aplicar CB, quadrante e AC em 6k2

Boa noite pessoal.
Ando com ideias em aplicar AC no meu carro, mas visto que é dificil encontrar AC manual nas sucatas, lembrei-me do automatico, mas teria de aplicar o CB e quadrante. a minha duvida é simples, sei que ja se aplicou CB's 6k2 em alguns projectos ca no forum, mas nao encontro nenhum topico que explique como se faça a aplicaçao. Portanto as minhas duvidas sao:
Será muito complicado aplicar e por a funcionar tudo na perfeiçao? especialmente o CB em termos de consumos e etc?
O quadrante é plug & play ou necessita de alguma bricolage?

O carro em questao é um 6k2 90 mas com o tablier normal, sem CB.

Obrigado e Abraço

Boas, este tema também me interessa por causa da instalação do AC. Eu instalei um CB universal no meu e a única coisa que precisei foi de ir buscar 2 sinais à centralina. Sinal do injector e sinal de velocidade. De salientar que o CB que instalei já trazia o módulo que faz os cálculos. Não sei se no 6K2 este módulo se encontra no rádio...
Para ficares com os consumos tal como vem de origem, para além do rádio vais precisar da manete com botão de CB e respectiva cablagem. Penso que não vem pré instalada.

Segundo o que já me informei, tens de ter em atenção que para instalares um AC com climatronic, vais ter de instalar tudo novo, incluindo a soufagem. A regulação da temperatura nos carros com climatronic é electrónica e feita através de 2 botões, enquanto que nos modelos sem climatronic é mecânica e regulada por cabos.

Boas, este tema também me interessa por causa da instalação do AC. Eu instalei um CB universal no meu e a única coisa que precisei foi de ir buscar 2 sinais à centralina. Sinal do injector e sinal de velocidade. De salientar que o CB que instalei já trazia o módulo que faz os cálculos. Não sei se no 6K2 este módulo se encontra no rádio...
Para ficares com os consumos tal como vem de origem, para além do rádio vais precisar da manete com botão de CB e respectiva cablagem. Penso que não vem pré instalada.

Segundo o que já me informei, tens de ter em atenção que para instalares um AC com climatronic, vais ter de instalar tudo novo, incluindo a soufagem. A regulação da temperatura nos carros com climatronic é electrónica e feita através de 2 botões, enquanto que nos modelos sem climatronic é mecânica e regulada por cabos.

Pois amigo, essas sao as minhas duvidas. Se realmente for so buscar 2 sinais a centralina para o CB funcionar ate nem é grave. Em relaçao ao AC eu sei que tenho de trocar tudo, mas como é dificil encontrar um AC manual nas sucatas se calhar vou optar pelo automatico dependendo dos valores que me peçam. Na altura que aplicas-te o CB no teu eu falei-te que estava interessado mas como tinha duvidas em relaçao ao AC nao fiz o mesmo que tu. A manete que te referes para o CB eu ja a tenho instalada, ha uns anos atras parti a original e aproveitei e ja meti a que tem os botoes do CB caso fosse necessario no futuro, e parece que afinal vai ter uso xD
So estou a espera de valores para saber se avnaço com isto para a frente ou se fica por terra.

A instalação do A/C é uma mod que fica bastante cara. O meu electricista falou-me em cerca de 400 a 500€ de mão-de-obra para colocar tudo a funcionar. Não sei os valores que pedem pelo material nas sucatas, mas deve ser pelo menos outro tanto. O meu problema é o mesmo que o teu arranjar um carro com A/C manual.

não será possível montar o sistema e simplesmente fazer a electrotécnica simples para activar a ventoinha e a embraiagem do compressor?

Pelo que me explicaram não dá porque um sistema de A/C mesmo manual, tem sensores que ligam e desligam o sistema automáticamente.

A instalação do A/C é uma mod que fica bastante cara. O meu electricista falou-me em cerca de 400 a 500€ de mão-de-obra para colocar tudo a funcionar. Não sei os valores que pedem pelo material nas sucatas, mas deve ser pelo menos outro tanto. O meu problema é o mesmo que o teu arranjar um carro com A/C manual.

não será possível montar o sistema e simplesmente fazer a electrotécnica simples para activar a ventoinha e a embraiagem do compressor?

Pelo que me explicaram não dá porque um sistema de A/C mesmo manual, tem sensores que ligam e desligam o sistema automáticamente.

Eu estive em conversa com o meu mecanico e ele nao me falou em valores tao exagerados, mas isso ja vai de quem faz o trabalho. Tipo se o material nao fosse muito aquém dos 500€ eu ainda ponderava a aplicaçao, mas ainda estou a espera de alguns valores. Para ja consigo quadrante e CB por 150€ em bom estado, agora resta-me saber o valor de todo o material da sofagem e AC. Assim que houver novidades eu aviso.
Gostaria era que alguem mas explica-se como é a montagem do quadrante e CB, se sera algo complicado de se fazer? :S

Pois amigo os valores dependem de quem monta. Mas não te esqueças que tens aí muito trabalho.

Há uma coisa que ainda não percebi. Porque é que vais trocar o quadrante? A única diferença que vejo é que o teu tem as horas e o que vais meter não tem...

Last edited:
Pois amigo os valores dependem de quem monta. Mas não te esqueças que tens aí muito trabalho.

Há uma coisa que ainda não percebi. Porque é que vais trocar o quadrante? A única diferença que vejo é que o teu tem as horas e o que vais meter não tem...

exacto amigo, cada um leva o valor que acha necessario.
a minha ideia de trocar o quadrante é meramente estetica, ja que estou numa de monta e desmonta, aproveito e troco. Tambem tenho o meu mostrador da temperatura tolinho, as vezes nao acende e quando acende é de -40 graus xD
Ja arranjei um carro ainda com o material todo montado, agora vou saber preços e dpois publico aqui.

ok amigo. depois vou-te pedir umas dicas. Se puderes ir colocando o processo à medida que fores alterando é que era de valor.:D

ok amigo. depois vou-te pedir umas dicas. Se puderes ir colocando o processo à medida que fores alterando é que era de valor.:D
Eu ainda nao sei se vou com isto para a frente. tudo depende dos valores do material, se pedirem muito eu desisto logo da ideia xD
Mas se estiver dentro dos valores que eu penso ajudo na boa. Nao vou participar na montagem para tirar fotos mas posso explicar o processo e valores... a ver vamos, eu queria andar fresquinho quando esta calor :)

Sim amigo isso já ajuda. Olha há outra coisa que me deixa reticente àcerca da montagem do A/C. Será que não se ficará com barulhos parasitas no tablier?

Sim amigo isso já ajuda. Olha há outra coisa que me deixa reticente àcerca da montagem do A/C. Será que não se ficará com barulhos parasitas no tablier?
Boa pergunta, ainda nao me tinha lembrado disso, logo eu que nao suporto esses barulhinhos. Penso que se tudo for bem apertado nao havera problema, mas se fizer barulhinhos é para desmontar e montar novamente, barulhos nao pode haver xD

Parece que afinal é para levar esta alteraçao para a frente. Encontrei todo o material de sofagem e AC + quadrante 6k2 sport + Cb com todas as respectivas cablagens e material necessario por 350€ so falta o radiado de AC que ja foi vendido. A estes valores terei de acrescentar o radiador e a mao de obra do mecanico. Por estes valores penso que nao esteja caro portanto vou arriscar e levar isto para a frente. Com o decorrer da alteraçao vou postando novidades. Se alguem poder dar uma ajudinha ou fazer-me um esquema de como ligar o CB para ver os consumos e etc eu agradeço.
Abraço

Por esse preço não está caro amigo. Força com isso e depois conta como ficou.;-)
eu tambem pensava que nao, mas depois de falar com o mecanico fiquei novamente com duvidas. tipo, so para material preciso de 550€ ou seja 350€ sem o radiador e ventoinhas + 200€ pelo radiador e ventoinhas. Com mao de obra, depois levar o carro a uma casa propria para verificar se ha fugas e carregar o AC, filtros que tem de ser trocados, correia do alternador, e é preciso contar sempre com alguma despesa extra porque pode haver alguma tubagem que nao esteja em condiçoes.... assim por alto vai para a casa dos 1000€... ainda tenho de pensar bem nisso. O meu mecanico falou-me que nessa casa onde ele vai para carregar AC's e reparar quando é preciso, os gajos montam sistemas novos que rondam os 1000€ dependendo tambem do carro, ele disse que ia pedir orçamento e depois dizia.... Se for ate esses valores prefiro meter novo e com garantia do que meter usado.... Vou esperar mais uns dias ate saber valores dessa casa.

Eu fui a uma casa que trabalha só com electrónicas e afins (electropacence) e que montam A/Cs, mas o senhor informou-me que o kit especifico para o nosso carro era da Diavia e que já não se fabrica.

Eu fui a uma casa que trabalha só com electrónicas e afins (electropacence) e que montam A/Cs, mas o senhor informou-me que o kit especifico para o nosso carro era da Diavia e que já não se fabrica.
hmm deixa ver o que o meu mecanico diz, se nao houver novo terei de pensar melhor se meto ou nao o usado, é uma brincadeira que fica cara e so é usado 2 ou 3 meses por ano....

o meu 6k é manual e nao desliga automaticamente, a não ser que lhe acabe o gaz. mesmo que esteja um frio de rachar... e ja testei bem o meu.
temperatura de ar no minimo à saida dos difusores -6.3º. granda frio =D

o meu 6k é manual e nao desliga automaticamente, a não ser que lhe acabe o gaz. mesmo que esteja um frio de rachar... e ja testei bem o meu.
temperatura de ar no minimo à saida dos difusores -6.3º. granda frio =D

Passei a informação que me deram. Poderá estar errada. Não tenho conhecimento de causa.:D

Back