Aqui fica algo que user colocou no nosso forum algarvio
Ora bem hoje como isto ta calmo no trabalho vim fazer mais um diy que dá sempre geito termos a mão, no entanto, espero que nunca vos faça falta.
Eu a relativamente pouco tempo fui vitima de uma tentativa de burla, contudo, os conhecimentos e vontade de gastar uns cobres resolvi a situação.
É importante salientar que este metodo so funciona em sites como o:
Miau.pt
Leiloes.net
Ou outro site que tenha opção de compra, em que acha um comprovativo fiavel de como se comprou algo.
Sites como o OLX e coisas.net nao dão.
Entao cá vai:
à pouco tempo comprei um telemovel no leiloes.net, tudo muito certo, faço a TM e pumba. O negocio foi apagado. Ao que parece toda a conta do utilizador foi apagada.
Mando mails, nao responde.
Ligo para o telefone do que esta nas infos do vendedor, esta desligado.
Tendo em conta que antes da TM me respondia sempre e rapido acredito que ele desapareceu...
Passada uma semana desde que efectueia a TM, antes de entrar ao serviço fui ao banco, pedi para anularem a TM, disseram que tinham que pedir autorização ao titular da conta destino, eu aceitei e paguei 15€ para o fazer o pedido e restituição do dinheiro, caso o titular aceite.
No entanto ja tinha em mente levar o caso para tribunal como passatempo, pois ja sabia que ia demorar ANOS.
Falei com um advogado aconselhado por um amigo meu que gosta muito destas coisas (+60€), entao é o seguinte.
Nestes casos de burla em primeiro temos que provar que ouve negocio. entao vêm as provas.
Prova de compra do site Leiloes.net
Mensagens trocadas com o vendedor.
Mails trocados com o vendedor
Prova da transferencia MB
Agora aqui temos que provar que o burlao teve má fé no negocio e que efectivamente burlou. e para isso precisamos de mais provas, melhor prova é ter a prova que pedimos a restituição do dinheiro e nos foi negada. entao:
Ir ao banco e pedir a restituição do dinheiro com resposta por escrito.
Caso o pedido seja negado, entao acabamos de ter a prova que ouve burla.
è so pegar nos papeis e ir a PJ e apresentar queixa-crime contra o titular da conta para onde se transferiu o dinheiro.
E pronto..
O resto depende da justiça, mas com as provas apresentadas têm o caso ganho.
No meu caso fiquei pela queixa na PJ, pois quando o artista foi notificado, negociou comigo para levantar a queixa..