Com certeza que algo te toca no meio de isto tudo e compreendo-te, não quero de forma alguma criar aqui algum desentendimento, é a partilhar ideias e pontos de vista que chegamos um pouco mais longe e aprendemos um pouco mais todos os dias.
Agora imagina tu que crias um negócio próprio, abres um restaurante por exemplo, logo aqui é um risco e um investimento porque não sabes se vai correr bem, começas a servir às mesas fazes também trabalho de cozinha entretanto chamas um amigo para te ajudar no negócio e ficam sócios tu na cozinha e ele a servir às mesas, entretanto o negócio corre bem contratas uma cozinheira e mais 1 ou 2 empregados para servirem à mesa para tu poderes gerir o negócio, assim em vez de trazeres 500 ou 600euros para casa já podes trazer 1000 ou 1500 para dar uma vida melhor e mais à vontade à tua família, o que acontece é que os empregados que lá metes-te não vão ganhar o mesmo que tu como é óbvio, alguém tem que gerir o restaurante, se o negócio corre ainda melhor tu decides abrir outro restaurante noutro local para espandires o negócio, e assim sucessivamente.
Quando dás por ti tens uma cadeia de restaurantes em que já contratas-te uma série de pessoal para manter os restaurantes em bom funcionamento, o que é que vais fazer depois disto tudo? Servir às mesas? E os teus lucros todos daquilo que suaste divides por todos e trazes 500euros para casa para contares os trocos todos entre a família? Não, nem tu nem ninguém faria isso, o negócio foste tu que criaste foste tu que te esforçaste para que pudesses dar uma vida melhor para ti e para os teus, logo és tu que o vais gerir e correr todos os riscos. O empregado trabalha no duro e recebe, o patrão ou gere ou não faz nenhum que também acontece, mas ele tem despesas para com a empresa, tem que pagar aos funcionários e outras tantas coisas materiais para sustentar a empresa e ainda impostos, se no meio disto tudo o negócio correr muito bem ele consegue levar para casa dinheiro suficiente para dar alguma estabilidade e à vontade à sua família, qualquer um de nós faria isso.
Não quero com isto fazer parecer que é tudo um conto de fadas e excluir os "patrões mamões", há sempre as ovelhas negras que nós sabemos que estão-se a cagar e até abrem falências de modo a ficarem milionários com a mesma.
Mas espero ter conseguido passar a mensagem, é que nem toda a gente quer arriscar por isso mesmo há negócios que correm mal logo de raiz e outros quando já estão muito desenvolvidos, não deverias denegrir uma pessoa que se esforçou arduamente para enriquecer, porque todos nós lutamos para o mesmo, uns mais que outros.
Eu por exemplo quero enriquecer, e se conseguir vou andar todo vaidoso num 458 Italia ou algo do género
edit: subcrevo o vasco fernandes que alimentou tudo aquilo que eu praqui escrevi mas por outras palavras ;-)