Boas tenho estado aki a peskisar e gostava de saber como aumentar potencia do meu sdi tenho visto falar em aumento de debito e avanco de bomba gostava de saber se isso tambem se aplica ao sdi gostava ke me dessem umas dicas obrigado
Ouves falar em aumento de débito, mas mecanicamente nos 1.9d. No teu caso já tens gestão electrónica, ja não da para fazer pelo metodo do parafusos.
Como o Powersystem disse, reprogramando altera-se o débito, talvez consigas ganhar uns 11/12cv.
boas obrigado pelas opinioes o meu mecanico ja me tinha falado ke podia reprogramar e ke ganhava a voltados 10/12cv o ke ja fazia alguma diferenca ele disse ke tambem podia mandar aliviar um bocadito o volante do motor mas claro tudo isto e preciso investimento e eu nao estava disposto a gastar muito logo se ve com o andamento da coisa e nao havera assim mais nada a faser ke nao seja tao despendioso agradecia as vossas dicas obrigado
agora sem brincadeira... looll
A opção mais fiável para o carro andar mais, e devido a tudo ser electrónico, é fazeres uma repro, em que possas controlar o avanço da bomba (electrónico) e o débito de gasóleo ( que só pode ser controlado electrónicamente), podes também numa 2ª fase dar avanço na bomba mecanicamente, mas primeiro pensa na repro! Os ganhos não são grandes acredita, mas já sentes uma diferença! Força nisso
eu tive a uns meses e tinha repro e linha directa o carro n fica nada por ai alem mas nota se o carro mais rapido e cm mais força e cm um barulho mt fixe e o meu puxava jante 16... quanto ao fumo nem vale apena falar
aqui concordo com o tiago, por principalmente estas duas razões:
1ª - o motor não está preparado para tal ( compressões e tudo mais )
2ª - a centralina do sdi e todos os sistema electronicos desde, maf, n75, etc... não está nada electronicamente preparado para tal...
Se eu te disser que já se fez isso em vários...a taxa de compressão controla-se bem...
no que diz respeito à electrónica, esta n colide com a sobrealimentação desde que as coisas sejam bem feitas...até se controla geometria sem ser preciso recorrer à mesma...
Além disso essa electrónica tem muito pouca margem pq avançando e aumentando o débito não se conseguem 10 a 12 cv assim...fica melhor mas esse valor parece-me optimista sem sobrealimentação. vai fazer fumo e as melhorias n o justificam na minha opinião.
N75 e caudalímetros (debímetro ou MAF) tb n são necessários...aliás houve um certo tdi famoso que nem caudalímetro tinha...e era tdi...
Como o Johnny Boy disse sim e estou de acordo...mas parece-me que para o trabalho preço, a adopção de um turbo era bem mais simples...
conheço bem ibizas 1.9 D e sdi turbinadas...aliás até um corsa 1.2 a gasolina tem um...como digo é tudo uma questão de se saber fazer.
Existir eles existem, mas bem feitos até hj vi dois ou três, no caso dos sdi sendo a taxa de compressão mais baixa e já ser a injecção directa é bem mais aceitável de o colocar lá! No caso dos 1.9d é bem mais complicado, cabeça, taxa de compressão, pressão gasóleo etc... problema de excesso de pressão nas pré cameras k depois decidem fazer greve e etc...
concordo ctg fazer faz-se, mas é complicado e tem de se saber!
Força