Antes de mais, boa sorte com a nova aquisição.
Em relação à FAP, eu tenho 2 carros com FAP, e é realmente chato quando está em processo de regeneração, principalmente quando estás prestes a estacionar o carro, mas quando isso acontece, quando estou com tempo, faço uns quilómetros a uma velocidade constante, acima das 2500 rpm, até a regeneração terminar. Quando estou sem tempo, desligo o carro e não te preocupes, porque quando tornas a pegar no carro, quando o motor atingir uma temperatura ideal, o processo de regeneração continua, mas desta vez, convém deixar o processo de regeneração chegar ao fim.
Apenas penso tirar a FAP dos meus carros um dia que esta avarie, até lá, não me preocupo com isso. Tenho a noção que com a FAP perco um pouco de rapidez e que o carro gasta um pouco mais, mas não é nada de alarmante.
Podes fazer uma Reprogramação sem tirares a FAP, mas convém ser soft para não teres problemas com o dito filtro.
Já existem soluções para retirar a FAP (fapoff.pt), mas se fosse a ti não me preocupava com isso até um dia que tivesses problemas.
Espero que fiques um pouco mais esclarecido em relação ao FAP.