Bom dia
Há alguma razão em considerar o Azoto como o ideal para encher os pneus dos nossos veículos? Pessoalmente acho que não.
O ar é composto por 79% de azoto, e os restantes 20% Oxigénio. Há outros gases, como CO2 e vapor de água mas são residuais. À temperatura todos se comportam da mesma maneira.
Só para que se note que a aplicação na aviação e na F1 é muito mais exigente sob o ponto de vista da temperatura - é muito vasta a gama de temperatura daqueles pneus...
Na aviação os pneus vão a temperaturas negativas, qualquer humidade forma condensação na superfície inferior do pneu e logo congela. Na F1 é o oposto, as temperaturas podem superar os 130 graus e a presença de linhas de ar comprimido não favorece o acerto fino das pressões, além da eventual presença de outros contaminantes, como óleo do compressor.
O uso de azoto não tem vantagem prática reconhecida nos pneus de carros ligeiros: estes são mudados com muita frequência, tem uso justificado nos camiões industriais que usam pneus grandes, muito caros e de recauchutagem prevista. A presença do oxigénio do ar diminui a duração das bandas interiores, arruinando a vida útil do pneus (projectada para ser "eterna" neste caso).
A presença do oxigénio pode favorecer a corrosão das jantes, obviamente, mas não faz qualquer efeito numa jante de liga. As jantes de aço das TT está protegida pelo uso de câmara de ar.
Têm que me explicar melhor a questão do desempenho e do desgaste (aumento de 25%!!!!!). Como é que um quarto do gás que está dentro do pneu afecta o exterior...Isso de palavras bonitas e apontar vantagens é coisa de vendedores. Qualquer dia até protege contra furos... :rir:
O segredo da pressão dos pneus está na regularidade das verificações, todas as semanas se possível, e com pneus à temperatura ambiente.