Apresentação - CG

Boas pessoal, sou o Cristóvão Guerra, actualmente moro em Talaíde, comprei um Ibiza FR em Maio (novo), porque sempre adorei os Ibiza's, surgiu a necessidade de uma nova viatura e avançei para o bicho.

Estou contente com ele a nível geral, mas quero tirar algumas dúvidas convosco que são de certeza mais entendidos que eu no assunto, no local adequado abrirei novo tópico para falar a fundo sobre a questão.

Espero-me manter por cá muito tempo, ajudando e sendo ajudado no que for necessário.

Cumprimentos.
 
Só para completar um pouco mais a apresentação, que tenho um pouco mais de tempo agora, tenho 29 anos, trabalho como técnico de Manutenção e não percebo nada de mecânicas e coisas assim xD só sei conduzir..

Ah e sou do Benfica, se bem que este ano, acho que nos espera um ano "negro".. como diria um colega meu, "ou isto muda, ou que Deus nos acuda"...
 
Moro actualmente em Talaíde, pertencente ao Concelho de São Domingos de Rana, mas sou natural da Figueira da Foz, onde vou praticamente todos os meses lá à aldeia visitar os avós e primos (Zona da Tocha para quem conhece).

Para acrescentar mais umas coisas, como disse sou técnico de Manutenção (no Campo Pequeno Praça e Centro Comercial), ainda hei-de concluir o meu curso de Engenheria de Telecomunicações um dia destes, quando me der a vontade e capacidade para acabar as cadeiras que faltam.

Falando sobre o carro, comprei um Ibiza FR 1.6 110cv em preto com o pack titanium como trazem de origem, Opticas Bi-Xenon e as restantes coisas normais. Globalmente estou contente com o carro, serve-me basicamente para ir de casa ao trabalho, cerca de 50km diários, optei pelo Ibiza FR, porque dentro dos €€ que tinha disponíveis e com capacidade para, o Ibiza FR era o que mais gostava.

Passados 2 meses de ter o menino nas unhas, já consigo tecer algumas criticas que dentro em breve gostaria de solucionar, calhando não todas, mas pronto.

Gostaria muito de lhe mudar o para-choques traseiro e meter o do bocanegra, com a ponteira ao meio em losangulo, adoro as traseiras assim, a minha frente até gosto bem dela, não penso mexer na mesma, depois quero rebaixa-lo um bocado porque parece que ando num jipe, mas isso os indivíduos da Seat disseram-me quando o comprei que a Suspensão era regulável, eu vinquei bem a pergunta "em altura?" eles afirmaram que sim. Não quero rebaixar muito, porque aqui na minha zona há umas lombas lixadas onde tenho que passar todos os dias, mas uns centimetros poucos calhando já mudava um bocado o visual do FR.

Depois e agora peço a opinião dos mais entendidos nisto, porque eu tal como disse em cima, não percebo nada de nada de mecânica, na altura optei pelo motor 1.6 110cv, porque para além dos quase 3000€ de diferença para o 2.0 143cv, as médias são 1.2lt aos 100km, mais baixa, e como ando diáriamente com o carro isso pesou um bocado na decisão. E depois foi-me dito que a diferença entre os dois carros era apenas o motor, e eu nem pensei duas vezes, um dia mais tarde espeto-lhe uma repro e fico com o assunto tratado e poupo 3000€, pensei eu para com os meus botões.

O que é certo é que a nível de motor esperava mais deste carro, especialmente porque vinha de um 307 HDI de 110cv que tinha um disparo inicial muito rapido, chego ao meu Ibiza FR, e pensava eu que era qualquer coisa semelhante e deparei-me que não era bem assim. O carro parece-me um bocadinho desiquilibrado ao nível da caixa de velocidades, a minha 2ª é muito forte, a 3ª morre por completo (chego a ter que reduzir para 2ª o que me deixa de nervos à flor da pele em subidas), a 4ª é novamente muito forte, a 5ª não faz lá nada.. Isto falando assim de um modo muito curto e grosso.

A minha 4ª tem uma amplitude de 60km até aos 200km (claro que não reais, o que mostra lá), isto com 4500 rpm, estou a 500 rpm do redline em 4ª e o carro corta e não deixa fazer mais nada, ainda tenho a 5ª para meter e por e simplesmente o carro só corta, é que não deixa mesmo passar daquilo, esta limitação anda-me a comer a cabeça, espero em breve ir à Seat e questionar sobre o porquê de o carro ser assim.
Vocês devem saber, se alguém me quiser elucidar sobre isto, sou todo ouvidos.

Aproveito para vos perguntar, um carro novo, com garantia, é possível eu ir à Seat pedir para eles me fazerem uma Repro? (posso estar a dizer um disparate de todo o tamanho, mas quando um gajo não sabe, pergunta a quem pode saber)

A questão do rebaixamento vou trata-la com eles, que tenho 2 anos de oferta de mão-de-obra que seja aplicada no carro, e vou lá manda-lo rebaixar uns centimetros, já agora, para os entendidos na matéria quantos centimetros seria o aconselhável?

Para terminar, não é para já, mas depois de mudar o para-choques traseiro, colocar como o bocanegra, mudar a cana de pesca que tenho em cima e meter uma minibarbatana, avanço para a alteração das jantes, isto são gostos, mas aquele Seat Ibiza que ganhou o prémio aqui do fórum de Abril de 2010, adoro aquelas jantes, nunca as vi ao vivo, até posso mudar de opinião quando a vir, mas pelo ecrã parecem-me muito lindas, gostava de as colocar no meu, mas as jantes são para outras núpcias, daqui a uns tempos depois destas primeiras alterações.

Fico a aguardar os vossos pareceres, obrigado desde já pela ajuda e disponibilidade.

Cumprimentos,

CG
 
Boas, bem vindo, Talaíde é mesmo lado de onde estou a trabalhar (S. Marcos).

Em relação à altura do carro ser regulável, ela não é regulável de origem, onde compraste o carro? Na Santogal do Cacém?
 
Foi o peixe que o vendedor me vendeu, se bem que ele me enganou em várias coisas e tou com um processo aberto nas Reclamações à Seat, por causa do tratamento que tive com os Sr.s da Santogal do Cacém como afirmaste e bem, que foi onde comprei.

Com o carro tenho pouca coisa a apontar, mas a quem mo vendeu foi um embróglio, que nem vos digo nada.

Eu sei que fazendo uma repro na garantia, lá se vai a mesma, a marca não faz esse tipo de coisas? é que o comportamento do meu a desenvolver não é normal. (penso eu)
 
Boas novamente pessoal, hoje deparei-me com outra que nunca me tinha acontecido. Estava aqui na conversa com um amigo com o carro ligado em ponto morto, dou um bafo e o carro corta às 2500 rpm e não passa disso, alguém que tenha um FR 6J do último semestre me consegue confirmar se é acontece com todos? é normal?

Continuo a achar que o meu carro tem algum problema na desmultiplicação, a 3ª morre-me, não puxa nada de jeito.

Obrigado pelos vossos feedbacks..
 
Eu não sou entendido de mecânica nem afins, trocando por miúdos, não percebo um boi disto, mas o meu carro tem um comportamento muito estranho, não entendo.

Em ponto morto - Calca-se a fundo no acelerador e só vai às 2500 rpm.
Em 3ª mudança - às 2000 rpm se apanho uma súbida já cheguei por várias vezes ter que reduzir para 2ª porque o carro por e simplesmente morre.
Em 4ª mudança - faz uma amplitude dos 60km/h aos 200km/h (isto no visor, sei bem que não são reais) e corta às 4700 rpm em 4ª! A 5ª mudança nada altera no comportamento a não ser na redução das rpm como é óbvio.

Sinceramente já andei em muitos muitos carros, mas nenhum teve um comportamento como este.

Em conversa com um amigo meu, ele disse-me para colocar Linha Directa, anular o FAP e fazer Repro, mas fazendo tudo isto perco a garantia é correcto?

Este comportamento do carro anda a dar comigo em maluco.
 
Penso que o corte às 2500 rpm em ponto morto se deve a um sistema de protecção para o motor,para se evitar levar o carro ao redline em ponto morto!
Agora de resto provavelmente tens algum gato por aí. Antes de qualquer coisa vê todas as fichas e vê o mais comum avariar MAF, sensor MAP etc etc.
 
confirmo que isso de cortar as 2500 em porto morto é completamente normal... é uma protecção!
quanto ao resto que falas-te... o carro QUASE de certeza que esta bom...e esta tudo normal... o problema é certamente estas a conhecer agora o carro melhor e não te estas a adaptar ao motor em si e á caixa relativamente a outros carros que conduziste....

cheira-me que isso tudo o que falas-te o problema é este: queres mais AÇO e não há milagres! :)

Abraço
 
bem vindo,
respondendo a algumas das tuas questoes:
o carro vem limitado de origem aos 199km/h
a suspensao de origem nao é regulavel (a menos que mandes prensar as molas) -> nao fazer de todo lol
ao relantim o carro tem limitador de rpm as 2500 mas depois de quente e com mudança engatada vai ao corte (5500rpm) ;)
qualquer alteraçao que faças dentro da garantia vais perde-la (logico)
ha coisas que compensam outras nem tanto..
é uma questao de ponderares aquilo que estas disposto a gastar se por acaso tiveres algum problema depois de fazer eletronica e remover fap,egr , etc ;)
 
Peço desculpa agora que vi que eu fiz confusão percebi que era um 6l e afinal e 6j peço desculpa pelo inconveniente dos meus posts


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Muito obrigado pelas elucidações, estou sempre a aprender mais qualquer coisa.

Em relação às 5500 a quente.. Nunca consegui sequer chegar às 5000 rpm.. fiz uma viagem coimbra - lisboa, sempre a calcar, e ele nunca chega ao redline..

Eu para já devo apenas singir-me às alterações visuais, para-choques e pouco mais.. lá mais para a frente penso então no resto..

Obrigado por tudo mais uma vez.
 
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