao distribuidor com um cabo "idêntico" ao que liga o distribuidor às velas. Depois tem 2 bornes, em que um diz 15 + e o outro 1 -. O 1- tenho ligado ao distribuidor e o 15+ está ligado a um fio castanho que penso eu deve vir da chave de ignição. Tenho ainda um outro fio (o que derreteu) que está a fazer "terra" na base da bobine (está entre a base da bobine e o chassis).A minha dúvida é: será que liguei mal os fios á bobine? Eu tenho quase a certeza que quando desliguei os fios, tinha o fio castanho ligado ao polo 15+ e o preto à terra". Será que fiz confusão e liguei os fios ao contrário fazendo com que a corrente fosse para "terra" e o cabo de terra tivesse ligado à bobine, originando um curto circuito? Alguém que perceba do assunto me consegue ajudar?
É que por azar tenho o carro enfiado na garagem no piso -2 e não há reboque que lá entre :s E segunda-feira preciso do carro para ir trabalhar...
Fotos da bobine:
Agradeço desde já a vossa ajuda e fico a aguardar uma resposta
Cumps Nuno
Preciso da vossa ajuda pois meti-me numa embrulhada e quase ia pegando fogo ao carro :S
Hoje estive a limpar uma parte do compartimento do motor e para tal, desmontei o reservatório de água, bobine e desliguei também os fios da ignição que ligam às velas para limpá-los. Depois de fietas as limpezas voltei a ligar tudo, mas o carro não pegou... insisti mais uma ou 2 vezes mas o carro parecia engasgado. Quando insisti a 3ª vez, desatou a sair uma fumarada branca do compartimento do motor. Desliguei imediatamente o carro e os cabos da bateria e quando fui ver o que originou o fumo, vi que um fio pequeno tinha derretido completamente ficando apenas o "cobre".
A bobine que tenho tem a ficha central que liga ao distribuidor com um cabo "idêntico" ao que liga o distribuidor às velas. Depois tem 2 bornes, em que um diz 15 + e o outro 1 -. O 1- tenho ligado ao distribuidor e o 15+ está ligado a um fio castanho que penso eu deve vir da chave de ignição. Tenho ainda um outro fio (o que derreteu) que está a fazer "terra" na base da bobine (está entre a base da bobine e o chassis).A minha dúvida é: será que liguei mal os fios á bobine? Eu tenho quase a certeza que quando desliguei os fios, tinha o fio castanho ligado ao polo 15+ e o preto à terra". Será que fiz confusão e liguei os fios ao contrário fazendo com que a corrente fosse para "terra" e o cabo de terra tivesse ligado à bobine, originando um curto circuito? Alguém que perceba do assunto me consegue ajudar?
É que por azar tenho o carro enfiado na garagem no piso -2 e não há reboque que lá entre :s E segunda-feira preciso do carro para ir trabalhar...
Fotos da bobine:
Agradeço desde já a vossa ajuda e fico a aguardar uma resposta
Cumps Nuno